UGT - Comunicados

Comunicados

2021

Manifestação Sector bancário | UGT solidária com a luta dos sindicatos

2021-07-05
Manifestação Sector bancário | UGT solidária com a luta dos sindicatos

A UGT e os seus filiados solidarizam-se com esta ação inédita de todos os sindicatos do setor bancário nacional e estará presente nesta grande jornada de luta em defesa do emprego e dos postos de trabalho de milhares de trabalhadores bancários, ameaçados por despedimentos coletivos, rescisões por mútuo acordo e outras formas para reduzir o número de trabalhadores deste pujante setor da economia nacional.
 
Apelamos a todos os nossos filiados que se manifestem solidariamente nesta luta, que é de todos e por todos os trabalhadores portugueses.
 
EM UNIDADE NA AÇÃO E CONVERGÊNCIA NA LUTA.
 
O Executivo da UGT

SITRA propõe uma luta conjunta dos Transportes nas empresas do Setor Empresarial do Estado

2021-07-01
SITRA propõe uma luta conjunta dos Transportes nas empresas do Setor Empresarial do Estado

O SITRA, sindicato filiado na UGT, entende que o bloqueio negocial que se verifica nas empresas do Sector Empresarial do Estado decorre mais da política do Governo e das orientações da tutela do que das eventuais intransigências dos respetivos Conselhos de Administração. 

Assim sendo e perante este bloqueio negocial generalizado, o SITRA pensa estarem reunidas as condições para que a luta seja articulada entre as várias empresas de forma a dar uma maior dimensão ao descontentamento destes trabalhadores.

Leia o comunicado do SITRA no link abaixo

UGT saúda a ação conjunta do sector bancário sindical português

2021-07-01
 UGT saúda a ação conjunta do sector bancário sindical português

A UGT saúda a ação conjunta histórica e inédita de todo o setor bancário sindical português na defesa dos trabalhadores e dos postos de trabalho.

A UGT acompanha e subscreve as preocupações expressas pelos sindicatos dos bancários portugueses e disponibiliza-se para, em solidariedade, comungar do esforço e da mobilização exigida para travar este ataque sem precedentes à estabilidade laboral e emocional dos bancários.

Em unidade na ação e convergência.

Recordamos que a UGT, na reunião do Secretariado Nacional de dia 30 de Junho, já havia expresso a intenção de avançar para ações de luta que poderiam incluir greves ou a convergência com protestos organizados pelo restante movimento sindical.  

A inércia e ausência de diálogo do governo e das entidades patronais a isso obriga.

O Secretariado Executivo

FESAP | Teletrabalho no ISS é feito sobretudo pelas mulheres

2021-07-01
FESAP | Teletrabalho no ISS é feito sobretudo pelas mulheres

A FESAP reuniu na passada sexta-feira, 25 de junho, com a Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, IP (ISS), Catarina Marcelino, e com os responsáveis pelo departamento de recursos humanos do Instituto, tendo em vista a abordagem de um vasto conjunto de matérias de interesse para os trabalhadores, tal como a falta de pessoal, a formação, o teletrabalho, a avaliação de desempenho, a mobilidade entre órgãos e serviços, entre outros.

A falta de pessoal, problema que é transversal a quase todos os serviços da Administração Pública, faz-se sentir também no ISS, sendo por isso ainda mais notável a resposta que tem vindo a ser dada pelos trabalhadores do Instituto perante a exigência dos desafios que o contexto pandémico lhes coloca diariamente.

Leia na íntegra a nota de imprensa da FESAP no link abaixo

SINAFE | Greve na IP | Dia 25 de Junho 2021

2021-06-23
SINAFE | Greve na IP | Dia 25 de Junho 2021

O SINAFE entregou um aviso prévio de greve para o próximo dia 25.

Em reunião na DGERT, a IP apresentou uma proposta de serviços mínimos, que de mínimos não tinha nada. O SINAFE, manteve a sua posição o que levou a que interviesse o Tribunal Arbitral, resultando na determinação de serviços mínimos. (Ver link abaixo)

Leia o comunicado do SINAFE na íntegra no link abaixo