UGT - Comunicados

Notícias

2016

RTP "Bom Dia Portugal": Reposição das 35 Horas

2016-07-01
RTP "Bom Dia Portugal": Reposição das 35 Horas

Participação do Secretário-Geral Adjunto da UGT, Nobre dos Santos, no programa "Bom Dia Portugal" da RTP, no dia 1 de Julho de 2016, com o tema "Reposição das 35 Horas na Função Pública" e os problemas dos sectores da Saúde

Ver vídeo (Youtube)

ugt

Workshop "Profissões de Desgaste Rápido"

2016-06-16
Workshop "Profissões de Desgaste Rápido"

No passado dia 15 de Junho de 2016, realizou-se na sede da UGT em Lisboa, um Workshop com o tema "Profissões de Desgaste Rápido", perante uma sala cheia de dirigentes sindicais da UGT e de sindicatos independentes.

O Workshop contou como oradores do 1º Painel a Dra. Teresa Cotrim, Presidente da Associação Portuguesa de Ergonomia, Dr. Manuel Maduro Roxo, Subinspetor-Geral da ACT, que debateram sobre as características de uma profissão de desgaste rápido, sendo o debate moderado por Aida Morais, Jurista da UGT.

O 2º Painel foi moderado por Sérgio Monte, Secretário Executivo da UGT, e contou como oradores, José Neves de Carvalho, do SMAQ, e José Infante de la Cerda, Controlador de Tráfego Aéreo, que apresentaram e debateram os casos concretos das suas profissões.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

 

Aceda aqui à fotogaleria

105ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - OIT (Intervenção do SG da UGT, Carlos Silva)

2016-06-08
105ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - OIT (Intervenção do SG da UGT, Carlos Silva)

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, interveio em representação dos trabalhadores portugueses, na 105ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que decorre em Genebra e na qual a UGT se fez representar ao mais alto nível, contando para tal com a presença de uma vasta delegação composta, para além do Secretário-geral, pelo:

Secretário-Geral Adjunto da UGT, Luis Correia,

Secretária-Geral Adjunta da UGT, Paula Bernardo, 

Secretária Executiva da UGT, Catarina Tavares,

Secretário Executivo da UGT, Mendes Dias,

Secretário Executivo da UGT, Sérgio Monte, 

Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita,

Jurista da UGT, Carlos Alves,

Jurista da UGT, Soraia Duarte,

Jurista do CEFOSAP, Sandra Borges.

Assita à intervenção integral do Secretário-geral da UGT

 

Aceda aqui à fotogaleria

 

Encontro Internacional da Juventude - CJ SINDEL

2016-06-04
Encontro Internacional da Juventude - CJ SINDEL

A Comissão de Juventude do SINDEL - Sindicatos Nacional da Industria e da Energia proporcionou aos seus associados mais jovens, a oportunidade de troca de experiências sindicais no encontro internacional da juventude que decorreu nos dias 3, 4 e 5 de Junho na Póvoa de Lanhoso.

Este evento, que contou com o apoio da Friedrich Ebert Stiftung, permitiu aos jovens sindicalistas compreender e discutir a situação da negociação coletiva nos seus respetivos setores, assim como definir as prioridades de ação.

A sessão de abertura contou a presença dos Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, do Secretário-geral do SINDEL, Angelo Pereira, do Secretário Executivo da UGT, Sérgio Monte, assim como do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira.

Este encontro teve o forte contributo sindical de jovens de diversos países europeus. As realidades sindicais da Finlandia, Eslovénia, Austria, Holanda e Alemanha foram confrontadas com a situação portuguesa, da qual surgiu uma profícua discussão e foram delineados eventuais caminhos e estratégias comuns a seguir na área da juventude.

Aceda aqui à fotogaleria

Encontro Sectorial da Indústria - Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal

2016-06-03
Encontro Sectorial da Indústria - Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal

A cidade de Braga foi o palco da reunião do Conselho Sindical Inter-regional Galiza/Norte de Portugal (CSI G-NP), que serviu para discutir as questões ligadas à mobilidade laboral e à indústria dentro desta Euro-região, assim como procurar encontrar uma estrátégia que possa contribuir para melhorar o setor económico e social da região.

A sessão de abertura ficou a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rios e do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

A mobilidade laboral nas regiões transfronteiriças teve os contributos do Dr. Jorge Gaspar, ex-Presidente do IEFP e de Alfonso Marnotes, Director Geral da Orientação e Promoção Laboral da Galiza.

As questões ligadas ao Plano Estratégico 2020 para a indústria na Euro-região G-NP contaram com o contributo do Dr. Norberto Penedo, Diretor da Area de Competitividade do Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE).

Os setores sobre os quais estas quesões têm uma impacto maior, são os da indústria automóvel, naval e téxtil.

Para tal, foi de salientar a presença do Dr. João Girão, Secetário-geral da Associação de Indústrias Metalurgicas de Portugal (AIMMAP) e do Enrique Mallón, Secretário-geral da Associação de Metalúrgicos da Galiza (ASIME)

A sessão de encerramento esteve a cardo do Presidente da CSI G-NP, Osvaldo Pinho.

Aceda aqui à fotogaleria