UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT associa-se ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

2019-10-01
UGT associa-se ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

A União Geral de Trabalhadores associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual do Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de promover os direitos humanos da população mais idosa. 

O envelhecimento populacional e alguns fenómenos associados constituem um dos maiores desafios do século XXI, sendo que, segundo dados recentes, Portugal é o 4.º país da União Europeia (em 28) com a maior percentagem de pessoas idosas. 

A UGT no âmbito da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável (2017-2025) irá aprofundar as acções no âmbito da saúde, da participação social, da segurança e do emprego, trabalhando em conjunto com as demais instituições para um país mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento activo e saudável.

SINDEL debate a "Energia em Portugal e na Europa"

2019-09-30
SINDEL debate a "Energia em Portugal e na Europa"

O SINDEL organizou em colaboração com a Fundação Friedrich Ebert Portugal, no dia 28 de Setembro de 2019, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Energia em Portugal e na Europa”.

Esta iniciativa contou com a intervenção do investigador alemão, Thomas Bruckner, da Universidade de Leipzig; do Presidente da EDP Distribuição, João Torres; do Director de Planeamento da REN, Victor Baptista; do Secretário-geral da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, José Medeiros Pinto e de Nuno Filipe Boavida, investigador da Universidade Nova de Lisboa.

A sessão de abertura esteve a cargo do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, do Director da Fundação Friedrich Ebert Portugal, Reinhard Naumann, do Presidente do SINDEL, Canena Santos, e o Secretário-geral, Rui Miranda.

O tema do seminário foi abordado sob vários prismas, tendo em conta as exigentes metas a cumprir para garantir o futuro, preservar a qualidade de vida e o planeta.

 

Mais um passo na construção do pólo de formação da Agostinho Roseta em Figueiró dos Vinhos

2019-09-30
Mais um passo na construção do pólo de formação da Agostinho Roseta em Figueiró dos Vinhos

Foi entregue no dia 30 de Setembro, o projecto de arquitectura do Pólo da Escola Profissional Agostinho Roseta em Figueiró dos Vinhos.

No salão nobre dos Paços do Concelho, foi dado mais um passo na concretização deste projecto de formação que teve início há sete anos.

A Associação Agostinho Roseta (AAR) pretende com este pólo fixar jovens através do ensino dando-lhes uma valência profissional. 

Na sessão de entrega do projeto estiveram presentes o Presidente da Associação Agostinho Roseta, Luís Azinheira, o Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, os Secretários-gerais de alguns dos sindicatos representados na AAR, Rui Miranda (SINDEL), José Arsénio (SINDETELCO), Dina Carvalho (SINDITE). Também presenciaram este momento o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, o Secretário Executivo, Luís Costa, assim como os membros do Conselho de Administração do CEFOSAP.

Aceda à Fotogaleria no link abaixo

Ver fotos (Flickr)

Bancários na defesa do Clima

2019-09-27
Bancários na defesa do Clima

A UGT-Lisboa e o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, participaram na manifestação que ocorreu hoje em Lisboa, para a exigência de medidas efetivas e de urgência que combatam, a emergência climática, numa iniciativa incentivada pelos jovens, para tentar envolver a sociedade na defesa do planeta.

Foram vários os associados destas duas organizações sindicais, que mostraram a sua solidariedade com esta iniciativa, porque “juntos podemos garantir um futuro para o nosso planeta”.

Clique para ver a Galeria de Fotos

Ver fotos (Flickr)

Inauguração das novas instalações do SPZN em Braga

2019-09-27
Inauguração das novas instalações do SPZN em Braga

O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), filiado na UGT, inaugurou, no dia 27 de Setembro, em Braga as novas instalações da sede distrital, numa cerimónia presidida pela Presidente do SPZN, Lucinda Dâmaso, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio.

Nesta cerimónia, que decorreu nas novas instalações, sitas na Rua Monsenhor Ferreira 24 e 26, na cidade de Braga, estiveram presentes o Presidente da UGT-Braga, César Campos, o Presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos, o Presidente da Junta de Freguesia de São Victor, Ricardo Silva, bem como directores de agrupamentos de escolas, sócios, funcionários e dirigentes sindicais do SPZN em Braga.

Após os discursos da Presidente do SPZN e do Presidente da Câmara Municipal teve lugar o descerramento de uma placa alusiva à inauguração das instalações.

Aceda à Fotogaleria AQUI

Ver fotos (Flickr)