UGT - Comunicados

Notícias

2016

UGT: "Ainda há espaço para corrigir injustiças" na Administração Pública

2016-07-20
UGT: "Ainda há espaço para corrigir injustiças" na Administração Pública

José Abraão considerou, na 21.ª Hora da TVI24, que há outras formas de valorizar os salários e as carreiras na administração pública, com vista a minimizar as consequências do congelamento salarial para 2017 anunciado pelo Governo.

Clique AQUI para aceder ao programa completo.

UGT reúne com Departamento Nacional das Mulheres Socialistas

2016-07-20

A pedido do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS), a UGT recebeu no dia 20 de Junho, uma delegação do DNMS liderada pela Presidente Elza Pais, acompanhada pela Secretária Nacional do Departamento, Gabriela Canavilhas.

A reunião serviu para apresentar ao Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, o projeto do DNMS - Novas lideranças e perspetivar o estabelecimento de pontos de convergência entre ambas as estruturas no que concerne à promoção das políticas de igualdade e não-discriminação. 

A delegação da UGT contou ainda com a presença da Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, e da Vice Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Rosa Fernandes Garcia.

Parceiros sociais aceitam Correia de Campos para presidente do CES

2016-07-15
Parceiros sociais aceitam Correia de Campos para presidente do CES

Os parceiros sociais aceitaram hoje a escolha de Correia de Campos para presidente do Conselho económico e Social (CES) sem grandes reações, embora alguns tenham manifestado maior otimisto pela indicação do nome do antigo ministro e deputado europeu socialista.

O líder da UGT, Carlos Silva considerou positivo que Correia de Campos possa trazer a sua experiência pra a concertação social.

5ª edição: Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo

2016-07-13
5ª edição: Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo

O Doutoramento em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo constitui-se como programa de formação académica aprofundada em Sociologia, destinado quer aos licenciados e mestres que concluíram o curso de 2º ciclo na mesma área, quer aos candidatos de outras origens, com formação em sociologia ou áreas afins, ou com outra formação mas cujos interesses e curriculum académico ou profissional sejam considerados adequados a este ciclo de estudos.

Trata-se de um doutoramento único em Portugal, onde o público sindical se enquadra.

Os potenciais interessados devem aceder a http://uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/RTDSS.

Em caso de dúvida pode contactar eea@fe.uc.pt ou doutoramentos@ces.uc.pt

Em alternativa pode aceder a informações sobre o doutoramento através do seguinte link:

http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/trabalho

 

Secretário Geral da UGT na apresentação pública dos 7 Projectos-bandeira da Economia Social (Fundação Oriente)

2016-07-06
Secretário Geral da UGT na apresentação pública dos 7 Projectos-bandeira da Economia Social (Fundação Oriente)

Os 7 Projetos-bandeira foram desenvolvidos por sete municípios portugueses (Gouveia, Fundão, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Lousã, Penela e Miranda do Corvo) que visam apresentar soluções inovadoras e integradas para problemas e desafios societais complexos, tais como o despovoamento, o desemprego, a falta de economia endógena, o isolamento dos idosos, uma saúde preventiva ou as TICs ao serviço da Inovação Social, entre outros.

Mais de 120 entidades públicas, privadas e da Economia Social e Cidadãos estiveram envolvidos na sua elaboração. Da Saúde Inteligente e Preventiva, passando pela criação de uma Plataforma de promoção Digital de Produtos locais, pela valorização da intergeracionalidade, pela ação integrada de inclusão de pessoas com discapacidades, pela promoção das TICs aplicadas à inovação social, pela criação de uma Familia Pública até à Integração eficiente de Serviços da Administração Pública, os sete Projetos-bandeira são uma dasa iniciativas mais inovadoras e integradas de inovação social no país.

O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, está presente enquanto Vice Presidente do Conselho Económico e Social, e está acompanhado pelo Secretário Geral Adjunto da UGT, Luis Correia.