UGT - Comunicados

Notícias

2017

Secretário-geral da UGT na região do Algarve

2017-01-20
Secretário-geral da UGT na região do Algarve

Uma forte representação da UGT deslocou-se hoje ao Algarve para promover encontros com várias entidades da região.

Esta é mais uma iniciativa da central sindical que a convite das uniões regionais tem promovido encontros com entidades municipais e empresariais de norte a sul do país no sentido de fomentar uma aproximação aos trabalhadores das diferentes regiões.

Desta vez o convite surgiu da UGT-Algarve que construiu um programa que prevê reuniões na Câmara Municipal de Portimão, a deslocação ao quartel de bombeiros de Monchique e a visita à Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excepcional de Portimão.

Clique no link abaixo e veja a fotogaleria

 

Ver fotos (Flickr)

UGT no 1º Aniversário da Aliança ODS Portugal

2017-01-20
UGT no 1º Aniversário da Aliança ODS Portugal

A UGT, representada pela Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes, esteve presente no 1º aniversário da Aliança Objectivos de Desenvolvimento Sutentável Portugal, que decorreu no passado dia 20, no Museu do Oriente.

A UGT marcou presença no painel que debateu a concretização dos ODS: Contributo dos Membros da Aliança ODS Portugal.

A ALIANÇA ODS PORTUGAL é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, selecionadas através de um formulário, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, como advoga o ODS17, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações. 

ods

Secretário Geral da UGT em entrevista à SIC Notícias

2017-01-19
Secretário Geral da UGT em entrevista à SIC Notícias

Em entrevista ao programa "10 minutos", o Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, afirmou que a central sindical vai tentar demover o PSD de travar o acordo que prevê a descida da TSU para as empresas.

Clique AQUI para assisitir à entrevista na íntegra

UGT: "É irrazoável pôr em causa um acordo de concertação social por razões políticas"

2017-01-19

O Secretário-geral da UGT afirmou hoje, no final da reunião com a direcção do PSD, que apesar de respeitar a decisão do partido em votar contra a redução da TSU, considera que a mesma contribuirá para um esvaziamento da concertação social.

Carlos Silva lamentou que o acordo de concertação esteja em causa e desafiou todos os partidos políticos a encontrar alternativas.

No final da reunião com o Presidente do PSD, o líder da UGT declarou que "não haverá alteração do comportamento" dos sociais-democratas aquando da votação, na próxima quarta-feira, da apreciação parlamentar proposta pelo BE e pelo PCP para eliminação da descida da TSU a pagar pelas entidades empregadoras.

Apelou para que "nenhum partido fique de fora para encontrar um patamar de entendimento para futuro".

O secretário-geral da UGT alertou para o facto de ser a primeira vez em 33 anos de concertação social que um acordo está em vias de ser esvaziado porque o mesmo não passa no Parlamento.

Acrescentou ainda que " o que é irrazoável é pôr em causa o acordo de concertaçºão social por decisões políticas, pelo que caberá ao Executivo em primeira instância determinar como vai cumprir o acordo".

Veja as declarações de Carlos Silva, no final da reunião com o Partido Social Democrata

(Imagens: TVI24 )

 

Secretário Geral da UGT na conferência "O 18 de Janeiro de 1934 - Revolta dos Vidreiros"

2017-01-18
Secretário Geral da UGT na conferência "O 18 de Janeiro de 1934 - Revolta dos Vidreiros"

O Secretário-geral da UGT foi um dos convidados a intervir na conferência "O 18 de Janeiro de 1934 - Revolta dos Vidreiros", que decorreu no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

Além do líder da UGT estiveram também presentes Edmundo Pedro, histórico resistente do Movimento Operário e lutador pela Democracia durante o período do Estado Novo, e também, Hermínio Nunes, autor do livro “Antecedentes sociais do 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande”.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande para comemorar o 83º aniversário do movimento operário do 18 de janeiro de 1934.

Clique no link abaixo e aceda à fotogaleria

Ver fotos (Flickr)