UGT - Comunicados

Notícias

2020

TSF | UGT reticente com o prolongamento do lay-off simplificado

2020-07-21
TSF | UGT reticente com o prolongamento do lay-off simplificado

A UGT está reticente em relação ao prolongamento do lay-off simplificado. 

Em reacção à entrevista do ministro Pedro Siza Vieira, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, afirmou que na concertação social nunca se falou no prolongamento do lay-off simplificado. Por outro lado, o dirigente sindical concorda com a requalificação dos trabalhadores, mas sublinha que a mesma deve ser feita durante o horário de trabalho.

(Fonte:TSF)

RTP - UGT reivindica maior equilíbrio nos apoios às empresas e aos trabalhadores

2020-07-18
RTP - UGT reivindica maior equilíbrio nos apoios às empresas e aos trabalhadores

Em declarações à RTP, o Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte afirmou que a UGT apoia genericamente as medidas adoptadas pelo Governo para a retoma progressiva da economia.

Para o dirigente sindical é necessário um maior equilíbrio entre os apoios às empresas e aos trabalhadores e lembra aos empregadores que o lay-off normal está em vigor e nunca foi revogado.

A UGT concorda com o lay-off simplificado para as empresas que se encontram encerradas, mas critica as restantes afirmando que permite abusos por parte de muitos empregadores.

O Governo prepara-se para aprovar uma nova extensão do lay-off simplificado. A medida para reforçar os apoios às empresas e à retoma da economia deve ser aprovada na próxima semana.

(Fonte:RTP3)

 

 

UGT promove Campanha #MaisLiberdadeMaisResponsabilidade #JuntosSalvamosVidas

2020-07-17
UGT promove Campanha #MaisLiberdadeMaisResponsabilidade #JuntosSalvamosVidas

A UGT lançou uma campanha online de alerta para a necessidade de valorização e protecção da saúde e dos seus trabalhadores.

Veja os links abaixo

Esta nova realidade precisa de uma resposta global. Precisa de todos os profissionais de saúde! Precisa de todos os trabalhadores! Precisa de todos os cidadãos!

Emanuel Boieiro, Secretário Executivo da UGT 

As boas práticas salvam vidas! Não podemos facilitar, a tua vida conta! Esta luta é de todos nós!

Vanda Cruz, Secretária Executiva da UGT

"Apelo a todos os cidadãos que adotem comportamentos seguros"

Dina Carvalho, Secretária-Geral Adjunta da UGT e Secretária-Geral do SINDITE

"Sou técnica de radiologia e diariamente realizo exames a doentes suspeitos com Covid-19.
Vivo uma realidade onde os recursos humanos são escassos, com horas consecutivas de trabalho, poucas folgas e descansos."
Sónia Roios, do Centro Hospitalar de Lisboa Central

Conselho Europeu - UGT sublinha que o Plano de Recuperação da União Europeia é uma decisão inadiável

2020-07-14
Conselho Europeu - UGT sublinha que o Plano de Recuperação da União Europeia é uma decisão inadiável

Exmo. Senhor 

Primeiro-Ministro,

Dr. António Costa

É preciso não esquecer que quem trabalhou e colocou as suas vidas em risco, durante da crise Covid-19, para prestar serviços essenciais não pode ser descartado. Se não conseguirmos chegar a acordo sobre um grande e ambicioso Plano de Recuperação da U.E. serão os trabalhadores, muitas vezes os trabalhadores mais mal pagos, as suas famílias e as suas comunidades que mais sofrerão. O Plano de Recuperação deve ser a maior prioridade social, económica e política da União Europeia e dos seus dirigentes. 

A UGT, membro da ETUC-CES, sublinha que o PLANO DE RECUPERAÇÃO é uma decisão inadiável, sob pena, de custar a destruição de milhares de empregos por toda a Europa. Confiamos que os chefes de Estado e de Governo e em Portugal irão assumir a responsabilidade coletiva de apoiar o plano de recuperação proposto de 750 mil milhões de euros na reunião do Conselho Europeu de 17 e 18 de julho.

A Covid-19, provocou uma situação sem precedentes na economia europeia. Não podemos deixar que na sequência da pandemia se instale também, uma crise social capaz de acentuar e perpetuar as desigualdades, a exclusão social e a desconfiança relativamente às instituições democráticas. É necessário agir rápido para combater as consequências nefastas do vírus para as economias. Para que o Plano de Recuperação tenha sucesso será necessário que não se aumente a percentagem dos empréstimos no pacote, a fim de não tornar insustentável o fardo da dívida de muitos Estados-Membros; não se reduza o montante do Quadro Financeiro Comunitário proposto pela Comissão Europeia,  a fim de evitar um risco sério de cortes na política de coesão, nomeadamente o FSE+; não se introduzam direitos de veto e condicionalidades orçamentais nos Planos Nacionais de Recuperação, o que prejudicaria o potencial da estratégia de recuperação proposta para evitar uma crise económica e de emprego maciça na U.E. 

Finalmente, pedimos-lhe que os princípios orientadores do Plano de Recuperação sejam o Green Deal, a Agenda Digital, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e os ODS das Nações Unidas.

 

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Silva

Secretário Geral da UGT

Webinar “Teletrabalho no Direito: os Direitos no Teletrabalho”

2020-07-10
Webinar “Teletrabalho no Direito: os Direitos no Teletrabalho”

No próximo dia 14 de julho de 2020, o canal4, da responsabilidade da AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, promovida pela FNE e pelos seus Sindicatos membros, realiza o Webinar com o tema “Teletrabalho no Direito: os Direitos no Teletrabalho”, que terá como orador convidado o Doutor Duarte Abrunhosa e Sousa, reconhecido especialista na matéria, nos campos académico e profissional.

A súbita generalização do tema do Teletrabalho no mundo laboral trouxe a todos os trabalhadores portugueses, a par de fatores considerados positivos, muitas dúvidas, incertezas e inseguranças. Estas são questões que vão procurar ter resposta no debate neste webinar.

Saiba mais em http://www.canal4.pt/

Garanta aqui o seu lugar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_bU6uo4bYQA-8tHni7enb7w