UGT - Comunicados

Notícias

2021

Mensagem de condolências pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu

2021-04-05
Mensagem de condolências pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu

A UGT, através do Secretário-geral, Carlos Silva, transmitiu as mais sentidas condolências à Câmara Municipal de Viseu, aos autarcas municipais e de freguesia, aos trabalhadores do município e a todos os Viseenses, pelo falecimento do seu Presidente, António Almeida Henriques.

“É com profundo pesar que venho, em meu nome pessoal e da UGT - União Geral de Trabalhadores de Portugal - transmitir as nossas mais sinceras condolências à Câmara Municipal de Viseu, aos seus autarcas municipais e de freguesia, aos trabalhadores do município e a todos os Viseenses, pelo falecimento trágico do seu Presidente, Dr. António Almeida Henriques. Nesta hora de profunda dor e tristeza, agravadas pelo facto de o seu desaparecimento ocorrer em pleno período Pascal, acreditamos que o seu exemplo de Homem Político e de autarca, de Viseense de corpo e alma, de defensor do bem comum e do desenvolvimento da sua terra, merecerá um lugar especial entre os seus, mas também entre todos os que com ele privaram e que foram distinguidos pela sua cortesia e amabilidade.

Agradecemos que possam transmitir as nossas condolências à família enlutada.”

Em solidariedade 

Pela UGT

O Secretário Geral

Carlos Silva

Parvalorem - UGT apoia posição conjunta do SBN, SBC e Mais Sindicato

2021-04-05
Parvalorem - UGT apoia posição conjunta do SBN, SBC e Mais Sindicato

A UGT subscreve e apoia integralmente a posição apresentada pelo SBN, SBC e Mais Sindicato, sustentando que o pedido de empresa em reestruturação solicitado pela Parvalorem carece de fundamento, deve ser indeferido e que o diálogo e a negociação sérios deveriam ser os caminhos seguidos pela empresa para minimizar e/ou obstar os efeitos sobre o emprego.

Leia a posição conjunta dos sindicatos no documento abaixo

OBSERVADOR | "Decisão foi pouco sensata, António Costa está isolado"

2021-04-01
OBSERVADOR | "Decisão foi pouco sensata, António Costa está isolado"

Para o secretário-geral da UGT, o envio dos diplomas dos apoios sociais foi "um erro". Carlos Silva compara ainda o isolamento do Governo com a situação do PEC IV.

(fonte: Rádio Observador)

Ver link

SNPC pede esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna

2021-03-25
SNPC pede esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna

O SNPC (Sindicato Nacional da Proteção Civil) pediu esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna, sobre a aplicação da Portaria 69/2021, de 24 de Março que não referencia os Trabalhadores da Proteção Civil, nomeadamente os Técnicos dos SMPC – Serviços Municipais de Proteção Civil, na atribuição de um subsídio extraordinário de risco, no combate à pandemia COVID-19, a profissionais que em período de emergência, calamidade ou contingência praticaram de forma continuada ou relevante, atos diretamente relacionados com pessoas suspeitas e doentes infetados por COVID-19.

Leia o ofício enviado à tutela no link abaixo

"Valorizar a água" - UGT associa-se à companha das Nações Unidas

2021-03-22
"Valorizar a água" - UGT associa-se à companha das Nações Unidas

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente desde 1993 pelas Nações Unidas. O tema escolhido para este ano foi o “Valorizar a Água”, com isto pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do consumo excessivo na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.  

Para assinalar a data, realiza-se a campanha H2Off – Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.

Sendo a água um bem vital e insubstituível e o seu reaproveitamento responsável um imperativo, a UGT associa-se a esta campanha das Nações Unidas e diz presente ao  combate que é e deve ser de todos.