UGT - Comunicados

Notícias

2020

Uniões - UGT e CEFOSAP promovem debate sobre a formação profissional

2020-02-07
Uniões - UGT e CEFOSAP promovem debate sobre a formação profissional

A UGT, em parceria com o CEFOSAP, realizou, no dia 06 de Fevereiro, em Viseu, uma conferência que juntou as uniões distritais para debater os impactos da formação profissional na qualificação dos ativos portugueses.

Num encontro bastante participado, os dirigentes sindicais refletiram sobre a formação profissional ministrada pelo CEFOSAP, e obtiveram informações sobre a oferta formativa ao nível dos EFAS.

Esta iniciativa permitiu fornecer às organizações e quadros sindicais, as informações e conhecimentos que ajudarão na criação de respostas concretas para uma melhoria da qualificação dos trabalhadores portugueses.

Uma iniciativa de grande sucesso que contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva; dos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro; dos Secretários Executivos, Luís Costa, Carlos Moreira e Emanuel Boieiro; do Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita; da Coordenadora do Centro Qualifica, Isabel Mendes; da Coordenadora do Departamento de Planeamento e Gestão da Formação do CEFOSAP, Isabel Dias; do Presidente do Conselho de Administração do CEFOSAP, Vitor Hugo Coelho; de Helena Lourenço, do IEFP; da assessora jurídica do CEFOSAP, Sandra Borges; da Administradora Delegada da COMPETIR, Ana Onofre; das representantes do Gabinete de Projectos da UGT, Soraia Duarte e Inês Possante; bem como do Presidente da UGT-Viseu, Manuel Teodósio, e de todos os elementos do Secretariado desta união. De registar as ausências da UGT-Açores e Madeira, pelo facto que acção formativa não se estender às regiões autónomas, bem como das uniões distritais do Porto e Beja.

 

Aceda à Fotogaleria no link abaixo

Ver fotos (Flickr)

UGT valoriza a formação profissional desenvolvida pela UGT-Viseu

2020-02-07
UGT valoriza a formação profissional desenvolvida pela UGT-Viseu

Uma delegação da UGT, a convite da UGT-Viseu, teve a oportunidade de contactar com os formandos de uma das turmas da união distrital, tomando assim conhecimento da oferta formativa desenvolvida pela organização sindical na valorização e certificação de competências dos trabalhadores daquele distrito.

A UGT-Viseu assume-se assim como um promotor distrital que assegura a garantia de uma integração profissional de qualidade, promovendo um trabalho digno com o reforço dos níveis de qualificação.

Reportagem SIC com o SG UGT - António Costa em rutura com a UGT?

2020-02-06
Reportagem SIC com o SG UGT - António Costa em rutura com a UGT?

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva assume, em entrevista à SIC, que o corte de relações entre o primeiro-ministro e a UGT está a provocar incómodo dentro do Partido Socialista.

Veja a reportagem na íntegra no link abaixo

(Fonte:SIC)

Ver link

UGT acredita num entendimento dos sindicatos com o Governo sobre aumentos nos salários

2020-02-05
UGT acredita num entendimento dos sindicatos com o Governo sobre aumentos nos salários

No final da reunião com as ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o Secretário-geral da UGT mostrou-se confiante que na próxima semana o Governo dará “um sinal claro” para a valorização salarial dos trabalhadores da Administração Pública. 

Segundo o líder da UGT, a ministra Alexandra Leitão demonstrou, durante o encontro, a possibilidade de "haver ainda este ano um sinal claro em sede orçamental com alguma folga que o Governo encontre para ir além daquela que foi a decisão inicial do Governo de aumentar os salários dos trabalhadores da Administração Pública em 0,3%", disse.

"Não há nenhuma garantia, mas há uma convicção que retiramos da intervenção da ministra Alexandra Leitão. Aguardemos por dia 10, que haja fumo branco nesse sentido, para que a ministra de facto apresente aos sindicatos mais abertura e questões concretas", disse.

Na ordem de trabalhos para a próxima reunião de dia 10, com os sindicatos da Administração Pública estarão em discussão: salários e protocolo negocial – Quadro Estratégico para a Administração Pública (2020-2023).

Além do Secretário-geral da UGT integraram a delegação da central para a reunião com as ministras, a Presidente, Lucinda Dâmaso, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Paula Bernardo, José Cordeiro e Dina Carvalho, e o Secretário-geral da FESAP, José Abraão.

 

Veja as declarações do Secretário-geral da UGT no final da reunião no link abaixo

(Fonte: RTP)

Ver link

TSF - UGT apoia luta dos trabalhadores da Administração Pública

2020-02-04
TSF - UGT apoia luta dos trabalhadores da Administração Pública

Em dia de greve nacional da Administração Pública, o Secretário-geral da UGT, em declarações à TSF, reafirmou o apoio da central à luta dos seus sindicatos e dos funcionários públicos, numa demonstração clara do desencanto e desilusão face às medidas anunciadas de aumentos salarias de 0,3% para a Administração Pública.

Para Carlos Silva a convocação desta paralisação deveu-se à indisponibilidade do Governo em negociar com os sindicatos, impondo por decisão unilateral os aumentos salariais.

Oiça as declarações do Secretário-geral da UGT no Fórum TSF