UGT - Comunicados

Comissão de Mulheres

2016

UGT-Castelo Branco assinala o Dia Internacional da Mulher

2016-03-08
UGT-Castelo Branco assinala o Dia Internacional da Mulher

Inserida no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a UGT-Castelo Branco promoveu uma iniciativa que consistiu na distribuição de flores e lançamento de balões como forma de assinalar a luta pela igualdade de oportunidades.

Clique no Link abaixo e veja a fotogaleria

Ver fotos (Flickr)

EWL - Por direitos iguais no acesso às pensões pelas mulheres

2016-03-08

O Lobbie Europeu das Mulheres lançou no Dia Internacional da Mulher um vídeo sobre as disparidades de género no acesso às pensões por parte das mulheres.

Intitulado "Juntos, podemos fazer acontecer! Por direitos iguais no acesso às pensões pelas mulheres", este videoclip chama a atenção para a discriminação flagrante que as mulheres enfrentam à medida que envelhecem.

Clique AQUI e veja o vídeo em inglês

Mês da Mulher 2016 - UGT-Setúbal promove seminário sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres

2016-03-01
Mês da Mulher 2016 - UGT-Setúbal promove seminário sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres

A desigualdade de salários entre homens e mulheres foi o tema escolhido para debate pela UGT-Setúbal e a Comissão de Mulheres da UGT, num encontro que decorreu hoje no auditório do GAE, no Mercado do Livramento, em Setúbal.
Esta foi a primeira das iniciativas que se inserem nas comemorações do Mês da Mulher 2016 e cujo programa promove debates e conferências de norte a sul do país.

Clique AQUI e veja as fotos da iniciativa.

Clique AQUI e veja a reportagem da Rádio Azul

 

Plenário da Comissão de Mulheres

2016-02-29
Plenário da Comissão de Mulheres

A Comissão de Mulheres da UGT reuniu hoje em plenário , na sede da central, para apresentação do relatório de actividades realizadas em 2015, para um debate profundo sobre as questões da igualdade na negociação colectiva e para apresentação das propostas a desenvolver no quadro de financiamento dos fundos comunitários europeus relativos ao programa Portugal 2020.

Este encontro contou com a participação do Secretário-geral, Carlos Silva.

Clique nos links abaixo e consulte o relatório de actividades e programa do plenário

Comissão de Mulheres da UGT no debate sobre Rendimento Básico Incondicional

2016-02-16
Comissão de Mulheres da UGT no debate sobre Rendimento Básico Incondicional

 

A UGT fez-se representar pela Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, no debate sobre Rendimento Básico Incondicional (RBI), promovido pelo PAN, o movimento RBI Portugal e pela Faculadade de Ciências Sociais e Humanas.

Esta é uma proposta que está a ser estudada em vários países na Europa, estando inclusivé o governo filandês a considerar um projecto piloto, orientado para “uma possível simplificação do sistema de Segurança Social actual”, como foi designado pelo próprio primeiro-ministro da Filândia.

A UGT não podia deixar de participar neste debate profundo que extrapola para questões mais profundas relativas à sustentabilidade da Segurança Social e às questões do desemprego na Europa e no Mundo.

Clique nos links abaixo e veja a intervenção da Presidente da Comissão de Mulheres da UGT e a sua apresentação neste debate