UGT - Comunicados

Comunicados

2014

UGT pondera apresentar queixa à OIT - Requisição civil TAP

2014-12-19

UGT PONDERA APRESENTAR QUEIXA À OIT RELATIVAMENTE À REQUISIÇÃO CIVIL DE QUE FORAM ALVO OS TRABALHADORES DA TAP

A requisição civil decidida em Conselho de Ministros e publicada ainda ontem em Diário da República, referente greve do Grupo TAP decretada para o período de 27 a 30 de Dezembro de 2014, mereceu desde logo a total rejeição por parte da UGT, por considerar que a mesma é ilícita e abusiva.

A UGT considera que esta decisão do Governo viola o direito à greve, comprimindo de forma inaceitável este direito fundamental, e é contrária a vários instrumentos internacionais ratificados por Portugal.

Ver documento (PDF)

UGT contesta decisão do Governo - Requisição civil na TAP é prematura e abusiva

2014-12-18
UGT contesta decisão do Governo - Requisição civil na TAP é prematura e abusiva

O Governo assumiu hoje, em Conselho de Ministros, a decisão de avançar com a requisição civil dos trabalhadores da TAP, face à greve que se encontra decretada para o final do ano.

Num momento em que se encontra a correr no Conselho Económico e Social o normal processo para a definição de serviços mínimos, em que a greve está ainda longe de começar e em que os sindicatos sempre manifestaram a intenção de cumprir os serviços mínimos, esta decisão do Governo não pode deixar de ser considerada, no mínimo, prematura.

Ver documento (PDF)

UGT reúne com Comissão de Trabalhadores da EPAL

2014-12-17

Em defesa do sector público de água
Contra o aumento brutal da fatura da água
Pela salvaguarda dos postos de trabalho
Em defesa do interesse nacional na manutenção da EPAL

Ver documento (PDF)

Fim do corte no trabalho suplementar e feriados UGT considera que a medida peca por tardia

2014-12-15

Em  resposta  às  notícias  que  têm  sido  conhecidas  sobre  as  pretensões  do  Governo  em  não prolongar os cortes no pagamento do trabalho suplementar e em dias feriados, a UGT saúda esta decisão e reafirma que esta medida já deveria ter sido tomada a partir de 31 de Julho de 2014.

Ver documento (PDF)

UGT em Moçambique

2014-12-04

Intervenção do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, no seminário dedicado à formação profissional e certificação de soldadores, presidido pelo embaixador de Portugal em Moçambique