FESAP - Conservatórias e Lojas do Cidadão em iminente rutura

2020-07-01
FESAP - Conservatórias e Lojas do Cidadão em iminente rutura

O Governo criou recentemente mecanismos para solicitar primeiros pedidos ou renovações do cartão de cidadão (CC) de forma alternativa às Conservatórias ou Lojas do Cidadão, desde logo com a criação de postos de cidadão, com a criação de serviços on-line através do portal do cidadão e até por mensagem de texto (SMS), alternativas que a FESAP considera positivas no sentido de retirar alguma pressão sobre os locais tradicionalmente utilizados para pedidos e entregas do CC.

Contudo, a entrega do cartão do cidadão aos utentes que o solicitaram através dos meios alternativos obriga à sua presença física nos locais de entrega, mediante agendamento, não sendo permitida a sua entrega a terceiros, ainda que devidamente autorizados.

(...)

Considerando que o ideal seria que fosse possível criar balcões destinados exclusivamente ao levantamento presencial do CC, à semelhança do que acontece em Lisboa e no Porto, a FESAP sabendo da falta de pessoal que existe e que poderá inviabilizar esta solução a curto prazo, considera que será necessário permitir que, perante vontade expressa do cidadão, o respetivo CC possa ser-lhe enviado via CTT para a sua morada fiscal, ainda que esta opção fosse temporária e acarretasse custos para o titular do documento de identificação.

Esta é uma situação para a qual urge encontrar uma solução, pelo que a FESAP já solicitou reunião com a Ministra da Justiça com esse objetivo.

UGT-Algarve quer medidas urgentes de apoio ao emprego na região

2020-06-27
UGT-Algarve quer medidas urgentes de apoio ao emprego na região

Os sindicatos da UGT-Algarve, reunidos no dia 25 de junho em Conselho Geral, manifestaram preocupação em relação aos “números alarmantes” do desemprego algarvio, pedindo “medidas urgentes”.

“Tendo em conta a recente redução da atividade turística na região algarvia devido ao confinamento em todo o país e às restrições impostas à entrada de turistas estrangeiros que foi agravada pelo momento de incertezas em que estamos ‘mergulhados’ atualmente, subsistindo uma grande incógnita do que irá suceder durante e após a época balnear, torna-se prioritário equacionar medidas de apoio ao emprego para mitigar os efeitos do vírus”, defende a estrutura sindical, em comunicado.

Leia o comunicado da UGT-Algarve na íntegra no link abaixo

Dia do Serviço Público das Nações Unidas - SARS-CoV-2 evidencia importância dos serviços e dos trabalhadores da Administração Pública

2020-06-22

Assinala-se esta terça-feira, 23 de junho, o Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, que tem como finalidade enaltecer o valor do serviço público na sociedade, reconhecer todo o trabalho realizado pelos trabalhadores da Administração Pública e apelar ao ingresso em carreiras do setor público.

Esta efeméride, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2003, surge este ano num período em que a pandemia de SARS-CoV-2 tornou mais clara a importância que o setor público tem nas nossas sociedades, importância essa que não se resume apenas ao setor da saúde, estendendo-se a outros serviços essenciais como os da educação, da Segurança Social, das forças policiais, dos bombeiros, da justiça, das autarquias, entre outros.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo

FESAP - Teletrabalho: Vantagens e Desvantagens

2020-06-09
FESAP - Teletrabalho: Vantagens e Desvantagens

FESAP reuniu esta segunda-feira, 8 de junho, com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), Alexandra Leitão, e com o Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, num encontro que ocorreu após mais de três meses e meio sem ter havido da parte do Executivo qualquer preocupação em sequer respeitar o direito à informação que abrange os sindicatos em todas as matérias que dizem respeito aos trabalhadores que representam.

Apesar de tudo, a FESAP congratula-se pelo facto de, ao contrário do que inicialmente estava previsto, esta reunião ter-se realizado ao mais alto nível, tendo a Ministra assumido o compromisso de enviar os dados relativos ao teletrabalho na Administração Pública e outras informações relevantes, em conjunto com a convocatória da reunião que se realizará no final de junho.

Leia a nota de imprensa da FESAP na íntegra no link abaixo

UGT APOIA GREVE DOS TRABALHADORES DOS CTT

2020-05-28
UGT APOIA GREVE DOS TRABALHADORES DOS CTT

Foi decretada pelo SINDETELCO, e restantes Sindicatos representativos dos trabalhadores dos CTT – Correios de Portugal S.A. – uma greve de 24 horas para o dia 29 de maio de 2020.

A UGT manifesta, desde já, o seu apoio ao seu sindicato filiado SINDETELCO e a todos os trabalhadores dos CTT em greve, em defesa do seu contrato coletivo de trabalho.

Não podemos, no entanto, deixar de lamentar que os esforços levados a cabo, quer pela UGT, quer pelo SINDETELCO, não tenham surtido o efeito desejável, ou seja, a obtenção de um consenso.

Com efeito, esteve-se muito próximo de um acordo, mas a intransigência da Empresa na defesa dos seus pontos de vista não o permitiu, o que certamente inviabilizou uma solução negociada e em consenso.

O SINDETELCO sempre demonstrou capacidade e disponibilidade negocial, mesmo quando os CTT, de forma explícita, durante o processo negocial, ameaçavam recorrer ao lay-off, sabendo-se que esta é uma das poucas empresas que continuou a laborar a cem por cento.

Na última reunião de negociações, já efectuada sob a conciliação da DGERT, o SINDETELCO voltou a reformular a sua proposta, que foi posteriormente subscrita pelos restantes Sindicatos, mas não recebeu resposta por parte da Administração.

Esperamos que o bom-senso possa imperar e a Administração dos CTT reflita sobre as vantagens da negociação coletiva e dos benefícios que a paz social representa para as duas partes, empregador e trabalhadores.

O Secretariado Executivo