UGT - Comunicados

Notícias

2016

Encontro Sectorial da Indústria - Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal

2016-06-03
Encontro Sectorial da Indústria - Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal

A cidade de Braga foi o palco da reunião do Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal (CSI G-NP), que serviu para discutir as questões ligadas à mobilidade laboral e à indústria dentro desta Euro-região, assim como procurar encontrar uma estrátégia que possa contribuir para melhorar o setor económico e social da região.

A sessão de abertura ficou a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rios e do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

A mobilidade laboral nas regiões transfronteiriças teve os contributos do Dr. Jorge Gaspar, ex-Presidente do IEFP e de Alfonso Marnotes, Director Geral da Orientação e Promoção Laboral da Galiza.

As questões ligadas ao Plano Estratégico 2020 para a indústria na Euro-região G-NP contaram com o contributo do Dr. Norberto Penedo, Diretor da Area de Competitividade do Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE).

Os setores sobre os quais estas quesões têm uma impacto maior, são os da indústria automóvel, naval e téxtil.

Para tal, foi de salientar a presença do Dr. João Girão, Secetário-geral da Associação de Indústrias Metalurgicas de Portugal (AIMMAP) e do Enrique Mallón, Secretário-geral da Associação de Metalúrgicos da Galiza (ASIME)

A sessão de encerramento esteve a cardo do Presidente da CSI G-NP, Osvaldo Pinho.

Aceda aqui à fotogaleria

11ª Semana da Responsabilidade Social

2016-06-01
11ª Semana da Responsabilidade Social

A UGT em parceria com a APEE, a Global Compact Network Portugal, a Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Portugal e o CEFOSAP, organizam no âmbito da 11ª Semana da Responsabilidade Social uma conferência no dia 3 de Junho, a partir das 9h00, na Culturgest, em Lisboa para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O primeiro painel, que conta com presença da Drª Catarina Braga (OIT), do Engª Carlos Paz (ISG) e da Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes, incidirá sobre a ODS 8 - "Trabalho Digno e Crescimento Económico".

A moderação está a cargo da Secretaria Executiva da UGT, Vanda Cruz.

O segundo painel, que conta com a presença do Sr. Deputado Dr. António Costa Silva (GP do PSD), da Srª Deputada Drª Maria da Luz Rosinha (GP do PS) e da Secretária Executiva da UGT, Vanda Cruz, incidirá sobre a ODS 12 - "Consumo e Produção Responsáveis".

A moderação está a cargo do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira

Intervenção do Sr. Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno na Conferência da UGT

2016-05-31
Intervenção do Sr. Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno na Conferência da UGT

Intervenção do Sr. Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno na Conferência UGT - "Cenários Macroeconómicos em Portugal no contexto da Globalização", decorrida no passado dia 30 de Maio, no Altis Park Hotel em Lisboa.

Ver Vídeo no link abaixo

 

Ver vídeo (Youtube)

Intervenção do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva na Conferência "Cenários Macroeconómicos em Portugal no contexto da Globalização - Perspetivas de Futuro"

2016-05-31
Intervenção do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva na Conferência "Cenários Macroeconómicos em Portugal no contexto da Globalização - Perspetivas de Futuro"

Intervenção do Secretário-Geral, Carlos Silva, na sessão de abertura da Conferência  da UGT "Cenários Macroeconómicos em Portugal no contexto da Globalização - Perspetivas de Futuro", decorrida no passado dia 30 de Maio, no Altis Park Hotel em Lisboa.

Ver Vídeo no link abaixo

Ver vídeo (Youtube)

Reunião Extraordinária do Grupo dos Trabalhadores do CESE

2016-05-31
Reunião Extraordinária do Grupo dos Trabalhadores do CESE

O Grupo dos Trabalhadores do CESE realizou uma reunião extraordinária no dia 31 de maio de 2016, em Haia, na sede do Conselho Económico e Social dos Países Baixos (SER). A reunião foi uma oportunidade para avaliar a Presidência neerlandesa da União Europeia, que está a chegar ao fim. A Europa continua a enfrentar ventos contrários, provocados pelo baixo crescimento, o elevado desemprego, o crescente apelo de populistas e eurocépticos e a incerteza quanto às futuras adesões à UE. O Grupo dos Trabalhadores considera que a UE deve ser um projeto positivo para os trabalhadores e para os cidadãos, trazendo-lhes mais segurança e permitindo-lhes enfrentar um mundo em rápida mudança.

Depois do discurso de abertura de Mariëtte Hamer, Presidente do SER, e de Gabriele Bischoff, Presidente do Grupo dos Trabalhadores, foi tema importante do debate o "núcleo europeu dos direitos sociais", uma iniciativa sobre a qual a Comissão Europeia lançou recentemente uma consulta pública. Do ponto de vista do movimento sindical, a iniciativa será fundamental para a evolução da União Europeia face às tendências eurocéticas que questionam a lógica desta União.

A sessão da tarde foi dedicada à discussão sobre os perigos do euroceticíssimo crescente e do nacionalismo na Europa, tendências das quais os próprios Países Baixos foram vítimas durante a sua Presidência, aquando do referendo holandês sobre o acordo de associação entre a UE e a Ucrânia.

Um painel de jornalistas, sindicalistas e acadêmicos de diferentes países europeus examinou os efeitos desses fenômenos, que colocam seriamente em causa os direitos sociais a nível nacional e europeu. Esses efeitos já se fazem sentir em muitos países, incluindo o Reino Unido, onde o Governo apresenta agora um novo conjunto de legislação de clara tendência antissindical.

Aceda aqui à Página Oficial do Grupo dos Trabalhadores do CESE