UGT - Comunicados

Notícias

2015

UGT congratula-se com o Acordo de Empresa alcançado na RTP

2015-07-16
UGT congratula-se com o Acordo de Empresa alcançado na RTP

A UGT congratula-se com o acordo alcançado na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), no passado dia 16 de Julho, que juntou pela primeira vez na história da empresa todas as estruturas representativas dos trabalhadores.

A Administração da empresa e os oito sindicatos representativos dos trabalhadores - FE, FETESE, SMAV (os três filiados na UGT), SICOMP, SITIC, SINTTAV, SJ e STT - subscreveram um acordo que manteve a preservação do salário líquido, a salvaguarda dos compromissos quanto as progressões de carreira passadas e futuras, o pagamento do trabalho extraordinário de forma condigna e a manutenção dos princípios do plano de reforma.

As negociações terminaram depois de 64 reuniões, 190 horas de negociação, duas administrações, dois ministros e três diretoras de recursos humanos.

VER DECLARAÇÕES DA CLARISSE SANTOS (SMAV) À RTP

Maria Barroso - UGT honra a sua vida e a sua memória

2015-07-07
Maria Barroso - UGT honra a sua vida e a sua memória

A UGT apresenta os seus mais profundos sentimentos pelo falecimento da Dr.ª Maria Barroso, defensora da liberdade e mulher de referência na luta por uma sociedade mais justa e solidária.

Permanecerá na nossa memória coletiva como mulher que sempre soube colocar o progresso e a justiça social na primeira linha da sua ação, contribuindo ao longo da sua vida com o seu espírito lutador em inúmeras causas caras a todos os portugueses.

Portugal e a UGT devem-lhe, neste momento de dor e consternação, uma sincera e justa homenagem, para que a sua memória seja honrada e permaneça viva entre todos nós.

(Mensagem remetida à família e ao Partido Socialista)

 

Secretário-geral da UGT em Viseu

2015-07-03
Secretário-geral da UGT em Viseu

No passado dia 3 de Julho, uma delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, esteve na cidade de Viseu, a convite da união distrital - UGT-Viseu.

Nesta deslocação, a UGT visitou o Centro de Formação Profissional do IEFP em Coimbrões e reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques e com o Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), Dr. Carlos Gonçalves.

No final da tarde, a comitiva da UGT teve ainda oportunidade de visitar a Feira de Desporto, no parque de Fontelo, onde a UGT-Viseu tinha um stand do Clube de Xadrez, que este ano comemora dois anos de existência.

Este clube pretende dinamizar a modalidade no municipio e neste momento já conta com cerca de mil crianças praticantes de xadrez.

 

Secretário-geral e os Presidentes das Confederações Patronais em Elvas

2015-06-18
Secretário-geral e os Presidentes das Confederações Patronais em Elvas

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e os quatro presidentes das confederações patronais (CIP, CAP, CCP e CTP) deslocaram-se a Elvas para participar numa conferencia que visou debater a questão do crescimento e do desenvolvimento regional do interior do País.

Além dos representantes das confederações patronais e sindical, estiveram também presentes o Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, e o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Matias.

Esta iniciativa co-organizada entre a UGT e a Câmara Municipal de Elvas, pretendeu ser um corolário da intervenção que a central tem desenvolvido com as suas deslocações por todo o país e visou demonstrar às entidades empresariais as potencialidades de investimento na região.

 PROGRAMA

Ver fotos (Flickr)

UGT subscreve posição dos sindicatos dos bancários sobre a situação do Novo Banco

2015-06-18
UGT subscreve posição dos sindicatos dos bancários sobre a situação do Novo Banco

No encontro com a administração, os representantes dos Sindicatos manifestaram as suas preocupações face ao que poderá acontecer aos trabalhadores do banco e, de acordo com a sua análise, alertaram Stock da Cunha para a eventualidade de a situação se agravar com a vinda de férias de emigrantes com aplicações no GES.