UGT - Comunicados

Comunicados

2019

FESAP - Propostas para o futuro da Administração Pública

2019-09-04
FESAP - Propostas para o futuro da Administração Pública

Nas vésperas do início de uma nova legislatura, a FESAP apresentou hoje, em conferência de imprensa, uma carta aberta aos partidos políticos, contendo as linhas gerais das propostas da Federação para a próxima legislatura no que respeita à Administração Pública, as quais serão detalhadamente apresentadas no caderno reivindicativo para 2020.

Para a FESAP, as propostas apresentadas incidem sobre algumas matérias fundamentais para que os trabalhadores da Administração Pública possam, cada vez mais, prosseguir e alcançar os objectivos de excelência que devem pautar todas as actividades relacionadas com a prestação de serviços públicos.

Leia as propostas da FESAP no link abaixo

Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

2019-09-02
Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

No início do novo ano letivo de 2019/2020, a FNE - Federação Nacional da Educação saúda todos os educadores, professores e trabalhadores não docentes, colocando-se a seu lado para que nos tempos que se avizinham possamos definir em conjunto carreiras atrativas e valorizadas.

O início do novo ano letivo coincide praticamente com a campanha eleitoral que prepara as eleições de 6 de outubro e que vai determinar o quadro parlamentar da Legislatura de 2019-2023. Será esse novo quadro que deve constituir uma oportunidade para que finalmente encerre o ciclo que tem marcado negativamente o desenvolvimento das carreiras em Educação e que se atinjam os níveis de reconhecimento compatíveis com as exigências e responsabilidades que nos estão atribuídas. É preciso retomar a esperança e a confiança e fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes.

Teremos todos de ser exigentes em relação a um sistema educativo de qualidade que responda aos desafios de uma sociedade qualificada, democrática e sustentável. E não haverá sistema educativo de qualidade se não apostar no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais.

Leia o comunicado da FNE na integra no link abaixo

 

 

UGT saúda promulgação pelo P.R. das alterações ao Código do Trabalho

2019-08-20
UGT saúda promulgação pelo P.R. das alterações ao Código do Trabalho

O Presidente da República promulgou ontem as alterações ao Código do Trabalho, dando-se assim um passo importante para a conclusão de um moroso processo legislativo que visa efectivar muitas das medidas constantes do Acordo Tripartido de Concertação Social celebrado em Junho de 2018.

Com esta promulgação, será possível a entrada em vigor desta legislação, a qual constitui um avanço inegável e contribui para o reforço da protecção laboral de muitos milhares de trabalhadores ao afrontar dois dos flagelos actuais do nosso mercado de trabalho: a precariedade excessiva e abusiva que atinge jovens e menos jovens e a ainda reduzida dinâmica do instrumento fundamental de reforço dos direitos dos trabalhadores que é a negociação colectiva.

A UGT saúda assim este acto do Presidente da República, em que não deixou de reconhecer a relevância do papel da concertação social em todo o processo e a importância do equilíbrio entre as posições patronais e sindicais para o mercado de trabalho e para o País. 

UGT de Vila Real lamenta a falta de resposta do Governo ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

2019-07-01
UGT de Vila Real lamenta a falta de resposta do Governo ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

Após reunir no dia 1 de julho, o Secretariado da UGT de Vila Real manifesta a sua preocupação e indignação com a falta de respeito com que o Governo trata os trabalhadores do Centro Hospitalar de Vila Real, assim como os seus utentes.

No passado dia 30 de maio, o Presidente do Conselho de Administração e um Vogal do Centro Hospitalar de Vila Real foram nomeados para a administração do Hospital de Braga EPE, deixando até ao momento o CHTMAD em gestão corrente.

As carreiras dos trabalhadores cuja contratação coletiva carecem de decisão final estão suspensas por ausência de Conselho de Administração a quem compete decidir.

Leia o Comunicado da UGT-Vila Real na íntegra no link abaixo

SINTAP - Hospitais EPE em greve pelo descongelamento das carreiras a 28 de Junho

2019-06-19
SINTAP - Hospitais EPE em greve pelo descongelamento das carreiras a 28 de Junho

Mais de um ano depois de ter sido celebrado, entre o SINTAP e os hospitais EPE, o acordo coletivo de trabalho (ACT) que tem em vista a aplicação aos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT) de um regime laboral semelhante ao dos trabalhadores das carreiras gerais com contrato de trabalho em funções públicas (CTFP), não é compreensível, nem aceitável, que a vasta maioria dos trabalhadores abrangidos continue a não sentir os efeitos do acordo.

Perante esta situação, que se junta a um vasto leque de problemas que são transversais aos serviços na dependência do Ministério da Saúde, e sem prejuízo dos desenvolvimentos que possam derivar da reunião que entretanto o SINTAP solicitou com a respetiva ministra, os trabalhadores das carreiras gerais, independentemente da natureza do vínculo, não veem outra alternativa senão a de avançar para uma greve de 24 horas que realizarão no próximo dia 28 de junho, como forma de protesto e de pressionar a tutela no sentido de resolver definitivamente os graves problemas que diariamente sentem nos seus postos de trabalho.

Leia o comunicado do SINTAP no link abaixo