UGT - Comunicados

Notícias

2021

RTP | UGT reafirma as suas propostas para a Agenda do Trabalho Digno

2021-10-20
RTP | UGT reafirma as suas propostas para a Agenda do Trabalho Digno

No final da reunião de concertação social, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, afirmou que as propostas do Governo para o documento da Agenda para o Trabalho Digno, estão longe do que a UGT pretende.

Para o dirigente sindical, uma verdadeira Agenda para o Trabalho Digno "implicava uma revisitação ao Código do Trabalho, promovendo algumas alterações à legislação laboral", nomeadamente nos despedimentos e no valor das compensações por despedimento.

Fonte: RTP

Envelhecimento Ativo e Saudável

2021-10-14
Envelhecimento Ativo e Saudável

A UGT lançou um artigo sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Um documento de análise da actual situação nacional e no qual a central reafirma como essencial a adoção de um verdadeiro quadro estratégico nacional para o envelhecimento, com envolvimento efectivo dos parceiros sociais, que permita a implementação de medidas concretas que adequem as respostas de saúde, com especial relevo para os cuidados de longa duração e de reabilitação.

 

UGT considera que o aumento do SMN pode ir além dos 30€

2021-10-13
UGT considera que o aumento do SMN pode ir além dos 30€

A UGT considera que estão reunidas as condições para que o aumento do salário mínimo nacional, no próximo ano, seja superior a 30 euros.

Numa reacção às declarações do Ministro das Finanças, o Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, afirma que as estimativas económicas suportam este aumento.

Fonte: TSF e SIC

RTP | UGT considera que o O.E é pouco ambicioso

2021-10-12
RTP | UGT considera que o O.E é pouco ambicioso

Em declarações à RTP, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, considera que o Orçamento do Estado para 2022 fica aquém das expectativas. "Estamos longe de ter um O.E ambicioso. Estamos num momento em que o Orçamento deveria corresponder mais às expectativas dos trabalhadores e às necessidades dos pensionistas", afirmou Carlos Silva.

Fonte: RTP

4ª Edição Corrida UGT | Iniciativa de sucesso na defesa da saúde física e mental dos portugueses

2021-10-11
4ª Edição Corrida UGT | Iniciativa de sucesso na defesa da saúde física e mental dos portugueses

Quem corre por gosto não cansa, foi com este espírito que a UGT realizou mais uma vez a 4ª Edição da Corrida da UGT, este ano dedicada à Saúde Mental.

E mais uma vez esta iniciativa da central foi um grande sucesso que juntou centenas de atletas que participaram presencialmente no dia 10 de Outubro, no Parque Urbano do Jamor, ou realizaram a prova virtual desde o dia 8 de Outubro.

Na vertente caminha ou corrida, presencialmente ou em formato virtual, a UGT agradece a todos os atletas que, num dia de sol, vestiram a camisola e partilharam o nome da UGT na defesa da saúde mental dos portugueses. A Secretária-geral Adjunta da UGT, Dina Carvalho, também ela uma profissional da área da saúde, agradeceu a participação de todos os atletas e a destacou o elevado envolvimento de todos na causa da central da defesa da saúde física e mental de todos os portugueses.

Dados recentes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, revelam que “um em cada cinco portugueses sofre de um problema de saúde psicológica (23% da população)”, sendo Portugal o 2.º país europeu com maior prevalência de problemas de saúde psicológica e é o 5.º país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com o consumo mais elevado de ansiolíticos e antidepressivos.

Reveja os principais momentos da 4.ª Corrida UGT no link abaixo