UGT - Comunicados

Notícias

2019

Proposta do Governo para Reformas Antecipadas tem riscos

2019-05-21
Proposta do Governo para Reformas Antecipadas tem riscos

A UGT Portugal afirma que a proposta do Governo, para as novas regras de aprovação das Reformas Antecipadas, tem riscos para os beneficiários da Segurança Social.

UGT acredita que a Europa deve seguir o exemplo de Portugal

2019-05-21
UGT acredita que a Europa deve seguir o exemplo de Portugal

O Primeiro-Ministro, António Costa, defendeu hoje no 14.º Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), a necessidade de um novo contrato social para a Europa como forma de assegurar os direitos dos cidadãos e de lutar contra o crescimento dos populismos.

Uma proposta que é vista pelo Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, como uma proposta credível, sendo Portugal um exemplo de como é possível combinar a polítca económica com a política social. Para Carlos Silva, António Costa, testemunhou perante os delegados sindicais europeus que é possível fazer noutros países o que se está a fazer a nível nacional.

30 de MAIO – Greve dos Inspectores do Estado

2019-05-17
30  de MAIO – Greve dos Inspectores do Estado

Os trabalhadores das inspeções externas do Estado estarão em Greve no dia 30 de maio, em protesto contra a proposta de Decreto-lei do Governo que revê e extingue as atuais carreiras de inspeção, criando carreiras unicategoriais setoriais com desenvolvimento idêntico.

Esta greve, convocada pela Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP) e pela Federação Nacional de Inspetores do Estado (FNIE), tem também como finalidade permitir uma concentração de dirigentes, delegados e ativistas sindicais defronte da Presidência do Conselho de Ministros (sita na rua Prof. Gomes Teixeira 2, 1350-249 Lisboa), onde será entregue uma missiva contendo a posição final das organizações sindicais que compõem as duas federações face ao diploma governamental.

Leia a nota de imprensa na integra no link abaixo

UGT associa-se à manifestação dos trabalhadores e reformados do BCP

2019-05-17
UGT associa-se à manifestação dos trabalhadores e reformados do BCP

A UGT associa-se à luta dos seus sindicatos (SBSI, SBN e SBC) e estará presente com uma forte delegação na concentração de trabalhadores e reformados do BCP que terá lugar no próximo dia 22 de Maio, pelas 13h00, frente ao Edifício 8 do Taguspark onde terá lugar a Assembleia Geral de Accionistas do banco.

A UGT far-se-á representar pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos Secretário-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Paula Bernardo e Dina Carvalho, e pelos Secretários Executivos Luís Filipe Costa, Carlos Alves, José Vinagre e Vanda Cruz.

Leia nos links abaixo os comunicados dos sindicatos da UGT:

SBSI

SBN 

SBC

Escritura do Polo de Formação da Agostinho Roseta de Figueiró dos Vinhos

2019-05-15
Escritura do Polo de Formação da Agostinho Roseta de Figueiró dos Vinhos

No passado dia 13 de Maio decorreu no edifício dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a assinatura da escritura onde vai ser instalado o Polo de Formação da Associação Agostinho Roseta de Figueiró dos Vinhos.

O Edifício em causa é um antigo edifício da EDP, que se encontra devoluto há cerca de 20 anos, e que as obras arrancam ainda no presente ano letivo.

Luis Azinheira, presidente da associação em declarações à Rádio Condestável, quer que o polo de formação produza resultados na fixação de jovens. “Para fixar os jovens há que lhes dar ensino com uma valência profissional. Quando avançámos com este processo apercebemo-nos que os jovens vão estudar para outras zonas e já não voltam. Com este projeto o objetivo é fixar jovens através do ensino”.

A escritura foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu e pelo presidente da Associação Agostinho Roseta, Luis Azinheira. Na assinatura estiverem presentes o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, os Secretários-gerais adjuntos da UGT, Sérgio Monte e José Cordeiro, e vários dirigentes sindicais de sindicados da UGT.