Além da política global para este mandato, o SBSI tem hoje novos Estatutos, o primeiro passo para a integração no futuro sindicato nacional.
Os delegados ao XIX Congresso do SBSI, que decorreu dia 11 de outubro na sede da UGT, em Lisboa, aprovaram o Programa de Ação apresentado pela Direção, com 118 votos a favor, 47 contra e 9 abstenções.
(...)
Novos Estatutos
No dia seguinte, 12 de outubro, realizou-se o XX Congresso, extraordinário, que contou já como delegados os membros eleitos na véspera e que entretanto tomaram posse.
O Congresso foi dedicado à apresentação e discussão da proposta de alteração de Estatutos apresentada pela Direção.
Os Estatutos alargam o âmbito profissional e geográfico do SBSI, possibilitando a assim a constituição ou fusão de sindicatos para dar origem ao sindicato nacional.
Leia a notícia na integra no link abaixo
Foram mais de 800, os atletas que participaram, este sábado, na 2.ª Edição da Corrida UGT.
Num percurso dividido entre Corrida (8KM) e Caminhada (4KM), os participantes e as suas familias quiseram estar presentes nesta iniciativa da UGT e demonstrar que o movimento sindical também pode lutar pelos direitos dos trabalhadores de uma forma saudável, correndo unidos por melhores condições de vida e de trabalho.
Veja quem foram os vencedores desta jornada no link abaixo
O Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, foi um dos convidados da Edição da Noite, da SIC Notícias, para analisar com António Saraiva, da CIP, o encontro que o Primeiro-ministro, António Costa, teve esta quinta-feira com os parceiros sociais.
Veja as declarações do Secretário-geral Adjunto da UGT no vídeo abaixo
Veja a intervenção do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, na sessão de abertura do XIX Congresso do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), que decorre nos dias 11 e 12 de Outubro, na sede da UGT.
Aceda à Fotogaleria no link abaixo
No encontro que teve lugar hoje com o Primeiro-ministro, António Costa, a UGT apresentou o seu caderno reivindicativo e a disponibilidade para o diálogo.
Em declarações aos jornalistas, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, afirmou que entre a UGT e o Primeiro-ministro existiu “sintonia quanto às matérias que devem ser tratadas em concertação social”, bem como a importância de se rever a política de rendimentos e a política de fiscalidade.
Além das reivindicações apresentadas na Política Reivindicativa, aprovada em Portalegre, no passado dia 23 de Setembro, que inclui a proposta de aumento do salário mínimo, a UGT reafirmou ainda, junto do Primeiro-ministro indigitado, a disponibilidade da Central para um trabalho em conjunto com o Governo para a estabilidade, essencial ao desenvolvimento do país.
“A estabilidade é fundamental para a progressão e para que o país tenha progresso. Portanto, temos todos que trabalhar para essa estabilidade, não compete só ao Governo, compete também a todos os parceiros sociais e a UGT estará disponível para essa estabilidade”, afirmou Lucinda Dâmaso.
Em relação às propostas sindicais a dirigente sindical adiantou que a UGT irá “lutar para que as questões que estão no nosso caderno de política para todos os trabalhadores nos próximos quatro anos seja discutido na sede própria, a concertação social, e que tenhamos os ganhos e assumamos os compromissos todos que devemos assumir".
Uma das questões enfatizada da parte da UGT prendeu-se, precisamente, com "a importância da concertação social, e a importância que a concertação social tem, obviamente, que ter nestes próximos quatro anos, no sentido de aí serem discutidas todas as matérias que tenham a ver com o trabalho e com os trabalhadores.
A Presidente da central sindical defendeu que o âmbito da concertação social deve ser alargado, através do aumento dos temas discutidos e analisados naquele fórum. "Não é só a questão do salário mínimo que tem importância dentro da concertação social, mas todas as outras questões, como a política de rendimentos, a política da fiscalidade", referiu.
Constituiram a delegação da UGT que se reuniu com o Primeiro-ministro, além da Presidente, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e Dina Carvalho, e o Secretário Executivo, Carlos Alves.
Clique aqui para ver a galeria de fotos