SMAV propõe actualização do Regulamento de Apoio a Filhos Deficientes

2020-07-30
SMAV propõe actualização do Regulamento de Apoio a Filhos Deficientes

O SMAV propôs, em janeiro, ao Conselho de Administração, que o “Regulamento de Apoio a Filhos Deficientes” fosse objeto de atualização por considerar os valores desajustados, face à atual comparticipação da Segurança Social.

O CA, em março, deliberou favoravelmente aumentar o montante do apoio sócio económico para 80% sobre o valor a cargo dos pais, até ao limite de 250€/ mensais.

Esta atualização produz efeitos à data da deliberação.

SMAV - Continuidade da Negociação do Modelo de Carreiras da RTP

2020-07-13
SMAV - Continuidade da Negociação do Modelo de Carreiras da RTP

O Sindicato dos Meios Audiovisuais (SMAV), no passado dia 7, reuniu com o Conselho Administração e com a Direção de Recursos Humanos para dar continuidade à negociação do Novo Modelo de Carreiras Profissionais.

Desde 2019, apesar de interrompidas as negociações devido à pandemia que nos assola, o SMAV tem, desde o início, estabelecido o calendário e a metodologia de negociação com o Conselho de Administração.

No dia 21 de julho reuniremos para a discussão e análise das propostas para Jornalista, Jornalista Repórter de Imagem e Editor de Imagem.

No dia 23 de julho está agendada uma reunião para cumprimento do Acordo de Empresa- reuniões bimensais- onde o SMAV terá oportunidade de abordar questões relacionadas com os seus associados e com a Empresa em geral.

Para colaborar com questões, sugestões ou críticas agradecemos contato para smavsindicato@gmail.com

O SMAV congratula as organizações sindicais que regressaram à mesa negocial reiniciando, só agora, a discussão do novo Modelo de Carreiras que abandonaram no ano passado, considerando uma decisão positiva neste processo.

Os trabalhadores da RTP merecem das entidades que os representam o abnegado esforço e resiliência, face aos projetos de melhores condições de trabalho.

O Secretariado Nacional do SMAV

FESAP - Conservatórias e Lojas do Cidadão em iminente rutura

2020-07-01
FESAP - Conservatórias e Lojas do Cidadão em iminente rutura

O Governo criou recentemente mecanismos para solicitar primeiros pedidos ou renovações do cartão de cidadão (CC) de forma alternativa às Conservatórias ou Lojas do Cidadão, desde logo com a criação de postos de cidadão, com a criação de serviços on-line através do portal do cidadão e até por mensagem de texto (SMS), alternativas que a FESAP considera positivas no sentido de retirar alguma pressão sobre os locais tradicionalmente utilizados para pedidos e entregas do CC.

Contudo, a entrega do cartão do cidadão aos utentes que o solicitaram através dos meios alternativos obriga à sua presença física nos locais de entrega, mediante agendamento, não sendo permitida a sua entrega a terceiros, ainda que devidamente autorizados.

(...)

Considerando que o ideal seria que fosse possível criar balcões destinados exclusivamente ao levantamento presencial do CC, à semelhança do que acontece em Lisboa e no Porto, a FESAP sabendo da falta de pessoal que existe e que poderá inviabilizar esta solução a curto prazo, considera que será necessário permitir que, perante vontade expressa do cidadão, o respetivo CC possa ser-lhe enviado via CTT para a sua morada fiscal, ainda que esta opção fosse temporária e acarretasse custos para o titular do documento de identificação.

Esta é uma situação para a qual urge encontrar uma solução, pelo que a FESAP já solicitou reunião com a Ministra da Justiça com esse objetivo.

UGT-Algarve quer medidas urgentes de apoio ao emprego na região

2020-06-27
UGT-Algarve quer medidas urgentes de apoio ao emprego na região

Os sindicatos da UGT-Algarve, reunidos no dia 25 de junho em Conselho Geral, manifestaram preocupação em relação aos “números alarmantes” do desemprego algarvio, pedindo “medidas urgentes”.

“Tendo em conta a recente redução da atividade turística na região algarvia devido ao confinamento em todo o país e às restrições impostas à entrada de turistas estrangeiros que foi agravada pelo momento de incertezas em que estamos ‘mergulhados’ atualmente, subsistindo uma grande incógnita do que irá suceder durante e após a época balnear, torna-se prioritário equacionar medidas de apoio ao emprego para mitigar os efeitos do vírus”, defende a estrutura sindical, em comunicado.

Leia o comunicado da UGT-Algarve na íntegra no link abaixo

Dia do Serviço Público das Nações Unidas - SARS-CoV-2 evidencia importância dos serviços e dos trabalhadores da Administração Pública

2020-06-22

Assinala-se esta terça-feira, 23 de junho, o Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, que tem como finalidade enaltecer o valor do serviço público na sociedade, reconhecer todo o trabalho realizado pelos trabalhadores da Administração Pública e apelar ao ingresso em carreiras do setor público.

Esta efeméride, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2003, surge este ano num período em que a pandemia de SARS-CoV-2 tornou mais clara a importância que o setor público tem nas nossas sociedades, importância essa que não se resume apenas ao setor da saúde, estendendo-se a outros serviços essenciais como os da educação, da Segurança Social, das forças policiais, dos bombeiros, da justiça, das autarquias, entre outros.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo