UGT - Comunicados

Notícias

2019

Audição da UGT - Apreciação de iniciativas legislativas no G.T - Leis Laborais

2019-01-15
Audição da UGT - Apreciação de iniciativas legislativas no G.T - Leis Laborais

A UGT foi hoje ouvida no Grupo de Trabalho - Leis Laborais da Assembleia da República no âmbito das iniciativas legislativas de alteração ao Código do Trabalho.

A central sindical fez-se representar pelo Secretário-Geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e Luís Filipe Costa.

Oiça as intervenções dos dirigentes da UGT no video abaixo:

Sérgio Monte 02:43 a 14:24 e 42:56 a 51:18

Carlos Alves - 51:37 a 01:02:04


Contratação Colectiva - UGT considera aumento animador, mas ainda distante do desejável

2019-01-14
Contratação Colectiva - UGT considera aumento animador, mas ainda distante do desejável

No dia em que o Governo anunciou que o número de trabalhadores abrangidos por contratação colectiva voltou a aumentar 10% em 2018 face ao ano anterior, ultrapassando os 900 mil trabalhadores abrangidos, a UGT considera que estes números são animadores, porém insuficientes e distantes dos valores verificados em 2008, quando a contratação colectiva abrangia cerca de 2 milhões.

"Esperemos que seja dada concretização rápida ao recente acordo de concertação social que vem introduzir algumas alterações ao nível do Código do Trabalho e que quanto a nós, além do combate à precariedade que é o primeiro objectivo, tem também alterações na área da negociação colectiva no sentido de fomentar ainda mais a negociação colectiva”, afirmou Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto da UGT, em declarações à RTP.

No entender da UGT, na sequência do recente acordo de concertação, em apreciação na Assembleia da República, é necessário que na área da negociação colectiva sejam introduzidos mecanismos suficientes para que a caducidade não utilizada abusivamente à semelhança do que aconteceu no passado, e que a mesma seja devidamente fundamentada e no final do processo eventualmente avaliada por um tribunal arbitral.

O Secretário-geral Adjunto apontou também o dedo ao Estado enquanto entidade empregadora afirmando que o "Estado patrão” tem de dar o exemplo e fomentar a negociação colectiva no Sector Empresarial do Estado e na Administração Pública e com isso dinamizar a negociação colectiva, dando o exemplo ao sector privado.

«Infelizmente o “Estado patrão” não se tem portado bem e não tem promovido a negociação colectiva», acrescentou.

Assinado o Acordo de Empresa com a Fundação INATEL

2019-01-14
Assinado o Acordo de Empresa com a Fundação INATEL

Duas organizações sindicais filiadas na UGT - o SITESE e o SINTAP - assinaram hoje formalmente o Acordo de Empresa com a Fundação INATEL. Nesta cerimónia, que teve lugar na Sede do INATEL, estiveram presentes o Presidente do SITESE, Luís Azinheira, o Secretário-geral do SINTAP, José Abraão, e o Presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino. (Na foto).

Nesta cerimónia formal estiveram igualmente presentes o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, bem como todos os dirigentes da central sindical membros do Conselho Consultivo do INATEL, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, e os Secretários Executivos, Joaquim Mendes Dias, José Vinagre e Paula Viseu, e o Presidente da Comissão de Juventude, Carlos Moreira.

Este Acordo histórico é o culminar de um processo que após quase duas décadas de negociações não conclusivas passa a regular as relações de trabalho na Fundação INATEL.

 

1º MAIO - Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Braga

2019-01-14
1º MAIO - Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Braga

No âmbito da preparação das comemorações do Dia do Trabalhador, uma delegação da UGT deslocou-se a Braga para uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio.

SINDEPOR suspende Greve Cirúrgica

2019-01-13
SINDEPOR suspende Greve Cirúrgica

Sindepor numa atitude de boa fé e de aposta na negociação decidiu SUSPENDER a Greve Cirúrgica que tinha início no próximo dia 14 face ao Governo ter aceitado a criação da categoria de enfermeiro especialista e de ter marcado nova reunião para dia 17.

Está assumido da parte do SINDEPOR, que se não houver acordo e compromisso assinado, a Greve Cirúrgica 2, se iniciará de imediato assim como outras formas de luta que se entendam necessárias e adequadas.