UGT - Comunicados

Notícias

2017

UGT entrega certificados de formação em Inglês no CTOE em Lamego

2017-01-31
UGT entrega certificados de formação em Inglês no CTOE em Lamego

O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, esteve presente na cerimónia de entrega de certificados de formação em Inglês no CTOE em Lamego, acompanhado pelo Secretário Geral Adjunto, Luis Correia e pelos Secretários Executivos, Sérgio Monte e Joaquim Mendes Dias.

Esta ação de formação desenvolvida em parceira com o CEFOSAP e o SINAPE permitiu administrar uma formação em ingles ao corpo de intervenção especial das Forças Armadas Portuguesas, os reconhecidos "Rangers de Lamego".

A UGT prossegue o esforço de dotar os trabalhadores portugueses de mais e melhores ferramentas para enfrentarem os desafios profissionais com maior confiança e segurança.

Aceda AQUI à fotogaleria

Posição do SITRA sobre a municipalização da Carris

2017-01-31
Posição do SITRA sobre a municipalização da Carris

Em declarações ao Eco, o Secretário-geral do SITRA manifestou novamente a posição de defesa da municipalização da Carris, depois da noticia que o PCP quer levar ao Parlamento o decreto-lei que transfere a gestão da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.

“Podemos estar perante mais uma ‘reprise’ da TSU e isto é uma questão política que se levanta: os governos governam ou não governam?”, questiona Sérgio Monte. É que “a municipalização da Carris foi praticamente aceite pelos trabalhadores”, acrescentou, em declarações ao ECO.
Para Sérgio Monte, o que “não deixa de ser curioso” é que “o PCP, que governa a Câmara do Barreiro, que é a proprietária e gestora dos transportes coletivos do Barreiro, venha opor-se em Lisboa a que seja a Câmara” a assumir esse papel. E acrescenta que a Carris serve em “99,9% a zona urbana de Lisboa”.

O dirigente salienta que o PCP “está a fazer o que é legítimo” e que não tinha de consultar antecipadamente os trabalhadores, mas defende que sejam prestados esclarecimentos.

Sérgio Monte lembra que a posição do PCP já era conhecia e o que “apanha de surpresa” é a apreciação parlamentar: “O estigma da TSU ainda está muito em cima”, diz. No dia 25 de janeiro, o Parlamento votou a revogação do decreto-lei que baixava as contribuições das empresas que pagam salário mínimo, na sequência de pedidos de apreciação parlamentar dos partidos mais à esquerda. A revogação teve votos favoráveis do Bloco de Esquerda, PCP, Verdes e PSD. Só o PS votou contra.

(notícia baseada nas declarações do dirigente ao ECO. Fonte: www.eco.pt)

 

 

UGT promove o sindicalismo de proximidade

2017-01-30
UGT promove o sindicalismo de proximidade

Uma forte comitiva da UGT, representada pelo Secretário-geral e por vários membros do executivo, bem como pelo Presidente da UGT-Braga, César Campos, acederam ao convite do SINDEQ e do seu Secretário Geral, Osvaldo Pinho, e deslocaram-se a Famalicão para promover encontros com activistas sindicais na empresa de pneus, Continental Mabor, onde foram recebidos pelo Eng. Carreira, membro da Administração e pelo Dr. Carlos Gonçalves, Diretor de Recursos Humanos.

Numa clara aposta no sindicalismo de proximidade, a UGT esteve também reunida com o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Dr. Paulo Cunha.

 

Ver fotos (Flickr)

UGT não aceita que a CGTP discuta a adenda ao acordo de concertação

2017-01-27
UGT não aceita que a CGTP discuta a adenda ao acordo de concertação

No final da reunião do Secretariado Nacional, em conferência de imprensa, o Secretário-geral da UGT avisa que não participará na discussão de um aditamento com "entidades externas", numa clara referência à CGTP.

"Não nos passa pela cabeça e não aceitaremos qualquer aditamento de entidades externas ao acordo, que possam agora vir participar e dizer de sua justiça e avaliá-lo. Quem outorga é quem tem de se pronunciar. Porque é um aditamento que só influencia os cinco outorgantes e o Governo que fizeram parte no acordo de 22 de Dezembro, assinado no mês de janeiro."

E acrescenta " a UGT participará numa discussão de um aditamento com as quatro confederações patronais e com o Governo. Com mais ninguém."

Veja as declarações do Secretário-geral da UGT no link abaixo

Ver vídeo (Youtube)

VÍDEO: Conferência de Imprensa, 27 de Janeiro

2017-01-27
VÍDEO: Conferência de Imprensa, 27 de Janeiro

Conferência de Imprensa de 27 Janeiro de 2017 na íntegra, "a UGT participará numa discussão de um aditamento com as quatro confederações patronais e com o Governo. Com mais ninguém." Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT

Veja a conferência de imprensa na íntegra no link abaixo.

Ver vídeo (Youtube)