UGT - Comunicados

Notícias

2020

RTP - UGT aprova na generalidade o novo regime de lay-off

2020-06-07
RTP - UGT aprova na generalidade o novo regime de lay-off

Entrevistado pela RTP, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte,numa primeira análise ao novo sistema de lay-off simplificado, afirma que as medidas respondem em parte às preocupações da central sindical.

Com este nono regime de lay-off simplificado, a entidade patronal fica responsável pelo pagamento da remuneração das horas trabalhadas, o Estado comparticipa em 70% o período de inatividade.

Os trabalhadores com horário reduzido recebem entre 77% e 83% do salário a partir de Agosto, sendo que em outubro a retribuição fica entre os 88 e os 92%.

(Fonte: RTP1)

 

PEES - CONTRIBUTOS DA UGT INFLUENCIAM POSITIVAMENTE O PROGRAMA. QUEREMOS IR MAIS LONGE.

2020-06-05
PEES - CONTRIBUTOS DA UGT INFLUENCIAM POSITIVAMENTE O PROGRAMA.  QUEREMOS IR MAIS LONGE.

A UGT congratula-se que, em linha com as nossas propostas, se verifique uma nova modulação do layoff para esta nova fase de estabilização, que a protecção no emprego seja reforçada, que as políticas de emprego e formação estejam na linha da frente da resposta aos mais atingidos por esta crise, que se verifique um incremento da protecção ao rendimento dos trabalhadores e que se privilegie o investimento público em iniciativas locais mais potenciadoras da geração de emprego. 

A UGT sente que o Governo nos ouviu, que as propostas que apresentámos na concertação social, nos vários documentos produzidos e nas reuniões bilaterais realizadas, incluindo com o Primeiro-Ministro, influenciaram positiva e decisivamente este Programa. 

Estamos certos que, nas áreas em que se verificam progressos, do emprego à protecção social, esses progressos têm também o cunho da UGT. 

No entanto, este PEES mantém, ainda assim, muitos dos desequilíbrios que verificámos no quadro de medidas construído desde o início da pandemia. 

protecção do emprego necessita de ser reforçada (os milhares de precários que perderam o seu emprego estão ainda entre os grandes esquecidos), o reforço da protecção social não pode passar apenas por apoios isolados que pouco resolvem, os apoios aos trabalhadores não podem continuar a ser secundarizados face aos apoios dados às empresas

Como afirmou o Primeiro-Ministro, a valorização dos rendimentos do trabalho terá, mais do que nunca, um papel central para garantir mais justiça social e um impulso significativo à economia. 

Para tal, é necessário ir mais longe. 

Leia o documento na íntegra no link abaixo

Prolongamento do Lay-off simplificado: UGT insiste em mais rendimento para os trabalhadores

2020-06-04
Prolongamento do Lay-off simplificado: UGT insiste em mais rendimento para os trabalhadores

Convidado para o Fórum TSF, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, insistiu que, caso seja aprovado um eventual prolongamento ou sucedânio do lay-off, o Governo deve ter em conta dois aspectos fundamentais: o rendimento dos trabalhadores e a manutenção do emprego.

Outra das questões defendidas pelo dirigente sindical foi a necessidade de mais fiscalização, uma vez que se constatou que durante este período ocorreram várias situações de uso indevido do lay-off por parte de algumas empresas.

Em declarações à Antena 1, Sérgio Monte, espera que o Governo, depois do Conselho de Ministros, anuncie medidas que salvaguardem os baixos salários dos trabalhadores em situação de lay-off.

(Fonte: TSF e Antena 1)

 

3.ª Conferência do CES - UGT debate as principais lições retiradas da pandemia

2020-06-04
3.ª Conferência do CES - UGT debate as principais lições retiradas da pandemia

A UGT, representada pela Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, participou esta quarta-feira, na 3.ª Conferência online organizada pelo Conselho Económico e Social (CES) dedicada ao tema do arranque da economia e das lições retiradas da pandemia.

Na sua intervenção sindical insistiu novamente naquela que é uma das principais reivindicações da central para o arranque da economia e o eventual prolongamento do lay-off que é a preocupação com o rendimento dos trabalhadores.

Veja a intervenção da representante da UGT (02:13:00)

Ver vídeo (Youtube)

Newsletter UGT | N.º 12 | MAIO 2020

2020-06-03
Newsletter UGT | N.º 12 | MAIO 2020

Leia a 12.ª edição da newsletter da UGT no link abaixo

Ver link