UGT - Comunicados

Comunicados

2021

FESAP - Teletrabalho menos obrigatório na Administração Pública

2021-02-04
FESAP - Teletrabalho menos obrigatório na Administração Pública

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, referiu na passada terça-feira, perante os deputados da Comissão Parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, que estão atualmente em regime de teletrabalho cerca de 45 mil trabalhadores da Administração Central.

O número agora avançado pela governante é muito inferior aos cerca de 68 mil trabalhadores que desempenharam funções nessa modalidade de prestação de trabalho em março de 2020, aquando do primeiro confinamento geral.

Confrontada com estes dados, a FESAP não pode deixar de manifestar surpresa pelo facto de hoje, com uma situação pandémica com uma gravidade incomparável com a verificada em março do ano passado, com trabalhadores e serviços muito mais bem preparados para o recurso ao trabalho não presencial, não se ter conseguido implementar o teletrabalho com maior rapidez e para um maior número de pessoas do que nessa altura.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo

FESAP exige sistema de avaliação sem quotas já em 2021

2021-02-03
FESAP exige sistema de avaliação sem quotas já em 2021

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, referiu esta terça-feira, no Parlamento, que o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) continuará a incluir quotas de avaliação.

Tendo sido garantido pelo Governo que em março iniciará com as organizações sindicais a negociação da revisão do SIADAP, a FESAP considera inusitadas e inaceitáveis as declarações feitas pela Ministra na Comissão Parlamentar da Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, uma vez que revela e dá como adquiridas as convicções do Governo relativamente a uma matéria que ainda será sujeita à negociação com os sindicatos.

A FESAP apela, por isso, ao Governo, para que, em vez de se desmultiplicar em anúncios de medidas ainda não negociadas, passe das palavras aos atos e avance com a negociação do SIADAP rapidamente e de modo a que todo o processo fique concluído ainda no decurso deste ano.

Leia a nota de imprensa da FESAP na integra no link abaixo

Sindicato dos Enfermeiros exige intervenção urgente do Ministério da Saúde no Serviço de Pneumologia do CHVN Gaia

2021-01-15
Sindicato dos Enfermeiros exige intervenção urgente do Ministério da Saúde no Serviço de Pneumologia do CHVN Gaia

O SE-Sindicato dos Enfermeiros tomou conhecimento de uma denúncia efectuada pelos Enfermeiros do Serviço de Pneumologia do CHVN Gaia que demonstra claramente a necessidade de uma intervenção urgente do Ministério da Saúde, não bastando a intervenção sindical junto da IGAS, ACT, CITE ou qualquer outra entidade.

“Os factos relatados, a confirmarem-se, podem constituir mais do que meros erros ou irresponsabilidade na administração do hospital. Os Enfermeiros estão na primeira linha da defesa dos utentes e não conseguem dar o seu melhor nestas condições descritas, pelo que entendemos bem o seu apelo e necessidade de intervenção urgente por parte da tutela.” referiu o presidente do SE- Sindicato dos Enfermeiros.

Estamos disponíveis para reunir em conjunto com os colegas, CA e ministra da saúde para resolver a situação rapidamente e contribuir para a melhoria dos cuidados prestados aos utentes. Pela dignificação dos enfermeiros e da enfermagem. Pela garantia da melhor saúde dos portugueses.

 

FESAP - Revisão do SIADAP deverá reduzir tempo de progressão nas carreiras

2021-01-13
FESAP - Revisão do SIADAP deverá reduzir tempo de progressão nas carreiras

A FESAP reuniu esta terça-feira, 12 de janeiro, com o Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e com o Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, tendo em vista a realização da reunião suplementar do processo de negociação do projeto de Decreto-Lei que procederá à atualização da Tabela Remuneratória Única para 2021, tendo o Governo mantido uma proposta que desilude os cerca de 550 mil trabalhadores cujas remunerações permanecerão inalteradas e que anulará o afastamento que desde 2019 se verificava entre o salário mínimo e a posição de ingresso na Administração Pública, agravando as injustiças entre trabalhadores e reforçando a trajetória de aproximação do salário médio ao salário mínimo.

Leia a nota de imprensa da FESAP na íntegra no link abaixo

FESAP - PR promulga alargamento da ADSE

2021-01-07
FESAP - PR promulga alargamento da ADSE

O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica pública, representando o culminar de uma luta de mais de 10 anos   da FESAP e dos trabalhadores.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo