UGT - Comunicados

Notícias

2020

Sindicatos da UGT assinam primeiro CCT com Mutualidades

2020-03-08
Sindicatos da UGT assinam primeiro CCT com Mutualidades

A Federação Nacional da Educação (FNE) e um conjunto de outros Sindicatos da UGT e a União das Mutualidades Portuguesas assinaram no dia 06 de Março de 2020, no Hotel Infante Sagres, no Porto, um acordo de celebração do primeiro Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para as instituições do setor das mutualidades.

Esta cerimónia formal ocorre após vários meses de negociação, no termo dos quais foi possível chegar a um contrato coletivo para uma área de emprego que representava uma zona branca de contratação e que responde a um conjunto de especificidades que caraterizam este setor laboral e que envolve mais de dez mil trabalhadores.

Este é um instrumento de regulamentação coletiva de trabalho que permite determinar aspetos das relações de trabalho que mereciam ser tratados com uma diferenciação positiva em relação à Portaria de Extensão que se lhes era aplicada até agora no âmbito do Contrato Coletivo de Trabalho aplicado às instituições particulares de solidariedade social.

A FNE e o conjunto de sindicatos da UGT, que constituíram uma Frente de negociação para instrumentos coletivos de trabalho, congratulam o empenho de todas as partes nesta negociação, que vai permitir que esta primeira convenção de trabalho para os trabalhadores das mutualistas portuguesas entre em vigor no próximo mês de setembro, naquele que é um CCT com matérias inovadoras e humanistas no capítulo dos direitos dos trabalhadores.

Na cerimónia de assinatura deste acordo, estiveram presentes, além do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, vários Presidentes e Secretários-gerais de alguns sindicatos da central.

Clique AQUI  para aceder à Fotogaleria

Veja às intervenções da cerimónia de assinatura

1.º de Maio - UGT mantêm a dinâmica de descentralização das comemorações

2020-03-07
1.º de Maio - UGT mantêm a dinâmica de descentralização das comemorações

A UGT continua a dinâmica de descentralização das comemorações do Dia do Trabalhador, tendo sido escolhida a cidade de Vila Real para assinalar as comemorações deste ano.

Já a pensar no futuro, uma delegação da UGT deslocou-se a Leiria, no dia 06 de Março, para uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal numa primeira abordagem à preparação do Dia do Trabalhador de 2021 nesta localidade.

Na reunião com o autarca estiveram presentes o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, o Secretário Executivo, Luís Costa, e o Presidente da UGT-Leira, Francisco Carapinha.

UGC entrega Caderno Reivindicativo ao Secretário de Estado da Defesa do Consumidor

2020-03-06
UGC entrega Caderno Reivindicativo ao Secretário de Estado da Defesa do Consumidor

A Direção da UGC foi recebida, no dia 3 de março de 2020, pelo Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Engº. João Torres, tendo entregue o Caderno Reivindicativo da Política do Consumidor para 2020.

Aceda ao Caderno Reivindicativo da Política do Consumidor 2020 no link abaixo

FESAP organiza diversas ações de protesto em março

2020-03-03
FESAP organiza diversas ações de protesto em março

A FESAP anunciou esta terça-feira, em conferência de imprensa, que irá organizar uma série de ações de protesto que visam demonstrar que os trabalhadores estão unidos e dispostos a lutar para que sejam levados a cabo processos negociais sérios, que conduzam ao estabelecimento de compromissos e a resultados efetivos na resolução dos problemas que os afetam diariamente e que comprometem, de forma cada vez mais evidente, a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

De cartas remetidas ao Primeiro-ministro, a uma campanha nacional para exigir melhores condições de trabalho, melhores salários e melhores serviços públicos, até à emissão de um pré-aviso de Greve para dia 20 de Março, foram algumas das iniciativas anunciadas pelo Secretário-geral da FESAP, José Abraão.

Leia a nota de imprensa da FESAP no link abaixo

Entrevista Rui Riso: "Nos próximos anos comissões serão um fator de concorrência entre bancos"

2020-03-02
Entrevista Rui Riso: "Nos próximos anos comissões serão um fator de concorrência entre bancos"

Veja no link abaixo a entrevista na íntegra do Presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas ao Dinheiro Vivo/TSF.

 

Ver link