UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT reivindica urgência na aplicação do Acordo de Concertação Social

2019-06-27
UGT reivindica urgência na aplicação do Acordo de Concertação Social

No dia em que o Secretariado Nacional da UGT se reuniu para debater a actual situação política e social, o Secretário-geral, Carlos Silva, em declarações aos jornalistas, acusou o Parlamento de atrasar a concretização do acordo de concertação social, colocando em causa o reforço dos direitos de milhares de trabalhadores, especialmente os precários, tudo isto devido a visões puramente ideológicas de quem não gosta do diálogo social.

 

UGT- Vila Real inaugura o GIP na cidade de Valpaços

2019-06-26
UGT- Vila Real inaugura o GIP na cidade de Valpaços

Decorreu, na Cidade de Valpaços, a inauguração do novo espaço de apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Este gabinete resulta de uma parceria liderada pela UGT de Vila Real com o IEFP e o Município de Valpaços. O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), consolida a política de descentralização e de proximidade da UGT de Vila Real, que já conta até ao momento com a permanência desta Central Sindical em 5 concelhos do Distrito de Vila Real. (Vila Real, Chaves, Valpaços, Peso da Régua e Murça).

CGA - aposentação aos 60 anos com 38,5% de penalização

2019-06-26
CGA - aposentação aos 60 anos com 38,5% de penalização

De acordo com notícias vindas hoje a público, o Governo aprovará, na próxima reunião do Conselho de Ministros, a possibilidade de, a partir de outubro, os trabalhadores da Administração Pública que tenham 60 anos de idade e 40 anos de serviço poderem aposentar-se antecipadamente sem a penalização de 14,7% do fator de sustentabilidade, à semelhança do que já estava previsto para o regime geral da Segurança Social, pelo que, ao contrário do que alguns órgãos de comunicação têm veiculado, não estamos perante qualquer espécie de tratamento preferencial ou favorecimento.

A FESAP, não obstante considerar positiva esta aproximação entre o regime da aposentação da Caixa Geral de Aposentações e o regime geral da Segurança Social, não pode deixar de frisar que se mantém a penalização de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade legal de reforma, que se situa atualmente nos 66 anos e 5 meses de idade.

Leia a nota de imprensa da FESAP na íntegra no link abaixo

Formação - UGT e CEFOSAP promovem acção conjunta

2019-06-23
Formação - UGT e CEFOSAP promovem acção conjunta

Os representantes da UGT e do seu centro protocolar de formação profissional (CEFOSAP) promoveram no passado dia 21 de junho uma acção conjunta com a visita ao pólo de formação de Portalegre.

Esta iniciativa contou também com a presença do Presidente da UGT-Portalegre, Marco Oliveira. (ver foto)

 

 

OIT - UGT considera que as alterações ao Código do Trabalho são um avanço positivo

2019-06-19
OIT - UGT considera que as alterações ao Código do Trabalho são um avanço positivo

No dia em que o Primeiro-Ministro, António Costa, intervem na 108ª Conferência Internacional do Trabalho, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, à margem deste encontro entrevistado pela RTP questionou a demora na aprovação por parte do Parlamento português das alterações ao Código do Trabalho resultantes do acordo assinado em sede de concertação social.

O líder da UGT discorda da leitura enviesada da CGTP e considera que as alterações às leis do trabalho são um avanço positivo e que traduzem um combate à precariedade.

(Fonte:RTP3)