UGT - Comunicados

Notícias

2016

Conferência - Cenários Macroeconómicos de Portugal no contexto da globalização - Perspectivas de futuro

2016-05-30
Conferência - Cenários Macroeconómicos de Portugal no contexto da globalização - Perspectivas de futuro

A UGT organizou uma conferência de alto nível, no Hotel Altis Park em Lisboa, para discutir os Cenários Macroeconómicos de Portugal no contexto da globalização - Perspectivas de futuro.

A sessão de abertura esteve a cargo do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, que contou também com a intervenção do Sr. Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno.

Perante uma sala cheia de dirigentes sindicais, mas também de representantes das Confederações Patronais, entre outras organizações da sociedade civil, esta conferência teve como mote analisar o caminho económico e financeiro que está a ser seguido e foi moderada pelo Dr. António Costa, contando para o efeito, com os contributos de dois ex-ministros das finanças, o Dr. Eduardo Catroga e o Dr. Teixeira dos Santos.

Aceda aqui à fotogaleria

Ver vídeo - Intervenção do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva

Ver vídeo - Intervenção do Sr. Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno

Ver vídeo - Conferência completa com Dr. Eduardo Catroga e Dr. Teixeira dos Santos

Apresentação do Livro “Regime Jurídico das Férias, Faltas e Licenças dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público”

2016-05-28
Apresentação do Livro “Regime Jurídico das Férias, Faltas e Licenças dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público”

Decorreu no dia 28 de Maio, pelas 18:00 horas, no auditório APEL, Feira do Livro de Lisboa, decorrerá a apresentação do livro “Regime Jurídico das Férias, Faltas e Licenças dos Trabalhadores com Vínculo de Emprego Público” de autoria de Francisco Pimentel, Presidente da UGT Açores.

A sessão contou com a presença do autor, e o livro foi apresentado pelo Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, e pelo Secretário-Geral do SINTAP, José Abraão.

Aceda aqui à fotogaleria

OBSERVADOR - Trabalhadores terão de pagar à UGT por contratos coletivos de trabalho

2016-05-28
OBSERVADOR - Trabalhadores terão de pagar à UGT por contratos coletivos de trabalho

O secretário-geral da UGT afirmou em Coimbra que há “consenso” dentro da central sindical sobre a possibilidade de obrigar trabalhadores a pagarem um contributo para poderem beneficiar dos contratos coletivos de trabalho (CCT) negociados pelos sindicatos.

Face à dessindicalização e à vaga de desemprego que se assistiu nos últimos anos, está a ser discutido no seio da UGT uma proposta para que os trabalhadores que não pertencem ao sindicato, mas que “beneficiam da contratação coletiva, paguem uma ‘fee’ – um contributo, um apoio – à organização sindical” para poderem “usufruir daquele contrato de trabalho”, disse à agência Lusa o secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

A proposta reuniu “um enorme consenso” dentro da UGT, sublinhou Carlos Silva, recordando que neste momento os acordos assinados e negociados entre um sindicato e uma empresa ou associação empresarial traduzem-se “numa aplicação a todos os trabalhadores”, sindicalizados ou não.

Leia aqui a notícia do OBSERVADOR na íntegra

Ver link

Tomada de Posse dos Orgãos Sociais do STAAE SUL e R.A.

2016-05-28
Tomada de Posse dos Orgãos Sociais do STAAE SUL e R.A.

Decorreu no dia 28 de Maio de 2016 a tomada de posse dos novos orgãos sociais do STAAE SUL e R.A. no hotel Barcelona em Lisboa.

Esta sessão, que serviu também para assinalar e celebrar os 25 anos desta organização sindical, contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, bem como o Secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.

No seguimento dos resultados eleitorais saídos do último congresso do STAAE SUL e R.A. foi reconduzida para Presidente da Comissão Executiva, Cristina Ferreira, tendo sido eleita para 1ª Vice-Presidente, Glória Marta e para 2ª Vice-Presidente, Ana Paula Miranda.

A Presidência do Conselho Geral será assumida pela Elsa Agostinho, sendo que para o cargo de Presidente do Conselho Fiscalizador de Contas foi eleito Fernando Garcia Barros.

Aceda aqui à fotogaleria 

1º Encontro de Jovens Bancários do SBC - Penela

2016-05-28
1º Encontro de Jovens Bancários do SBC - Penela

O SBC - Sindicato dos Bancários do Centro organizou nos dias 27, 28 e 29 de Maio em Penela, o 1º Encontro de Jovens Bancários do SBC.

Esta iniciativa está inserida numa clara aposta do SBC em envolver os jovens sindicalistas e associados para a necessidade de discutir o futuro dos trabalhadores bancários em Portugal.

Nesse âmbito, para além das diversas atividades lúdicas proporcionadas ao longo do fim de semana, a conferência intitulada "Setor Bancário - Perspetivas de Futuro" serviu para refletir sobre as problemáticas do setor, contando para o efeito com os contributos do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, do Presidente da APB - Associação Portuguesa de Bancos, Engº Faria de Oliveira e do Presidente do IEFP, Dr. Jorge Gaspar.

A conferência foi ainda moderada pelo Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira.

A sessão de abertura do evento contou ainda com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Luis Matias.

Aceda aqui à fotogaleria