A UGT-Leiria realizou no passado sábado (15 de Dezembro), o seu IV Congresso que elegeu Francisco Carapinha como Presidente para o mandato 2018/2022.
A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que no seu discurso reafirmou a importância das Uniões na afirmação do projecto da UGT.
Este congresso elegeu como Presidente da Mesa do Congresso e Conselho Geral, Maria Farinha Henriques, do SPZC, e Pedro Veiga, do SBC, para o Conselho Fiscalizadora de Contas.
O Secretariado da UGT de Vila Real e o seu Conselho Geral, aprovaram por unanimidade, na Reunião de dia 12 de Dezembro, um documento relativo à ADSE, no qual manifestam a sua preocupação com a discriminação negativa e ausência de respostas da ADSE neste território do Interior do País.
Leia o comunicado da UGT-Vila Real na íntegra no link abaixo
COMUNICADO CONJUNTO SINDICATOS DA RTP
Esta terça-feira Sindicatos e Conselho de Administração da RTP voltaram a reunir para analisar a contra-proposta da Administração ao Caderno Reivindicativo aprovado por unanimidade no plenário de trabalhadores a 21 de Novembro.
Os sindicatos foram unânimes em considerar que a contra-proposta do C.A. fica muito aquém do aceitável.
Em vários pontos continua a não haver resposta satisfatória para os trabalhadores precários.
A proposta da Empresa para os aumentos salariais fica abaixo da inflação.
Com diversos argumentos, os dirigentes sindicais demonstraram à Administração como era importante dar uma resposta mais substancial às reivindicações. A empresa mostrou, no entanto, a sua intransigência afirmando que era a última proposta.
Cabe, agora, aos trabalhadores dar a resposta merecida ao C.A., comparecendo em força ao plenário desta 4ª feira, 12 de Dezembro, às 14h.
Lisboa, 11 de dezembro de 2018
Comunicado na íntegra
O SMAV - Sindicato dos Meios Audivisuais defende:
- Aumento da tabela salarial do Acordo de Empresa em 4%, com um referencial mínimo de 50 euros.
- Aumento de todas as cláusulas de expressão pecuniária no mesmo percentual atribuído à tabela salarial.
- Revisão do n.º2 da cláusula n.º39 do Acordo de Empresa, aumentando de 0,75% para 1,5% o quoficiente de valorização da antiguidade, para os trabalhadores que permaneçam mais de seis anos no escalão C do respectivo nível de desenvolvimento ou três anos, se se tratar do nível de desenvolvimento mais elevado. A Seguir aos 3 anos um aumento cumulativo de 0,25%.
- Resolução imediata aos pedidos de reenquadramento profissional dos trabalhadores que executam tarefas acima do seu nível funcional.
- Reposição do valor do trabalho suplementar aos valores "pré-troika" (de acordo com o que está previsto no AE assinado em 2015)
- Integração imediata nos quadros dos 130 trabalhadores precários que têm parecer positivo da CAB da Cultura, no âmbito do PREVPAP.
- Revisão urgente, por parte da RTP, de todos os outros requerentes do PREVPA que possam constituir necessidades permanentes da empresa, incluindo os cerca de 70 casos acerca dos quais a empresa "mudou de opinião".
- Acatar as decisões judiciais que deram razão aos trabalhadores precários, reconhecendo-lhes o vínculo laboral e integrando-os nos quadros.
- Celebração de apólice de seguro de trabalho para todos os trabalhadores em prestação de serviço.
- Compromisso escrito, por parte da RTP, que estabeleça que a renovação dos quadros da empresa se faz de forma planificada, através de concurso público e transparente, e recusando todas e quaisquer formas de precariedade laboral.
Leia na íntegra o Pré-Aviso de Greve do SMAV e o Comunicado Conjunto dos Sindicatos da RTP nos links abaixo:
Entrevista do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva ao semanário Sol, edição de 8 de Dezembro. Carlos Silva critica "obsessão pelo défice" por parte do governo e alerta que a contestação social vai aumentar.
Intervenções do Presidente do Sindepor, Enfermeiro Carlos Ramalho, ao longo do programa Opinião Pública da SIC Notícias de 10 de Dezembro sobre a greve cirúrgica dos Enfermeiros Portugueses.