Realizou-se no dia 27 de maio de 2023, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, o IV Congresso da UGT-Algarve, sob o lema: “Unidos pelo Trabalho Em Prol da Região”, que contou com a presença de quase uma centena de congressistas em representação de cerca de 20 sindicatos filiados e de inúmeros convidados.
As eleições, que decorreram perto do meio-dia, resultaram na reeleição do professor Daniel Santana, como Presidente do Secretariado para os próximos 4 anos, até 2027, pretendendo desenvolver um trabalho de proximidade na defesa dos direitos dos trabalhadores algarvios.
Na sessão de encerramento do evento, estiveram presentes convidados das confederações empresariais, representantes das áreas político-sindical e dirigentes máximos de alguns Sindicatos, que testemunharam a tomada de posse dos novos Órgãos daquela estrutura regional descentralizada da Central Sindical – UGT.
O recém-eleito Presidente deu a garantia de que a UGT-Algarve, em cooperação com os Sindicatos filiados, continuará a reivindicar melhores condições de vida para os trabalhadores da região e para as suas famílias.
A Federação Nacional da Educação (FNE) elegeu, no passado dia 21 de Maio, Pedro Barreiros como o novo secretário-geral da organização sindical, para um mandato de quatro anos.
Pedro Barreiros foi eleito com 94,7% da votação, no XIII Congresso da federação, em Aveiro.
O anterior vice-secretário-geral da FNE e presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), sucede a João Dias da Silva, que estava há 19 anos na liderança da organização sindical.
Os novos órgãos sociais da FNE (Secretariado Nacional e a Mesa do Congresso) para o quadriénio 2023-2027 foram eleitos com 397 votos a favor, 13 votos contra, seis votos em branco e três votos nulos, num universo de 419 votantes.
A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, da Presidente, Lucinda Dâmaso e de vários dirigentes de organizações sindicais.
Na tomada de posse, o novo Secretário-geral da FNE anunciou uma greve nacional em 06 de junho e afirmou que a luta nas escolas irá continuar no próximo ano letivo, se os problemas dos professores não forem resolvidos pelo Governo.
O XIII Congresso Nacional da FNE, de 20 e 21 de maio de 2023, vai marcar a saída do histórico João Dias da Silva, Secretário-Geral da federação desde 2004. O congresso realiza-se no Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, sob o lema “POR CARREIRAS DIGNIFICADAS E ATRATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”.
Cerca de 500 delegados, em representação dos milhares de sócios dos sindicatos da FNE, vão estar reunidos para a eleição dos novos membros dos órgãos sociais para o quadriénio 2023 -2027. Para além da eleição dos seus dirigentes e do novo Secretário-Geral, o congresso vai ainda definir as orientações estratégicas e a intervenção político-sindical para o próximo mandato.
O XIII Congresso Nacional da FNE vai analisar o Relatório de Atividades desenvolvidas no mandato 2018 - 2023 e proceder a uma revisão dos estatutos, procurando maximizar as condições de um bom funcionamento da federação.
David Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação (IE), e Susan Flocken, Diretora europeia do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE - Região Europa da IE), farão intervenções em vídeo. Onze delegações estrangeiras provenientes de países da Associação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) e da Europa estão confirmadas no congresso.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Ribau Esteves, é um dos convidados nacionais.
A sessão de encerramento do XIII Congresso Nacional da FNE conta com a presença do Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão.
O programa está disponível para consulta em:
Helena Carvalheiro, presidente reeleita da direção do Sindicato dos Bancários do Centro (SBC), manifestou ontem a sua preocupação com a digitalização que "está a operar transformações no setor bancário, conduzindo a uma redução do número de trabalhadores e, por arrastamento, a uma diminuição também substancial do número de sócios dos novos sindicatos".
Não são, por isso, "fáceis os desafios do próximo mandato", cujos órgãos sociais tomaram ontem posse numa cerimónia que decorreu no Hotel Dona Inês.
Ainda assim, Helena Carvalheiro garantiu que esta direção está empenhada em encontrar respostas adequadas para os problemas que, atualmente, mais afetam os bancários, "como o excesso de horas de trabalho, as pressões para se atingirem objetivos exagerados, a dificuldade de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, e até a própria manutenção dos postos de trabalho", afirmou.
Além disso disse, "vamos prosseguir com o nosso enfoque na contratação coletiva, continuando a lutar pela aplicabilidade das convenções, direitos e regalias, nunca esquecendo a situação dos nossos sócios já reformados. Vamos continuar a bater-nos por valorização das suas reformas."
Tomaram ainda posse Domingos Jorge, presidente do Conselho Fiscalizador de Contas, e José Alfredo Esteves Campos, presidente do Conselho Disciplinar. O secretariado Secção Sindical de Reformados é presidido por Silvino Santos Madaleno e a mesa da Assembleia Geral é presidida por Carlos Silva, que regressa ao SBC depois de nove anos de liderança na UGT.
Marcaram presença na cerimónia, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, o vereador Miguel Fonseca, e também o deputado do PS Sérgio Monte, assim como o Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, o Secretário-Geral da Febase, Alberto Simão, dirigentes dos Sindicatos dos Bancários da UGT, o SBN e o Mais, e também de diversos sindicatos filiados na UGT.
Foi, nas palavras da presidente da direção, Helena Carvalheiro, um enorme privilégio poder contar, nesta cerimónia, com os três presidentes do Sindicato dos Bancários do Centro que a antecederam, Aníbal Ribeiro, Carlos Silva e Francisco Osório, a quem prestou a sua homenagem, mostrando que o nosso sindicato tem um caminho feito de fortes referências e valores irredutíveis, marcas indeléveis no caminho da defesa intransigente dos direitos dos associados do SBC.
Fonte: Diário As Beiras
Foto: DR
A nova Presidente do secretariado da UGT Porto, quer revitalizar o funcionamento da estrutura na região. O objetivo foi definido por Susana Moreira, que foi eleita para os próximos quatro anos.
Realizou-se no sábado dia 22 de Abril de 2023, pelas 9,30 horas, nas instalações do SBN - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, sitas na Rua de S. Brás, 444, no Porto, o IV Congresso da UGT Porto, que contou com a presença de cerca de 150 delegados representantes dos muitos Sindicatos de âmbito nacional, filiados nesta estrutura, como o SBN; SPZN; SINDEP; SINTAP; SINDEQ; SINDICATO DOS ENFERMEIROS; SINDETELCO; F.N.E. entre outros.
Uma das finalidades deste IV Congresso da UGT Porto foi a eleição dos seus Órgãos Estatutários para o Quadriénio 2023/2027 e a sua tomada de posse.
Susana Moreira, Diretora do SBN- Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, foi a eleita para o cargo de Presidente da UGT Porto.
A UGT Portugal esteve representada ao mais alto nível, com a presença de elementos do Secretariado Executivo da Central, e ainda da sua Presidente Lucinda Dâmaso que fez a intervenção de abertura e do Secretário-Geral Mário Mourão que fechou o IV Congresso.