UGT - Comunicados

Comunicados

2019

UGT-Viseu apela à suspensão das portagens na A25 durante as obras no IP3

2019-10-18
UGT-Viseu apela à suspensão das portagens na A25 durante as obras no IP3

O Secretariado da UGT-Viseu, reunido em 16 de Outubro, aprovou um comunicado, no qual solicita ao Governo a suspensão das portagens na A25 entre Mangualde e Albergaria a Velha, enquanto decorrem as obras de requalificação do IP3.

Leia no link abaixo o Comunicado da UGT-Viseu na íntegra.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2019 - UGT SAÚDA CIVISMO DO POVO PORTUGUÊS

2019-10-07
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2019 - UGT SAÚDA CIVISMO DO POVO PORTUGUÊS

Ontem os portugueses foram, mais uma vez, chamados às urnas para a escolha dos deputados à Assembleia da República e, consequentemente, do futuro Governo.

No seguimento deste ato eleitoral, a UGT saúda todos os portugueses pela sua participação cívica que, embora com uma indesejável taxa de abstenção, deu provas claras de grande maturidade política porque, talvez mais do que nunca, demonstrou especial atenção aos debates políticos e às propostas eleitorais, traduzida na eleição de uma grande pluralidade de Partidos Políticos.

A UGT felicita o Dr. António Costa e o Partido Socialista pela vitória alcançada, a quem cabe, agora, procurar as melhores soluções para garantir a estabilidade política e governativa necessárias ao País.

A UGT espera que o próximo Programa de Governo, a apresentar à Assembleia da República, tenha presente a preservação da coesão económica e social, com a valorização dos trabalhadores, dos salários e das condições de trabalho e a defesa da concertação social, que permita o crescimento económico e a diminuição das desigualdades. 

É neste quadro que a UGT reafirma as suas prioridades reivindicativas, aprovadas no último Secretariado Nacional, realizado no passado dia 23 de setembro, em Portalegre, assumindo as suas responsabilidades na defesa do diálogo social e da negociação coletiva, continuando atenta à evolução social, política e económica do País.

Aprovado por unanimidade

O Secretariado Executivo

 

FESAP - Propostas para o futuro da Administração Pública

2019-09-04
FESAP - Propostas para o futuro da Administração Pública

Nas vésperas do início de uma nova legislatura, a FESAP apresentou hoje, em conferência de imprensa, uma carta aberta aos partidos políticos, contendo as linhas gerais das propostas da Federação para a próxima legislatura no que respeita à Administração Pública, as quais serão detalhadamente apresentadas no caderno reivindicativo para 2020.

Para a FESAP, as propostas apresentadas incidem sobre algumas matérias fundamentais para que os trabalhadores da Administração Pública possam, cada vez mais, prosseguir e alcançar os objectivos de excelência que devem pautar todas as actividades relacionadas com a prestação de serviços públicos.

Leia as propostas da FESAP no link abaixo

Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

2019-09-02
Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

No início do novo ano letivo de 2019/2020, a FNE - Federação Nacional da Educação saúda todos os educadores, professores e trabalhadores não docentes, colocando-se a seu lado para que nos tempos que se avizinham possamos definir em conjunto carreiras atrativas e valorizadas.

O início do novo ano letivo coincide praticamente com a campanha eleitoral que prepara as eleições de 6 de outubro e que vai determinar o quadro parlamentar da Legislatura de 2019-2023. Será esse novo quadro que deve constituir uma oportunidade para que finalmente encerre o ciclo que tem marcado negativamente o desenvolvimento das carreiras em Educação e que se atinjam os níveis de reconhecimento compatíveis com as exigências e responsabilidades que nos estão atribuídas. É preciso retomar a esperança e a confiança e fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes.

Teremos todos de ser exigentes em relação a um sistema educativo de qualidade que responda aos desafios de uma sociedade qualificada, democrática e sustentável. E não haverá sistema educativo de qualidade se não apostar no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais.

Leia o comunicado da FNE na integra no link abaixo

 

 

UGT saúda promulgação pelo P.R. das alterações ao Código do Trabalho

2019-08-20
UGT saúda promulgação pelo P.R. das alterações ao Código do Trabalho

O Presidente da República promulgou ontem as alterações ao Código do Trabalho, dando-se assim um passo importante para a conclusão de um moroso processo legislativo que visa efectivar muitas das medidas constantes do Acordo Tripartido de Concertação Social celebrado em Junho de 2018.

Com esta promulgação, será possível a entrada em vigor desta legislação, a qual constitui um avanço inegável e contribui para o reforço da protecção laboral de muitos milhares de trabalhadores ao afrontar dois dos flagelos actuais do nosso mercado de trabalho: a precariedade excessiva e abusiva que atinge jovens e menos jovens e a ainda reduzida dinâmica do instrumento fundamental de reforço dos direitos dos trabalhadores que é a negociação colectiva.

A UGT saúda assim este acto do Presidente da República, em que não deixou de reconhecer a relevância do papel da concertação social em todo o processo e a importância do equilíbrio entre as posições patronais e sindicais para o mercado de trabalho e para o País.