UGT - Comunicados

Comunicados

2020

FENSE decreta dia de Luto Nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo

2020-11-11
FENSE decreta dia de Luto Nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo

A FENSE vem por este meio decretar um dia de Luto Nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo, a ter lugar no próximo dia 25 de novembro de 2020.

O 25 de Novembro de 1975 foi uma data decisiva para que a revolução de 25 de Abril de 1974 não tivesse gerado uma nova Cuba ou Albânia, mas representasse a construção do Estado de Direito democrático. Assinalar o 25 de novembro, data a que a esmagadora maioria dos democratas adere, é reafirmar o compromisso com os princípios universais da liberdade de expressão, do pluralismo partidário e das eleições livres, que, naturalmente, também norteiam o SE - Sindicato dos Enfermeiros e o SIPENF (FENSE) no âmbito do movimento sindical livre e democrático. A 25 de Novembro de 1975, o povo português colocou-se do lado da liberdade contra a tentativa de substituir uma ditadura por uma outra de sinal contrário. 

Este dia de Luto Nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo é a reafirmação de que não aceitamos ser vítimas desta governação e exigimos aquilo que é nosso por direito próprio, ou seja, o Descongelamento das Progressões para todos segundo as regras aplicáveis à Carreira Especial de Enfermagem e a conclusão urgente do Acordo Colectivo de Trabalho da FENSE.

Deste modo, no próximo dia 25 de novembro de 2020, o Dia de Luto Nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo será assinalado da seguinte forma:

Conferência de Imprensa às 11h na sede do SE – Sindicato dos Enfermeiros no Porto com os 2 Presidentes (SE+SIPENF), José Correia Azevedo e Fernando Parreira, respectivamente.

1 minuto de silêncio às 15 horas (em protesto contra os 15 anos de Congelamento das Progressões dos Enfermeiros)

- Símbolos a utilizar pelos Enfermeiros em todas as unidades funcionais - laços pretos/braçadeiras pretas a colocar na farda em sinal de protesto e luto nacional pelos Enfermeiros prejudicados por este governo (dia dedicado ao luto, ou seja, a relembrar ou reflectir sobre a morte de alguém que em vida teve acção significativa para um país, ou para homenagear as vítimas (Enfermeiros) de catástrofes (Governo) que provocaram grande número de vítimas (Enfermeiros).

A FENSE