A visita do Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo de Rebelo de Sousa, conjuntamente com uma delegação da UGT liderada pelo Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e o Secretário Executivo, Joaquim Mendes Dias, assim com o Diretor do CEFOSAP, Dr. Jorge Mesquita deslocaram-se a Moçambique no âmbito da cooperação da central sindical e do CEFOSAP com o CFPM - Centro de Formação Profissional de Metalomecância da Matola.
Esta visita ao CFPM – Centro de Formação Profissional de Metalomecânica de Maputo, sito na Avenida de Angola nº 2586/96 pretende ser simbólica e realçar a importância da Cooperação Portugal – Moçambique, numa área tão importante como é a educação e a formação profissional para o emprego e desenvolvimento tecnológico das empresas moçambicanas e muito contribuiu para dar visibilidade ao trabalho feito nesta área, tanto pela UGT como pelo CEFOSAP.
Delegação:
O Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa,
Secretário Geral da UGT, Dr. Carlos Silva,
Presidente do IEFP, Dr. Jorge Gaspar,
Vice-Presidente da CIP e Presidente da ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas (Portugal), Eng.º José de Oliveira Guia,
Director do CEFOSAP, Dr. Jorge Mesquita,
Secretário Executivo da UGT, Sr. Joaquim Mendes Dias,
Director do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Eng. Manuel Grilo,
Presidente do Conselho de Administração da SIEMENS em Moçambique, Dr. Melo Ribeiro
Presidente da AIMO - Associação Industrial de Moçambique, Eng.º Carlos Simbine,
Secretário Geral da OTM-CS - Organização dos Trabalhadores Moçambicanos, Sr. Alexandre Munguambe e por Membros do Conselho de Administração do CFPM – Centro de Formação Profissional Metalomecânica, entre os quais o seu Presidente, Eng. Francisco Carrilho.
"Bancário, socialista, católico, lidera há três anos a UGT. O homem que se propunha conseguir uma aproximação à CGTP foi inesperadamente apanhado por uma nova fase no mundo sindical. Pela primeira vez, a "rival" CGTP, habitualmente uma força de oposição, está em posição de influenciar políticas governativas, já que o partido de que é próxima, o PCP, é um dos suportes de António Costa no Parlamento.
Entretanto Carlos Silva prepara a maquina da UGT para o congresso de março de 2017, onde será eleito o novo líder. Ou o mesmo." - Visão
Carlos Silva afirmou que só os associados ou os trabalhadores disponíveis a pagar aos sindicatos devem ser abrangidos pelos direitos establecidos na contratação coletiva. O Secretário-geral da UGT apresentou na sexta-feira em conferência de imprensa esta proposta, que implica uma profunda alteração ao sistema de relaçoes laborais.
Aceda AQUI à notícia na integra
Uma comitiva da UGT, liderada pelo Secetário-geral da UGT, Carlos Silva assinalou o 42º aniversário do 25 de Abril, juntando-se às Comemorações Populares na Avenida da Liberdade em Lisboa.
A comitiva composto aínda por vários elementos do Secretariado Executivo, assim como vários Secretários-gerais e Presidentes de diversos sindicatos e uniões filiados na UGT, celebraram assim um dos dias mais importantes da história do país.
O 25 de Abril é todos os portugueses e assim continuará a ser.
"Todos os dias devem ser de exaltação ao espírito que presidiu o 25 de Abril"
Entrevista do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva.
Leia na integra a entrevista acedendo ao link do documento.