2021

Sindicato dos Enfermeiros exige intervenção urgente do Ministério da Saúde no Serviço de Pneumologia do CHVN Gaia

2021-01-15

O SE-Sindicato dos Enfermeiros tomou conhecimento de uma denúncia efectuada pelos Enfermeiros do Serviço de Pneumologia do CHVN Gaia que demonstra claramente a necessidade de uma intervenção urgente do Ministério da Saúde, não bastando a intervenção sindical junto da IGAS, ACT, CITE ou qualquer outra entidade.

“Os factos relatados, a confirmarem-se, podem constituir mais do que meros erros ou irresponsabilidade na administração do hospital. Os Enfermeiros estão na primeira linha da defesa dos utentes e não conseguem dar o seu melhor nestas condições descritas, pelo que entendemos bem o seu apelo e necessidade de intervenção urgente por parte da tutela.” referiu o presidente do SE- Sindicato dos Enfermeiros.

Estamos disponíveis para reunir em conjunto com os colegas, CA e ministra da saúde para resolver a situação rapidamente e contribuir para a melhoria dos cuidados prestados aos utentes. Pela dignificação dos enfermeiros e da enfermagem. Pela garantia da melhor saúde dos portugueses.

FESAP - Revisão do SIADAP deverá reduzir tempo de progressão nas carreiras

2021-01-13
FESAP - Revisão do SIADAP deverá reduzir tempo de progressão nas carreiras

A FESAP reuniu esta terça-feira, 12 de janeiro, com o Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e com o Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, tendo em vista a realização da reunião suplementar do processo de negociação do projeto de Decreto-Lei que procederá à atualização da Tabela Remuneratória Única para 2021, tendo o Governo mantido uma proposta que desilude os cerca de 550 mil trabalhadores cujas remunerações permanecerão inalteradas e que anulará o afastamento que desde 2019 se verificava entre o salário mínimo e a posição de ingresso na Administração Pública, agravando as injustiças entre trabalhadores e reforçando a trajetória de aproximação do salário médio ao salário mínimo.

Leia a nota de imprensa da FESAP na íntegra no link abaixo

FESAP - PR promulga alargamento da ADSE

2021-01-07
FESAP - PR promulga alargamento da ADSE

O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica pública, representando o culminar de uma luta de mais de 10 anos   da FESAP e dos trabalhadores.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo

FESAP - Governo mantém injustiças salariais na AP

2021-01-06
FESAP - Governo mantém injustiças salariais na AP

A FESAP reuniu esta quarta-feira, 6 de janeiro, com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, para negociação do projeto de portaria que procederá à atualização da Tabela Remuneratória Única para 2021.

Apesar de ter sido apresentada uma proposta que demonstrou algum esforço de resposta às reivindicações da FESAP relativamente à proposta submetida na reunião de dia 4 de janeiro, esta fica aquém do pretendido pela Federação, uma vez que mantém inalteradas as remunerações de cerca de 550 mil trabalhadores, anula o afastamento que desde 2019 se verificava entre o salário mínimo e a posição de ingresso na Administração Pública, mantém ou agrava as injustiças entre trabalhadores, reforça a trajetória de aproximação do ordenado médio ao ordenado mínimo e sedimenta uma política remuneratória assente em salários baixos.

Leia no link abaixo a nota de imprensa da FESAP na íntegra

FESAP - Sindicatos enviam cartas aos presidentes das autarquias para negociar valores

2021-01-05

Depois de anos de luta sindical, o Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021) vem finalmente consagrar o justo direito dos trabalhadores da carreira de assistente operacional a beneficiarem do suplemento de penosidade e insalubridade.

(...) de modo a que os trabalhadores possam rapidamente beneficiar deste suplemento remuneratório, os sindicatos da FESAP estão a preparar o envio de cartas aos presidentes de todas a câmaras municipais do país, tendo em vista a negociação das matérias relevantes no âmbito da aplicação do artigo 24º do Orçamento do Estado, através da revisão dos acordos coletivos de empregador público em vigor, da negociação de novos acordos ou de processos negociais especificamente abertos para tratar desta questão

Leia a nota de imprensa da FESAP na integra no link abaixo