UGT - Comunicados

Notícias

2018

Greve do grupo Infraestruturas de Portugal (IP) adiada para 31 de Out.2018

2018-10-11
Greve do grupo Infraestruturas de Portugal (IP) adiada para 31 de Out.2018

Os sindicatos afectos à UGT (SINTAP, SINAFE, SINFA, SINFESE e SINDEFER) juntamente com mais nove organizações sindicais convocaram uma greve no grupo Infraestruturas de Portugal (IP) para o próximo dia 31 de Outubro. Os trabalhadores exigem o desbloqueamento do processo negocial em torno de um novo acordo colectivo, com valorização salarial para todos. Na sequência da reunião realizada no dia 10 e face às posição fechada do Governo/Administração da IP, as organizações sindicais decidiram reformular as formas de luta em curso, começando pelo adiamento da greve marcada para a próxima sexta feira, para o próximo dia 31 de Outubro, nos mesmos moldes.

Assim, na próxima segunda feira (15 de Outubro) haverá uma reunião das organizações de trabalhadores, onde será analisada a organização da greve de dia 31 de Outubro e outras acções a desenvolver, de modo a intensificar a luta em defesa da negociação de um Acordo Colectivo de Trabalho e um Regulamento de Carreiras que abranja todos os trabalhadores da IP e empresas participadas (IP-Telecom; IP-Engenharia; IP-Património).

Um acordo de Empresa para Todos 

Regulamento de Carreiras

Enfermeiros em Greve

2018-10-11
Enfermeiros em Greve

Carlos Ramalho, Presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, adianta à SIC Noticias as razões da greve dos enfermeiros.

UGT apresenta condolências pelo falecimento do dirigente sindical Luís Graça Gonçalves

2018-10-10
UGT apresenta condolências pelo falecimento do dirigente sindical Luís Graça Gonçalves

Foi com enorme pesar que a UGT tomou conhecimento do desaparecimento do dirigente sindical do Sindicato de Engenheiros da Marinha Mercante (SEMM) e membro do Secretariado Nacional da UGT, Luís Graça Gonçalves.

A UGT apresenta à família as mais sinceras condolências.

Leia abaixo o comunicado do SEMM de homenagem à vida e luta sindical de Luís Graça Gonçalves.

Carreira Especial de Fiscalização Municipal - Progressos insuficientes

2018-10-08
Carreira Especial de Fiscalização Municipal - Progressos insuficientes

O SINTAP reuniu, no dia 3 de outubro, com a Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca, com o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, para discussão da segunda versão da proposta de decreto-lei que procede à revisão das carreiras inalteradas da área da fiscalização municipal, estabelecendo, de forma clara, a criação de uma carreira especial de fiscalização, e a apresentação de normas sobre a descentralização de competências para a Administração Local.

Não obstante o projeto de diploma prever uma carreira pluricategorial, esta contém apenas duas categorias, enquanto o SINTAP defende a existência de três categorias, esperando-se por isso que uma nova versão do projeto de diploma, que o Governo se comprometeu a apresentar nos próximos dias, possa aproximar-se das reivindicações do SINTAP.

Relativamente aos níveis remuneratórios, que na atual versão do documento ficam aquém das expetativas, o SINTAP espera também que a nova versão do diploma possa apresentar claras melhorias.

Leia o comunicado do SINTAP no link abaixo

FEBASE - Revisão salarial do ACT: Negociações suspensas

2018-10-08
FEBASE - Revisão salarial do ACT: Negociações suspensas

A banca manteve-se irredutível na sua proposta de atualização das tabelas em 0,75% e a Febase suspendeu as negociações. A Federação está a decidir medidas a tomar, equacionando, entre outras, a paralisação do setor.

A nona ronda negocial de dia 28 de setembro ditou a suspensão do processo. O Grupo Negociador da Banca não evoluiu na sua posição e a Febase recusou a proposta na mesa.

Deste modo, e face à irredutibilidade da banca, a Febase decidiu suspender as negociações e reunir de imediato um grupo de trabalho, com vista à tomada de posteriores posições, cujo corolário poderá ser a paralisação do setor.

Leia o comunicado da FEBASE no link abaixo

Ver link