UGT - Comunicados

Notícias

2021

UGT avalia os impactos das novas medidas de confinamento

2021-01-14
UGT avalia os impactos das novas medidas de confinamento

Em declarações a vários órgãos de comunicação social, a UGT fez uma primeira avaliação das medidas anunciadas para o novo confinamento, apelando ao Governo para que evite uma crise social.

O primeiro-ministro anunciou que o país vai entrar num novo confinamento, numa altura que António Costa descreveu como "o momento mais perigoso e de maior esperança".

RTP3 | Declarações do Secretário-Geral da UGT

TVI24 | Declarações do Secretário-Geral Adjunto da UGT

UGT e sindicatos do sector bancário condenam processo de reestruturação do Montepio

2021-01-13
UGT e sindicatos do sector bancário condenam processo de reestruturação do Montepio

No final da reunião do Secretariado Executivo alargado que decorreu hoje em Sesimbra e que juntou os principais sindicatos da UGT, o Secretário-geral da central e os presidentes dos três sindicatos do sector bancário (Mais Sindicato, SBN e SBC) decidiram enviar um oficio à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, condenando o processo de pedido de reestruturação do Montepio, agora aceite pelo Governo.

As organizações sindicais exigem esclarecimentos e informações sobre este processo, no cumprimento do efectivo exercício de consulta dos parceiros sociais.

Leia abaixo o texto do ofício enviado esta tarde ao Governo.

"A UGT e os seus sindicatos do sector bancário foram ontem confrontados pela comunicação social com a decisão do Governo de aceitação do pedido de declaração como empresa em reestruturação do Banco Montepio Geral. 

Esta é uma conclusão lamentável para um processo censurável em todas as suas fases. 

Desde logo, pelo pedido sem qualquer fundamentação efectiva por parte do Banco, sem sequer Indicação do número de trabalhadores que pretende despedir. E despedimentos são, porque outro nome não pode ser dado a rescisões por acordo forçadas. 

Mas um processo censurável também pela atitude do Governo, alinhando e patrocinando a intolerável sonegação de informação aos sindicatos e à sociedade, sem se dignar sequer transmitir aos parceiros sociais qualquer Informação que lhes permitisse cumprir efectivamente o seu direito legal de se pronunciarem sobre estes pedidos empresariais. A ausência de informação compromete - e neste caso concreto comprometeu - o real exercício do direito de consulta. 

Um processo censurável, infelizmente como outros envolvendo entidades do sector bancário, pela opacidade, pela arrogância e pela fuga ao diálogo e que conhece o seu culminar com a falta de qualquer informação sobre esta decisão (mal) assumida. 

Não soubemos, é continuamos sem saber, o que impulsiona o Montepio e o que leva o Governo a aceder ao seu pedido. 

A UGT e os seus sindicatos condenam, desde já, esta atitude, mas exigimos também que nos seja fornecida a informação relativa a todo este processo."

UGT avança para 2021 com um debate alargado no Secretariado Executivo

2021-01-12
UGT avança para 2021 com um debate alargado no Secretariado Executivo

A UGT deu o pontapé de saída para 2021 com a realização de um Secretariado Executivo alargado, com o objectivo de debater o actual contexto pandémico e as suas consequências para o SNS, o Estado de Emergência, e as várias iniciativas de intervenção sindical, designadamente a preparação do XIV Congresso da UGT e o 1.º de Maio.

O primeiro dia de reunião esteve reservado apenas aos dirigentes do Secretariado Executivo, tendo sido, no segundo dia, alargada aos Presidentes e Secretários-Gerais das organizações sindicais dos principais sectores de actividadel. 

Em videoconferência participaram a Secretária-Geral Adjunta e Secretária-Geral do SINDITE, Dina Carvalho, o Secretário-Geral do SINDETELCO, José Arsénio, e o Presidente do SITESE, Luís Azinheira.

 

Refinaria Matosinhos - UGT reúne com Secretário de Estado da Economia

2021-01-11
Refinaria Matosinhos - UGT reúne com Secretário de Estado da Economia

A UGT e o SINDEQ reuniram esta manhã com o Secretário de Estado da Economia para abordar a situação da refinaria da GALP em Matosinhos e a sua reestruturação com implicações imediatas para o emprego e economia local.

A UGT esteve representada pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e o SINDEQ pelo seu Secretário-geral, Osvaldo Pinho.

CPCS - UGT reage à possibilidade de endurecimento das restrições anunciadas pelo Governo

2021-01-08
CPCS - UGT reage à possibilidade de endurecimento das restrições anunciadas pelo Governo

Veja as declarações do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, no final da reunião de concertação social desta tarde, onde o Governo anunciou que está preparado para endurecer as restrições face ao aumento de novos casos confirmados de infecção por Covid-19 nos últimos dias.

A UGT, com o seu sentido de responsabilidade, disse ao Governo que está preparada para aceitar medidas que visem conter a pandemia, sem que as mesmas levem ao estrangulamento da economia e à destruição de postos de trabalho.

A central sindical faz-se representar neste encontro pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos Secretários-Gerais Adjuntos, Sérgio Monte e Ana Paula Bernardo, e pelo Secretário Executivo, Carlos Alves.