Em declarações à Antena 1, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirma que a nova composição do Governo mantém uma linha de continuidade em relação ao elenco da anterior legislatura.
Em relação à escolha de António Costa em atribuir a pasta do Trabalho a Ana Mendes Godinho, o líder da UGT demonstra alguma surpresa, mas dá um voto de confiança à nova ministra.
Considera que “fez um excelente trabalho” à frente da Secretaria de Estado do Turismo, e esperando que a governante traga à nova pasta a experiência, credibilidade e assertividade que teve nas anteriores funções, expressou Carlos Silva.
(Fonte: Antena 1)
Oiça as declarações do Secretário-geral da UGT no link abaixo
A UGT e os seus sindicatos manifestaram a sua solidariedade para com Chico Buarque da Holanda, pelo atropelo de que foi alvo pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro que se recusou a assinar o Prémio Camões, atribuído este ano ao artista brasileiro.
Numa mensagem remetida às congéneres sindicais brasileiras, a UGT manifesta a sua repugnância pela decisão do Presidente do Brasil, considerando que ela constitui um ultraje à Língua Portuguesa e um atentado à democracia.
A mesma mensagem foi remetida para conhecimento ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, ao Instituto Camões, ao Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à Sociedade Portuguesa de Autores.
Leia na íntegra a mensagem assinada pelo Secretário-geral da UGT
“Caros Amigos,
Tomamos conhecimento que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, decidiu não assinar o diploma que confere o Prémio Camões 2019 ao Poeta, Prosador, Artista, Cantor e Militante da Língua Portuguesa, Património Universal da Humanidade, Chico Buarque da Holanda.
A repugnância que tal decisão encerra constitui um ultraje à Língua Portuguesa, comum entre os nossos povos e factor de irmandade multissecular, e é um atentado à democracia, que o próprio Prémio Camões constitui, já que foram os portugueses e os brasileiros que decidiram e consagraram este Prémio.
A UGT-Portugal e os seus Sindicatos pretendem, desta forma, expressar a sua solidariedade com Chico Buarque da Holanda através do movimento sindical irmão do Brasil, apelando a todos os democratas brasileiros e de língua portuguesa que denunciem este atropelo e pressionem o Presidente do Brasil a cumprir a democracia e os acordos que subjazem à atribuição do Prémio Camões.
Em Defesa da Liberdade.”
P’la UGT-Portugal
Carlos Silva
Secretário Geral
Leia a quinta edição da newsletter da UGT no link abaixo.
O Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL), filiado na UGT, comemorou no passado sábado, dia 12 de Outubro, o seu 40.ºAniversário, numa cerimónia que teve lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Centenas de trabalhadores, dirigentes sindicais e individualidades da sociedade civil estiveram presentes numa grande cerimónia na qual a UGT se fez representar por uma ampla delegação constituída pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e Paula Bernardo, e pelos Secretários Executivos, Luís Costa e Carlos Alves.
Aceda à Fotogaleria no link abaixo
Além da política global para este mandato, o SBSI tem hoje novos Estatutos, o primeiro passo para a integração no futuro sindicato nacional.
Os delegados ao XIX Congresso do SBSI, que decorreu dia 11 de outubro na sede da UGT, em Lisboa, aprovaram o Programa de Ação apresentado pela Direção, com 118 votos a favor, 47 contra e 9 abstenções.
(...)
Novos Estatutos
No dia seguinte, 12 de outubro, realizou-se o XX Congresso, extraordinário, que contou já como delegados os membros eleitos na véspera e que entretanto tomaram posse.
O Congresso foi dedicado à apresentação e discussão da proposta de alteração de Estatutos apresentada pela Direção.
Os Estatutos alargam o âmbito profissional e geográfico do SBSI, possibilitando a assim a constituição ou fusão de sindicatos para dar origem ao sindicato nacional.
Leia a notícia na integra no link abaixo