UGT - Comunicados

Notícias

2019

SN - Conferência de Imprensa UGT - Secretário-geral, Carlos Silva

2019-12-20
SN - Conferência de Imprensa UGT - Secretário-geral, Carlos Silva

Após a reunião do Secretariado Nacional da UGT Portugal, o Secretário-geral, Carlos Silva, em conferência de imprensa, e face à inversão da estratégia do Governo em sede de concertação social, que discutiu beneficios para as empresas em vez de salários, afirmou que a central sindical "é a favor que existam medidas equilibradas para os trabalhadores e para os empresários".

UGT reúne com Secretário-geral Adjunto do Partido Socialista

2019-12-20
UGT reúne com Secretário-geral Adjunto do Partido Socialista

Uma delegação da UGT recebeu esta sexta-feira na sua sede o Secretário-geral Adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, que se fez acompanhar pela Secretária Nacional para o Trabalho e Economia Social, Susana Ramos.

Esta reunião teve como objectivo abordar as questões da área do trabalho no Orçamento do Estado para 2020, bem como as matérias em discussão em concertação social e a valorização da confederação sindical como um parceiro fundamental na concretização da democracia em Portugal.

A UGT fez-se representar pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Paula Bernardo e José Cordeiro, e ainda, pelos Secretários Executivos, Luís Costa e Emanuel Boieiro.

No final da reunião o Secretário-geral Adjunto do PS fez um balanço da reunião, veja no video abaixo.

Clique AQUI para aceder à Fotogaleria

GIP da UGT-Vila Real em Valpaços contribui para inclusão étnica

2019-12-18
GIP da UGT-Vila Real em Valpaços contribui para inclusão étnica

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da UGT- Vila Real, em Valpaços, tem como objetivo a inserção de profissionais no mercado de trabalho.

Só desta forma se pode caminhar rumo a uma sociedade mais inclusiva, onde cada um encontre forma de contribuir para o bem comum. Para isso, importa que todos tenham uma oportunidade e foi isso que o GIP da UGT-Vila Real de Valpaços conseguiu ao colocar uma utente de etnia cigana a trabalhar no Restaurante Toronto localizado naquela cidade.

Este é um caso de sucesso tanto para a entidade empregadora como para a trabalhadora, cuja etnia é por diversas vezes discriminada no acesso ao trabalho.

Que este seja um exemplo que sirva de inspiração para que outras entidades e trabalhadores prossigam este caminho rumo a uma sociedade mais inclusiva.

O Secretariado da UGT de Vila Real

 

SITESE prepara novas formas de luta

2019-12-18
SITESE prepara novas formas de luta

Face ao abandono das negociações por parte da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), o Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE), prepara novas formas de luta e não afasta a hipótese de uma paralisação geral para a véspera do Ano Novo, apelando aos trabalhadores para que escolham outro tipo de ações continuadas.

Neste sentido também se coloca, não só paralisações de estabelecimentos como a apresentação de reivindicações às empresas que podem passar pela proposta de acordo de empresa às grandes empresas.

Leia o comunicado do SITESE na íntegra no link abaixo

UGT na cerimónia de obliteração do selo comemorativo dos 100 anos da OIT

2019-12-18
UGT na cerimónia de obliteração do selo comemorativo dos 100 anos da OIT

A UGT, representada pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, esteve presente na cerimónia de obliteração do selo comemorativo do centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que teve lugar no dia 17 de Dezembro, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Esta iniciativa juntou representantes da OIT, na pessoa da Directora do Escritório de Lisboa, Mafalda Troncho, dos parceiros sociais sindicais e patronais, dos CTT, e do Governo com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Ainda pela UGT marcou presença neste encontro o Secretário-Geral Adjunto, Sérgio Monte.

O selo foi previamente assinado pelo Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que  à data desta cerimónia não pode estar presente.

Este selo assinala a comemoração dos 100 anos da OIT que em 1969 recebeu o Prémio Nobel da Paz, e que agora lidera as discussões sobre o Futuro do Trabalho.

O selo obliterado neste dia integra uma emissão filatélica composta por dois selos, um deles com o valor facial de 0,53€ e outro com o valor facial de 0,91€. Ambos têm uma tiragem de 100 000 exemplares cada. 

Clique no link abaixo para aceder à fotogaleria

Ver fotos (Flickr)