UGT - Comunicados

Notícias

2019

A Evolução do Subsídio de Desemprego e Social de Desemprego em Portugal nos últimos 10 anos

2019-09-03
A Evolução do Subsídio de Desemprego e Social de Desemprego em Portugal nos últimos 10 anos

"Não subsistem dúvidas que o regime de Segurança Social, em especial o subsídio de desemprego, contribuíram para atenuar, de forma significativa, os efeitos da crise e as consequências provocadas pela falência de milhares de empresas, com os posteriores despedimentos." por Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto

É neste sentido que a UGT apresenta um relatório que analisa a importância que o subsídio de desemprego, nas suas diferentes modalidades, assumiu nos últimos 10 anos no combate à pobreza e exclusão sociais provocados pelos ciclos económicos mais débeis.

Leia o Relatório no link abaixo

 

Mais de um milhão de trabalhadores devem ser abrangidos pela Negociação Coletiva em 2019

2019-08-27
Mais de um milhão de trabalhadores devem ser abrangidos pela Negociação Coletiva em 2019

Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho publicados até julho estão no nível mais elevado desde 2010. No fim de 2019 deve ser ultrapassada a fasquia de um milhão de trabalhadores abrangidos por negociação coletiva pela primeira vez desde 2011.

Após “os anos da troika, uma desgraça para a negociação coletiva, reganhou-se a confiança entre as partes”, frisa Sérgio Monte, Secretário-geral adjunto da UGT. Um fator fundamental para explicar o maior dinamismo deste processo.

Uma análise da UGT aos IRCT publicados no primeiro semestre deste ano constata que mais de 70% dos que são revisões atualizam as tabelas salariais. Além disso, “mais de 50% das convenções publicadas estabelecem um salário para o início da carreira acima dos €600, ou seja, acima do valor do salário mínimo”, frisa Sérgio Monte, apontando que “é um bom sinal”.

A mesma análise da UGT aponta ainda que a variação nominal média dos salários, nestas convenções que reviram tabelas remuneratórias, foi de 2,8%. Um valor abaixo dos 3,8% registados no segundo semestre do ano passado, mas acima dos 2,6% observados na primeira metade do ano passado, aponta o documento. É um valor “acima da inflação, que está em cerca de 1%, o que traduz uma valorização real dos salários”, vinca Sérgio Monte.

(Fonte: Expresso)

Clique aqui para ler o artigo na íntegra no Expresso Diário (Requer Assinatura)

Ver link

Condolências pelo falecimento do Prof. Jorge Leite

2019-08-24
Condolências pelo falecimento do Prof. Jorge Leite

A UGT expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Jorge Leite.

Homem de valores e princípios, um notável catedrático e jurista que deixou uma grande marca no Direito do Trabalho em Portugal na valorização dos direitos dos trabalhadores.

A UGT apresenta aos familiares do Professor Jorge Leite as mais sinceras condolências.

UGT satisfeita com promulgação das alterações laborais para “combater precariedade”

2019-08-20
UGT satisfeita com promulgação das alterações laborais para “combater precariedade”

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou estar satisfeito com a promulgação das alterações ao Código do Trabalho pelo Presidente da República. Para o líder sindical era necessária uma “pedrada no charco para combater a precariedade”.

“Ficámos satisfeitos pelo Presidente da República entender na sua intervenção política e jurídica que não havia inconstitucionalidade no diploma. Levou bastante tempo este processo e é com satisfação e responsabilidade que vemos esta decisão”, afirmou Carlos Silva em declarações à Lusa.

O Secretário-geral explicou que este é um momento de “satisfação pragmática e realista”, referindo que esperava esta decisão do Presidente da República.

“Era necessário dar uma pedrada no charco em relação ao combate à precariedade. Fizemos isto para reduzir os períodos dos contratos a prazo, melhorar as condições de empregabilidade e estimular os empregadores a encontrarem o caminho que potencie a contratação sem termo”, frisou.

 

 

Newsletter UGT | N.º 3 | Julho 2019

2019-08-19
Newsletter UGT | N.º 3 | Julho 2019

Leia a terceira edição da newsletter da UGT no link abaixo.

 

Ver link