Permanecerá na nossa memória coletiva como mulher que sempre soube colocar o progresso e a justiça social na primeira linha da sua ação, contribuindo ao longo da sua vida com o seu espírito lutador em inúmeras causas caras a todos os portugueses.
Portugal e a UGT devem-lhe, neste momento de dor e consternação, uma sincera e justa homenagem, para que a sua memória seja honrada e permaneça viva entre todos nós.
(Mensagem remetida à família e ao Partido Socialista)
No passado dia 3 de Julho, uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, esteve na cidade de Viseu, a convite da união distrital - UGT-Viseu.
Nesta deslocação, a UGT visitou o Centro de Formação Profissional do IEFP em Coimbrões e reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques e com o Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), Dr. Carlos Gonçalves.
No final da tarde, a comitiva da UGT teve ainda oportunidade de visitar a Feira de Desporto, no parque de Fontelo, onde a UGT-Viseu tinha um stand do Clube de Xadrez, que este ano comemora dois anos de existência.
Este clube pretende dinamizar a modalidade no municipio e neste momento já conta com cerca de mil crianças praticantes de xadrez.
O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e os quatro presidentes das confederações patronais (CIP, CAP, CCP e CTP) deslocaram-se a Elvas para participar numa conferencia que visou debater a questão do crescimento e do desenvolvimento regional do interior do País.
Além dos representantes das confederações patronais e sindical, estiveram também presentes o Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, e o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Matias.
Esta iniciativa co-organizada entre a UGT e a Câmara Municipal de Elvas, pretendeu ser um corolário da intervenção que a central tem desenvolvido com as suas deslocações por todo o país e visou demonstrar às entidades empresariais as potencialidades de investimento na região.
No encontro com a administração, os representantes dos Sindicatos manifestaram as suas preocupações face ao que poderá acontecer aos trabalhadores do banco e, de acordo com a sua análise, alertaram Stock da Cunha para a eventualidade de a situação se agravar com a vinda de férias de emigrantes com aplicações no GES.
Uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, esteve no distrito de Santarém, para participar numa série de encontros com entidades empresariais da região.
Esta iniciativa, à semelhança de outras deslocações que têm vindo a ser desenvolvidas pela UGT noutros distritos, tem como objetivo uma maior aproximação aos problemas concretos dos trabalhadores e das suas empresas, particularmente ao modo como estas estão a lidar com as atuais dificuldades.
Nesta acção, a UGT esteve presente no Entreposto Comercial Agrícola – Agromais e na Sumol/Compal, em Almeirim.
A comitiva sindical deslocou-se também à empresa Festivo Começo, na qual se fez acompanhar pelo director do Montepio Geral e pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves. Na visita às empresas Novagráfica e Agrosport, no Cartaxo, esteve presente o Presidente do IEFP, Jorge Gaspar.