UGT - Comunicados

Notícias

2018

UGT reúne com Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

2018-09-29
UGT reúne com Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, e com os vereadores que constituem o executivo camarário, bem como os trabalhadores do município.

Este encontro que antecedeu o III Congresso da UGT-Viana do Castelo teve como objetivo abordar algumas questões, por um lado, junto do executivo municipal, a questão da interioridade e dos territórios de baixa densidade e, por outro, com os trabalhadores, reafirmar a necessidade da renegociação do ACEP (Acordo Coletivo de Empregador Público).

Além do Secretário-geral, estiveram presentes na reunião, em representação da UGT, o Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e em nome da UGT-Viana do Castelo, o seu presidente, João Cruz.

 

Ver fotos (Flickr)

III Congresso UGT-Viana do Castelo - João Cruz reeleito para mais um mandato

2018-09-29
III Congresso UGT-Viana do Castelo - João Cruz reeleito para mais um mandato

A UGT- Viana do Castelo realizou este sábado o seu III Congresso, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, que reelegeu para mais um mandato o Presidente, João Cruz, dirigente sindical do SINDEQ.

Este foi mais um momento de reafirmação e renovação sindical que contou mais uma vez com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e da Presidente, Lucinda Dâmaso, bem como de vários convidados da área político-sindical.

Ver fotos (Flickr)

SNAS reunido em Congresso

2018-09-28
SNAS reunido em Congresso

“Assistentes Sociais Unidos na luta pelos Direitos da Classe” foi o lema do congresso que se realizou ontem na sede da UGT e que juntou dezenas de trabalhadores que pretendem ver regulada a profissão com a integração na carreira de Técnico Superior de Saúde,  no regime especial, na futura Lei de Bases da Saúde.

Esta organização sindical filiada na UGT reivindica que “os assistentes sociais integram equipas multidisciplinares que prestam cuidados aos doentes”, assim o seu trabalho contribui “para a prevenção da doença, para a manutenção, defesa e promoção da saúde e do bem-estar e da qualidade de vida do indivíduo, da família e da comunidade, com um grau de complexidade inerente ao de Técnico Superior de Saúde.

Além da questão da carreira, o congresso do SNAS pretendeu ser um espaço de reflexão com o objectivo de perspetivar o futuro desta classe profissional, considerando os diversos enquadramentos a que estão sujeitos, desde logo as questões do assédio moral e da sua intervenção na saúde.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que exaltou a necessidade de as organizações sindicais lutarem pelos direitos dos trabalhadores que representam, firmando a sua posição face a uma tentativa generalizada de desvalorização do trabalho.

 

Ver fotos (Flickr)

Fórum TSF - UGT fala sobre a questão da limitação dos salários de topo

2018-09-28
Fórum TSF  - UGT fala sobre a questão da limitação dos salários de topo

Convidado a participar no Fórum TSF, o Secretário Executivo da UGT, Carlos Alves, referiu a posição da central relativamente ao projecto de lei que hoje estará em debate na Assembleia da República que propõe que o Governo defina um leque salarial de referência no sector privado.

 

CPCS - O.E. 2019 tem de responder aos problemas reais dos trabalhadores

2018-09-28
CPCS - O.E. 2019 tem de responder aos problemas reais dos trabalhadores

No final da reunião de concertação social, a Secretária-geral Adjunta da UGT, Paula Bernardo, afirmou que para a central sindical é fundamental que este O.E para 2019, contrariamente a anos anteriores, responda aos problemas reais das pessoas.

(Fonte:RTP)