UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT recebe delegação Turca da TESK

2019-01-25
UGT recebe delegação Turca da TESK

A UGT recebeu na sua sede uma delegação de representantes da Confederação de Comerciantes e Artesão Turcos (TESK) que se deslocou a Portugal, integrado numa comitiva da UNICEF no sentido de auscultar os parceiros e organizações da sociedade civil sobre a problemática do trabalho infantil.

A central sindical portuguesa fez-se representar pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, que na sua intervenção destacou o facto de o trabalho infantil em Portugal ser actualmente residual, facto para o qual muito contribuiu a UGT que pela sua acção sempre pugnou pela implementação de medidas que promovessem a sensibilização das crianças e dos adultos; a denúncia de situações reais de exploração de crianças e a defesa de parcerias com organizações governamentais e não-governamentais de forma a uma acção mais célere na erradicação desta problemática.

UGT TV: Governo tem de mudar de políticas

2019-01-25
UGT TV: Governo tem de mudar de políticas

O Governo tem de mudar de políticas
O Governo tem de abandonar uma política de baixos salários e valorizar os trabalhadores da Administração Pública
José Abraão, Secretário-geral da FESAP não descarta novas formas de luta num futuro próximo.

Leia a Nota de Imprensa da FESAP sobre a Greve Nacional AQUI

 

UGT TV: Governo não pode continuar a ignorar os trabalhadores da Educação

2019-01-24
UGT TV: Governo não pode continuar a ignorar os trabalhadores da Educação

No dia em que a Federação Nacional de Educação (FNE) marcou presença na concentração de Professores e Educadores, o Secretário-geral João Dias da Silva reafirma que o Governo não pode continuar a ignorar a insatisfação destes trabalhadores.

"O Governo pode estar certo de que se continuar a agir como tem agido, as insatisfações dos trabalhadores da Educação vão transbordar para as ruas", acrescentou.

 

UGT na Apresentação da Avaliação de Impacto dos Fundos da União Europeia

2019-01-23
UGT na Apresentação da Avaliação de Impacto dos Fundos da União Europeia

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão realizou, no Salão Nobre do INE, a apresentação de duas avaliações de impacto dos fundos europeus, uma focada nas dinâmicas de transferência e valorização de conhecimento e outra sobre os impactos nas empresas, a cargo, respectivamente, dos Profs. Augusto Mateus e Ricardo Paes Mamede.

Na sessão, em que estiveram presentes o Secretário de Estado da Economia, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e a Directora da Unidade de Portugal e Espanha na Direção-Geral da Política Regional da Comissão Europeia, foi de destacar a avaliação globalmente positiva dos impactos dos fundos europeus nas áreas analisadas, tendo sido deixadas importantes recomendações para futuros quadros comunitários.

No mercado de trabalho e nas empresas, e não obstante os resultados já verificados em áreas como os rendimentos dos trabalhadores e na sua qualificação, não deixou de ser recomendada a ponderação da inclusão de critérios de qualidade de emprego, de distribuição de rendimentos e de igualdade de género nas candidaturas aos futuros quadros de sistemas de incentivos.

A UGT fez-se representar nesta iniciativa pelo Secretário Executivo, Carlos Alves.

Os estudos de avaliação de impactos podem ser consultados em www.adcoesao.pt

UGT na reunião de Reativação da Comissão de Modernização Administrativa

2019-01-18
UGT na reunião de Reativação da Comissão de Modernização Administrativa

A UGT esteve ontem presente na reunião da comissão de reactivação da Agência de Modernização Administrativa, com a representação do Secretário-geral, Carlos Silva, da Secretária-geral Adjunta, Paula Bernardo, e o Secretário Executivo, Carlos Alves.

Esta foi uma reunião presidida pela Ministra da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa e que junto de uma ampla representação das organizações da sociedade civil, entre ordens profissionais, associações empresariais e parceiros sociais, tentaram auscultar os benefícios da implementação de novas medidas de simplificação administrativa.

Na sua intervenção, o líder da UGT alertou para a importância destas matérias para o desenvolvimento e modernização do país, contudo deixou a nota que além das medidas de simplificação será sempre necessário a valorização dos trabalhadores da Administração Pública, porque só com trabalhadores valorizados e reconhecidos nas suas carreiras poder-se-á ter uma melhor modernização administrativa nos serviços públicos.