UGT - Comunicados

Notícias

2019

XI Congresso MODERP: Intervenção Jorge Graça, Presidente do MODERP

2019-05-13
XI Congresso MODERP: Intervenção Jorge Graça, Presidente do MODERP

Intervenção de José Manuel Graça, Presidente Eleito do Secretariado Nacional do MODERP - Movimento Democrático de Reformados e Pensionistas para o quadriénio 2019/2022

XI Congresso MODERP

2019-05-13
XI Congresso MODERP

No passado Sábado dia 11 de Maio de 2019, realizou-se o XI Congresso do MODERP - Movimento Democrático de Reformados e Pensionistas, na sede da UGT Portugal em Lisboa, tendo sido eleitos os Órgãos Sociais para o quadriénio 2019/2022.

José Manuel Graça foi eleito como novo Presidente do Secretariado Nacional do MODERP, tendo deixado uma mensagem de esperança para o futuro: "mais um passo a caminho da construção do futuro, com a resiliência que mora em cada um de nós".

A UGT esteve representada pelo seu Secretário-Geral Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Dâmaso. O congresso contou ainda com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, Dr.ª Maria da Graça Pinto Ferreira, que realçou o papel fundamental de organizações como o MODERP na sociedade.

MODERP debate as problemáticas da saúde e do envelhecimento activo

2019-05-13
MODERP debate as problemáticas da saúde e do envelhecimento activo

O MODERP promoveu, na sede da UGT, no passado dia 11 de Maio, uma conferência sobre Saúde e Envelhecimento Ativo. Esta iniciativa contou com a participação do Prof. Dr. Adalberto Campos Fernandes, Ex-Ministro da Saúde, da Dr.ª Maria João Quintela, da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, na apresentação do "Programa Radar" e as redes de vizinhança, e discussão sobre a diabetes.

A sessão de abertura da conferência esteve a cargo do Secretário-geral Adjunto da UGT, José Cordeiro, do Secretário Nacional do Moderp, José Graça, e da Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, Dr.ª Maria da Graça Pinto Ferreira.

 

 

UGT recebe missão do FMI

2019-05-11
UGT recebe missão do FMI

A UGT recebeu na sua sede, no dia 10 de Maio, uma missão técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI), denominada “Artigo IV”, que com uma frequência anual efectua o acompanhamento e monitorização das economias dos seus membros.

Nesta reunião estiveram em cima da mesa as questões relacionadas com o mercado de trabalho, a negociação colectiva, o salário mínimo e as desigualdades de género.

Em representação do FMI estiveram Alfredo Cuevas, Alex Pienkowski, André Santos, Koralai Kirabaeva e Mesmin Koulet-Vickot. Já a UGT fez-se representar neste encontro pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Dina Carvalho e Paula Bernardo, pelo Secretário Executivo, Carlos Alves e pela Secretária Internacional, Catarina Tavares.

FNE não deixará cair a bandeira da recuperação do tempo de serviço dos professores

2019-05-10
FNE não deixará cair a bandeira da recuperação do tempo de serviço dos professores

Convidado do Bom Dia Portugal, na RTP, o Secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva, reafirmou que não desistirá de lutar pela recuperação total do tempo de serviço congelado dos docentes.
Para o dirigente sindical caso esta sitação não ocorra nesta legislatura, a FNE não baixará os braços e numa próxima legislatura, com um novo governo continuará a luta.
Recorde-se que o Parlamento vota hoje o texto final relativo às apreciações parlamentares do BE, PCP e PSD sobre o tempo de carreira dos professores.

(Fonte:RTP)