UGT - Comunicados

Notícias

2021

#Presidenciais2021 | UGT apela a uma forte participação cívica dos portugueses

2021-01-22
#Presidenciais2021 | UGT apela a uma forte participação cívica dos portugueses

No próximo dia 24 de Janeiro terá lugar o ato eleitoral que elegerá o próximo Presidente da República para os próximos cinco anos.

Apesar do contexto de pandemia que atravessamos, não podemos permitir o enfraquecimento da Democracia e da participação popular num ato de tão insigne relevância no calendário eleitoral nacional, como são estas eleições, sobretudo tendo em conta a participação da extrema-direita com uma candidatura que deve preocupar todos os democratas e amantes da Liberdade.

Desta forma, o Secretariado Executivo da UGT apela a uma forte participação cívica dos portugueses nestas eleições do próximo domingo, dia 24 de Janeiro, que garanta a continuação do espírito do 25 de Abril e do alvor da liberdade "dessa manhã clara e limpa" que nos concedeu a possibilidade de decidir o nosso caminho e o nosso futuro.

Pela Democracia e pela Liberdade

DIA 24 DE JANEIRO VOTE

É um direito, mas é sobretudo UM DEVER CÍVICO

 

O SECRETARIADO EXECUTIVO DA UGT

Antena 1 | Encerramento escolas - UGT defende apoios a 100% para todos os trabalhadores

2021-01-21
Antena 1 | Encerramento escolas - UGT defende apoios a 100% para todos os trabalhadores

A UGT exige que os pais, que tenham de ficar em casa com o encerramento das escolas, sejam pagos a 100% e que quem tenha filhos pequenos seja dispensado do teletrabalho.

© TSF

Em declarações à Antena 1, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, diz que é preciso garantir que os trabalhadores não perdem rendimentos e direitos.

© ANTENA1

CPCS | Formação profissional, teletrabalho e situação pandémica em debate

2021-01-20
CPCS | Formação profissional, teletrabalho e situação pandémica em debate

A UGT participou esta manhã na reunião de concertação social sobre a formação profissional e o balanço da situação epidemiológica em Portugal.

Formação Profissional

Relativamente à formação profissional, a UGT voltou a referir a necessidade de reforçar as competências dos trabalhadores, face a um panorama de incremento da digitalização, de encerramento de empresas e de aumento do desemprego.

Encerramento das escolas 

A Central Sindical chamou a atenção do Governo para a necessidade de se ponderar sobre o encerramento dos estabelecimentos escolares, aliás já reforçado pela FNE, tendo como objetivo a prevenção de uma dimensão excessiva para a pandemia que agora atinge contornos insustentáveis de sobrecarga dos sistemas de saúde.

Teletrabalho e lotação dos transportes públicos

O tema da mobilidade de trabalhadores e dos transportes públicos coletivos foi também retomado pela central, uma vez que, diariamente, são conhecidos pelos meios de comunicação social problemas de lotação excessiva, sobretudo em horas de ponta.

Tendo em conta que a obrigatoriedade de teletrabalho, imposta pelo Governo em regime excecional, tem como principal objetivo principal diminuir o numero de passageiros neste fluxo diários de deslocações, casa para o trabalho e vice-versa, não se compreende que, ao mesmo tempo, algumas empresas de transportes coletivos de passageiros reduzam a sua oferta, não dando cumprimento à regra dos dois terços de lotação.

Para a UGT esta contradição tem de ser imediatamente revertida de forma a assegurar condições de segurança sanitária às populações na prevenção do contágio por Covid-19.

Também num momento em que se reforça a obrigatoriedade do teletrabalho em regime excecional, a UGT reiterou, nesta reunião, a necessidade de se clarificar a quem compete suportar os encargos consequentes, a exemplo do que aconteceu com o subsidio de refeição.

UGT saúda AE entre Mais Sindicato, SITESE, SINDITE e Sindicato dos Enfermeiros

2021-01-20
UGT saúda AE entre Mais Sindicato, SITESE, SINDITE e Sindicato dos Enfermeiros

O Secretariado Executivo da UGT saúda o Acordo de Empresa assinado entre o Mais Sindicato, o SITESE e o Sindicato dos Enfermeiros, no passado dia 20 de janeiro, ao qual se juntará, na próxima semana, o SINDITE.

A celebração deste Acordo de Empresa assume uma importância acrescida na valorização da negociação coletiva e, mais uma vez, as estruturas sindicais da UGT espelham a matriz da central, preconizando o diálogo, a negociação e a construção de compromissos.

#PRESIDENCIAIS2021 | Movimento sindical apela a uma mobilização dos portugueses

2021-01-15
#PRESIDENCIAIS2021 |  Movimento sindical apela a uma mobilização dos portugueses

O movimento sindical português mobilizou-se e lançou um apelo aos portugueses para que no próximo dia 24 de Janeiro não deixem de votar nas eleições presidenciais.

É importante votar no dia 24 de Janeiro! VOTE!

Veja os vídeos abaixo