UGT - Comunicados

Comunicados

2020

SINDITE reúne com o Secretário de Estado da Saúde

2020-02-19
SINDITE reúne com o Secretário de Estado da Saúde

No passado dia 14 de Fevereiro, o SINDITE foi recebido pelo Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. António Sales, no âmbito da FESAP.

Sendo uma primeira reunião negocial da Federação, foi elencado um conjunto de questões necessidade de resolução/resposta rápida, entre elas:

• Para quando o início do processo negocial específico com os TSDT;

• Para quando o esclarecimento cabal, por parte da ACSS, sobre o descongelamento deste grupo profissional;

• Qual o andamento do processo já iniciado, mas sem resposta, da nossa contestação ao “Manual de Boas Práticas Laboratoriais de Patologia Clínica ou Análises Clínicas”;

• Qual o andamento do processo de adesão ao ACT por parte das EPE’s que não ainda não assinaram, como por exemplo o Hospital de Braga.

Para além deste conjunto de perguntas, foi novamente exposta, por este Sindicato, toda a argumentação relativa ao conjunto de injustiças que se acumulam e aquelas que antevemos, todas elas sobejamente conhecidas pelo Sr. Secretário de Estado aquando do Governo anterior nos recebia em sede de Assembleia da República, na Comissão da Saúde pelo PS.

Poucas respostas foram dadas, para além de compromisso de início de negociação em breve, reconhecimento da necessidade de esclarecimento por parte da ACSS do processo de descongelamento manifestando “desconhecimento” sobre as práticas díspares da contagem de pontos por todo o país.

Mais uma ronda negocial sem qualquer esclarecimento ou compromisso por parte da tutela que possa garantir paz social.

Aguardamos convocatória para uma negociação direta com os TSDT.