UGT - Comunicados

Notícias

2015

Secretário Geral da UGT no distrito de Santarém

2015-06-05
Secretário Geral da UGT no distrito de Santarém

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, esteve no distrito de Santarém, para participar numa série de encontros com entidades empresariais da região.

Esta iniciativa, à semelhança de outras deslocações que têm vindo a ser desenvolvidas pela UGT noutros distritos, tem como objetivo uma maior aproximação aos problemas concretos dos trabalhadores e das suas empresas, particularmente ao modo como estas estão a lidar com as atuais dificuldades.

Nesta acção, a UGT esteve presente no Entreposto Comercial Agrícola – Agromais e na Sumol/Compal, em Almeirim.

A comitiva sindical deslocou-se também à empresa Festivo Começo, na qual se fez acompanhar pelo director do Montepio Geral e pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves. Na visita às empresas Novagráfica e Agrosport, no Cartaxo, esteve presente o Presidente do IEFP, Jorge Gaspar.

 

Ver fotos (Flickr)

Secretário-geral da UGT em Oliveira do Hospital

2015-06-03
Secretário-geral da UGT em Oliveira do Hospital

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, esteve em Oliveira do Hospital, a convite da união distrital de Coimbra para promover encontros com a autarquia, empresas e os trabalhadores da região.

Nesta iniciativa, a UGT foi recebida pelo vice-presidente da  Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. Seguiu-se uma visita à empresa Azuribéria Têxtil,S.A, e à IPSS CERCAV.

Esta iniciativa, à semelhança de outras deslocações que têm vindo a ser desenvolvidas pela Central noutros distritos, tem como objetivo uma maior aproximação aos problemas concretos dos trabalhadores e das suas empresas, particularmente ao modo como estas estão a lidar com as atuais dificuldades.

 

Ver fotos (Flickr)

UGT reuniu com o PSD

2015-05-25
UGT reuniu com o PSD

Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, recebeu esta tarde na sede da central sindical o vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Marco António Costa.

Esta reunião pedida com carácter de urgência pelo partido teve como objetivo esclarecer algumas das preocupações do PSD relativas às questões que têm estado em debate na opinião pública, designadamente as propostas do PS e a questão da sustentabilidade da Segurança Social.

À saída da reunião, o vice presidente do PSD transmitiu as suas preocupações face a um conjunto de propostas “pouco responsáveis” apresentadas pelo Partido Socialista sobre a sustentabilidade da segurança social. No entender de Marco António Costa o problema das contas da segurança social “só deve ser resolvido através de um amplo consenso entre os partidos do arco da governação e entre parceiros sociais, para que se encontrem as melhores soluções”.

O porta-voz do PSD teceu ainda considerações sobre a intenção dos socialistas de utilizarem 1400 milhões de euros do Fundo de Estabilização da Segurança Social para financiar a reabilitação urbana. “Este dinheiro merece a máxima cautela na sua negociação, pois são fundos que garantem o pagamento de responsabilidades sociais do Estado”. Aproveitando para referir que durante o período de assistência financeira o PSD “não tocou nesse dinheiro", Marco António Costa afirmou ainda que não encontra justificação para que o mesmo seja agora utilizado para financiar obras de construção civil.

Terminou a sua visita elogiando e justificando a necessidade desta reunião com o papel central desempenhado pela UGT enquanto parceiro social altamente construtivo nos momentos difíceis do País e pela sua exigência e responsabilidade na apresentação das suas posições.

Do lado da UGT, Carlos Silva, esclareceu que esta reunião permitiu esclarecer que o PSD não tem qualquer intenção de cortar nas pensões. Posição que, recorde-se, tinha já merecido a total oposição por parte da UGT.

Relativamente à sustentabilidade da segurança social, o líder da UGT reafirmou a sua total oposição a qualquer mexida nos cofres da Segurança Social e manifestou a disponibilidade da Central para que exista um amplo consenso em concertação social sobre esta matéria, fora do espetro de uma campanha eleitoral.

 

UGT rejeita novos cortes nas pensões

2015-05-24

A UGT rejeita novos cortes nas pensões tal como foi afirmado hoje pela Ministra das Finanças, Maria Luís Alburquerque, que admitiu novos cortes nas pensões para garantir a sustentabilidade da segurança social.

UGT-Leiria - Seminário Internacional e III Congresso

2015-05-23
UGT-Leiria - Seminário Internacional e III Congresso

Seminário Internacional "Educação, Formação e Desemprego" 

O Secretário-geral da UGT estará presente na sessão de encerramento do seminário internacional, juntamente com o Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e o Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas.

III Congresso UGT-Leiria

Sessão de Abertura com Secretário-geral da UGT, Carlos Silva

Sessão de Encerramento com Secretário-geral Adjunto, Luís Correia

Cartaz Seminário

Programa III Congresso

Foto-Reportagem