UGT - Comunicados

Notícias

2016

NORTADA - Edição nº 63 da revista do SBN

2016-10-20
NORTADA - Edição nº 63 da revista do SBN

O Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) lançou a edição nº 63 da sua já prestigiada revista, com especial destaque para a Sessão Solene de Inauguração da nova sede da UGT, que decorreu no passado dia 10 de Outubro de 2016.

Aceda AQUI à revista

OE2017: UGT defende direitos dos funcionários públicos e realça medidas positivas deste orçamento

2016-10-18
OE2017: UGT defende direitos dos funcionários públicos e realça medidas positivas deste orçamento

O Secretário Geral da UGT considerou que este é "um Orçamento um pouco aquém daquilo que são as expectativas da UGT", e não menosprezou as "medidas positivas" que nele estão incluídas, nomeadamente "o rigor das contas públicas execução e consolidação orçamental".

Porém, há ainda matérias que preocupam a UGT, sobretudo ao nível da Administração Pública. "Que os funcionários públicos continuam a suportar uma carga importante e relevante daquilo que são os constrangimentos, é verdade", afirmou Carlos Silva.

O porta-voz da central sindical aplaude a aposta do Governo na "em valorizar a discriminação positiva para o interior", mas lembra que, para isso, é preciso ter em conta a necessidade de implementar serviços públicos à altura. 

"O abaixamento do IRC para empresas que se fixem no interior, isso é importante do ponto de vista global se entendermos que esta matéria poderá ajudar a fixação de empresas, pessoas, criação liquida de emprego e uma valorização do interior. Mas, para que isso aconteça, é preciso serviços públicos de proximidade: repartições de finanças, escolas, centros de saúde, etc", sustentou.

Neste sentido, Carlos Silva lamenta as contínuas críticas feitas pela "população e muitos comentadores das redes sociais que dizem mal da função pública", lembrando que são os trabalhadores da Função Pública os encarregues pelas entidades anteriormente referidas.

 

Isto leva o secretário-geral da UGT a concluir que "não é pelas 35 horas que há dificuldades nos serviços públicos, mas sim pelo facto de o Estado ainda não ter conseguido criar uma análise aprofundada” para apurar “onde é que há funcionários a mais e a menos”. "E esse trabalho ainda não está feito", acrescentou por fim.

(Fonte: Noticias ao Minuto)

Clique AQUI para ver as declarações à saída da reunião da CPCS

(Fonte: RTP)

CES comemora o seu 25º aniversário

2016-10-12
CES comemora o seu 25º aniversário

O Conselho Económico e Social (CES) completa no corrente ano 25 anos de existência.
 
Para a comemoração desta data, o CES levará a efeito uma cerimónia a realizar no dia 12 de outubro de 2016 na Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2
 
Tratando-se de uma data importante que assinala a criação de um órgão previsto na Constituição com uma ação muito relevante na área económica e social, entendeu o CES associar a esta efeméride a discussão de um tema fundamental para a sociedade portuguesa. Assim, a cerimónia comemorativa dos 25 anos do CES, incluirá uma apresentação sobre “Fontes de financiamento da Segurança Social”, dando assim seguimento à iniciativa que teve a sua génese no passado mês de junho.
 
A UGT marca presença nesta iniciativa com a seguinte delegação:
 
Lucinda Dâmaso, Presidente da UGT
Dina Carvalho. Secretária-Geral Adjunta da UGT
Paula Bernardo, Secretária-Geral Adjunta da UGT
Nobre dos Santos, Secretário-Geral Adjunto da UGT

UGT inaugura nova sede com a presença de Sua Excelência o Sr. Presidente da República

2016-10-11
UGT inaugura nova sede com a presença de Sua Excelência o Sr. Presidente da República

Em mais um grande dia de afirmação do sindicalismo livre, plural e democrático, a UGT inaugurou as suas novas instalações na Rua Vitorino Nemésio nº 5, Lisboa.

A sessão solene de inauguração contou com a presença de diversas personalidades, que engrandeceram ainda mais este momento único da UGT.

Foi com uma honra imensa, que a UGT contou com a presença de Sua Excª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que descerrou a placa de inauguração, ficando assim gravado para todo o sempre, na história da UGT.

Estiveram ainda presentes, entre outros, o Sr. Ministro do Trabalho, Dr. Vieira da Silva, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, o Sr. Presidente do Conselho Económico e Social, Dr. Luis Filipe Pereira, os Representantes dos Parceiros Sociais, os Representantes dos Grupos Parlamentares e os representantes dos de mais organismos e institutos do Estado.

Ver vídeo de abertura da Inauguração

Aceda AQUI à fotogaleria

Intervenção do Secretário Geral da UGT na Sessão Solene de Inauguração da nova sede da UGT

2016-10-11
Intervenção do Secretário Geral da UGT na Sessão Solene de Inauguração da nova sede da UGT

Assita aqui à intervenção do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, na sessão solene de inauguração da nova sede da UGT.