UGT - Comunicados

Notícias

2021

SNPC pede esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna

2021-03-25
SNPC pede esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna

O SNPC (Sindicato Nacional da Proteção Civil) pediu esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna, sobre a aplicação da Portaria 69/2021, de 24 de Março que não referencia os Trabalhadores da Proteção Civil, nomeadamente os Técnicos dos SMPC – Serviços Municipais de Proteção Civil, na atribuição de um subsídio extraordinário de risco, no combate à pandemia COVID-19, a profissionais que em período de emergência, calamidade ou contingência praticaram de forma continuada ou relevante, atos diretamente relacionados com pessoas suspeitas e doentes infetados por COVID-19.

Leia o ofício enviado à tutela no link abaixo

"Valorizar a água" - UGT associa-se à companha das Nações Unidas

2021-03-22
"Valorizar a água" - UGT associa-se à companha das Nações Unidas

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente desde 1993 pelas Nações Unidas. O tema escolhido para este ano foi o “Valorizar a Água”, com isto pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do consumo excessivo na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.  

Para assinalar a data, realiza-se a campanha H2Off – Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.

Sendo a água um bem vital e insubstituível e o seu reaproveitamento responsável um imperativo, a UGT associa-se a esta campanha das Nações Unidas e diz presente ao  combate que é e deve ser de todos.

Rádio Observador | Negociação Colectiva é um instrumento essencial na regulamentação do teletrabalho

2021-03-19
Rádio Observador | Negociação Colectiva é um instrumento essencial na regulamentação do teletrabalho

Num debate na Rádio Observador, o Secretário-Geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, defendeu a negociação colectiva como o instrumento fundamental na regulamentação do teletrabalho.

© Observador

SNPC | Vigilantes da Natureza concentram-se frente à A.R.

2021-03-18
SNPC | Vigilantes da Natureza concentram-se frente à A.R.

O Sindicato Nacional da Protecção Civil (SNPC), filiado na UGT, promoveu, esta terça-feira uma concentração de vigilantes da natureza junto à Assembleia da República.

Estes profissionais reclamam a revisão da carreira e melhores condições de trabalho.

Com uma carreira estagnada há mais de 20 anos, os vigilantes lutam pela conservação da natureza e exigem mais competência para a conservação das espécies.

Leia o manifesto no link abaixo

 

Secretário-geral da UGT debate os "Novos caminhos para o emprego"

2021-03-16
Secretário-geral da UGT debate os "Novos caminhos para o emprego"

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, foi um dos oradores convidados do webinar “Novos caminhos para o emprego, organizado no passado dia 15 de março, pelo Jornal de Notícias (J.N.) em parceira com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

O teletrabalho e a predominância do digital na vida dos trabalhadores serão algumas das tendências que marcaram o futuro do mercado laboral e curto e médio prazo. Contudo esta nova realidade, acelerada pela pandemia, levanta uma série de novos desafios e problemas aos trabalhadores e empresas. 

A discussão sobre os direitos nos novos modelos de trabalhos, levou o Secretário-geral da UGT a chamar a atenção na sua intervenção para a as ambições das gerações mais jovens que, nas suas palavras, acabam por ser muitas vezes frustradas.: “As gerações de hoje buscam a qualidade de vida e o bem-estar. Para isso, procuram acima de tudo um emprego com direitos e um salário que permita que as suas satisfações venham ao encontro do    que ganham e Portugal continua a ser um país de baixos salários”.

O líder da UGT não deixou ainda de colocar ênfase na necessidade de dotar o interior do país de condições que consigam atrair mais mão de obra jovem e qualificada. “Muitos desempregados qualificados que estavam em sectores como o turismo, não querem ir para a zona do interior porque não há habitação, nem condições macroeconómicas ou até microeconómicas”.

Presentes igualmente no debate estiveram, na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e a Directora do JN, Inês Cardoso. No painel de debate estiveram, além do Secretário-geral da UGT, o membro da Comissão Executiva da CIP, Rafael Campos Pereira, o economista Ricardo Paes Mamede, e a psicóloga, Cristina Valente. A sessão de encerramento esteve a cargo da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que na sua intervenção lembrou que os jovens e as mulheres são os mais afectados pelas consequências da pandemia.