UGT - Comunicados

Comunicados

2021

SETAAB | Carta aberta - Nova PAC precisa de condicionalidade social

2021-02-17
SETAAB | Carta aberta - Nova PAC precisa de condicionalidade social

O SETAAB, que integra a EFFAT (Federação Europeia de Sindicatos da Agricultura Alimentar e do Turismo), assinou esta quarta-feira, a Carta Aberta sobre a nova PAC, tendo sido a mesma remetida a todos os Ministros da Agricultura e à Presidência Portuguesa da União Europeia.

Este documento assinado por mais de 300 sindicatos, ONG’s, personalidade de alto nível e académicos, apela a que a condicionalidade social faça parte da próxima reforma da PAC : os apoios diretos aos empregadores devem estar condicionados ao respeito pelas condições de trabalho e direitos dos trabalhadores.

Leia a Carta Aberta (versão EN) no link abaixo

SMAV | AE RTP EM VIGOR - É FERIADO EM DIA DE CARNAVAL

2021-02-16
SMAV | AE RTP EM VIGOR - É FERIADO EM DIA DE CARNAVAL

Após notificação a vários sindicatos de que alguns trabalhadores da RTP tinham sido informados pelas suas estruturas que o trabalho efetuado no dia 16 de fevereiro seria um dia normal de trabalho e remunerado enquanto tal. 

Esclarecemos: 

1 - Continua a existir na RTP um Acordo de Empresa em vigor que não foi suspenso pela pandemia. 

2 - Terça-Feira de Carnaval é feriado na RTP obedecendo ao estabelecido no N´º 4 da Cláusula 33, do referido acordo. 

3- O pagamento pelo trabalho prestado em dia feriado é acrescido em 75% com exceção dos trabalhadores com Isenção de Horário de Trabalho de Tipo A que tenham uma remuneração base, acima de 3000 euros.

Os sindicatos, subscritores deste comunicado, expressam a sua preocupação pública por verificarem que aparentemente, décadas após a sua aplicação, pelo menos parte da “Estrutura da RTP” aparenta não conhecer, ou não querer conhecer o Acordo de Empresa. 

O AE é a nossa Lei, o documento mais importante que regula a relação da Empresa com todos os trabalhadores, independentemente das funções que desempenham.

 

FE 

 

SICOMP 

 

SINTTAV 

 

SITIC 

 

SJ 

 

SMAV

SINAFE REÚNE COM IP

2021-02-15
SINAFE REÚNE COM IP

No passado dia 11, o SINAFE esteve reunido com a IP, SA, onde foram abordados vários assuntos, dos quais destacamos a revisão da tabela salarial, regulamentação interna para teletrabalho, e ainda algumas questões que no parecer do SINAFE ainda não se encontram a ser implementadas pela Empresa.

Síntese dos assuntos tratados:

 - Tabelas Salariais;

- Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;

- Faltas de Repouso;

- Concessão ou venda dos terminais de Bobadela e Leixões;

- Decreto-Lei 4/2021 - ADSE

Leia o comunicado do SINAFE na íntegra no link abaixo

OS TRABALHADORES DA ANA, NUNCA SERÃO LOW COST…

2021-02-12
OS TRABALHADORES DA ANA, NUNCA SERÃO LOW COST…

Os sindicatos da UGT (SINDAV e SQAC) alertam para necessidade de unidade de todos os trabalhadores em torno das suas organizações sindicais para a defesa dos direitos consagrados no Acordo de Empresa da ANA. 

FESAP - Teletrabalho menos obrigatório na Administração Pública

2021-02-04
FESAP - Teletrabalho menos obrigatório na Administração Pública

A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, referiu na passada terça-feira, perante os deputados da Comissão Parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, que estão atualmente em regime de teletrabalho cerca de 45 mil trabalhadores da Administração Central.

O número agora avançado pela governante é muito inferior aos cerca de 68 mil trabalhadores que desempenharam funções nessa modalidade de prestação de trabalho em março de 2020, aquando do primeiro confinamento geral.

Confrontada com estes dados, a FESAP não pode deixar de manifestar surpresa pelo facto de hoje, com uma situação pandémica com uma gravidade incomparável com a verificada em março do ano passado, com trabalhadores e serviços muito mais bem preparados para o recurso ao trabalho não presencial, não se ter conseguido implementar o teletrabalho com maior rapidez e para um maior número de pessoas do que nessa altura.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo