UGT - Comunicados

Notícias

2017

VÍDEO: FNE e FESAP fazem balanço da Greve dos Trabalhadores Não Docentes

2017-02-03
VÍDEO: FNE e FESAP fazem balanço da Greve dos Trabalhadores Não Docentes

Os Secretários-gerais da FNE e da FESAP fizeram o balanço da adesão à greve  por parte dos trabalhadores não docentes.

Em declarações aos jornalistas, João Dias da Silva, da FNE, afirmou que centenas de escolas estão encerradas de norte a sul do País. E explicou que esta paralisação é "um sinal muito claro dos trabalhadores não docentes ao Governo no sentido de que têm de ser valorizados, que têm de ser respeitados."

O Secretário-geral da FNE explica que não é o encerramento das escolas que é importante, nem o que as organizações sindicais procuram. "O que nós procuramos é que o Governo sinta a obrigação de ouvir este sinal e que se sente à mesa das negociações para que os problemas que se arrastam há anos e anos, venham a ser corrigidos, para que tenhamos mais qualidade na educação através dos nossos trabalhadores não docentes".

Também José Abraão, da FESAP, afirmou que o sucesso desta greve se deve à "revolta dos trabalhadores, por estes se sentirem cansados e abandonados no que diz respeito aos seus direitos mais essenciais". Acrescentou ainda que esta paralisação também está relacionada " com a necessidade de [o Governo] resolver com as organizações sindicais a questão dos trabalhadores precários."

Veja a Conferência de Imprensa no link abaixo.

(Fonte:RTP)

Ver vídeo (Youtube)

Entrevista ao Secretário-geral da UGT Público/Rádio Renascença

2017-02-02
Entrevista ao Secretário-geral da UGT Público/Rádio Renascença

Convidado pelo Público e a Rádio Renascença para uma entrevista, o líder da UGT não dá como certo um novo aumento do salário mínimo em 2018. Carlos Silva quer também travar a precariedade laboral, mas admite não será possível acabar com essa "chaga".

Estas foram algumas das ideias transmitidas pelo Secretário-geral. Para saber mais clique no link abaixo e leia a entrevista na íntegra.

 

Ver link

Entrevista do Secretário-geral ao Observador

2017-02-02
Entrevista do Secretário-geral ao Observador

«O assunto central da entrevista, o chumbo parlamentar da redução da Taxa Social Única (TSU) para as empresas para compensar os patrões pelo aumento do salário mínimo, suscita a Carlos Silva um comentário em forma de aviso: “Agora, [os parceiros de esquerda] também têm que tomar atenção — e eu julgo que foi um sinal dado pelo próprio PS e pelo Governo: se a esquerda esticar demasiado a corda, a corda pode rebentar. […] Se não quiser contribuir para uma crise, a esquerda terá de perceber que não pode estar constantemente a criar engulhos à governação”.

Leia a entrevista no link abaixo

Ver link

VÍDEO: Entrevista do Secretário-geral ao Observador

2017-02-02
VÍDEO: Entrevista do Secretário-geral ao Observador

Entrevista em vídeo conduzida pelo Observador ao Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, onde aborda temas como a descida da TSU aos Patrões, entre muitos outros (ver entrevista em texto)

(imagem e reportagem: Observador)

 

Veja a a entrevista em vídeo na íntegra no link abaixo.

Ver vídeo (Youtube)

SITRA e independentes abandonam reunião com o PCP

2017-02-02
SITRA e independentes abandonam reunião com o PCP

Os representantes da comissão de trabalhadores e dos sindicatos independentes e afetos à UGT abandonaram a reunião marcada com o grupo parlamentar do PCP. Apenas os sindicalistas da CGTP permanecem no encontro. “Recusamos ser confrontados com factos consumados”, disse Sérgio Monte, do SITRA

Aceda AQUI à versão na íntegra da notícia do EXPRESSO ONLINE

Oiça AQUI as declarações de Sérgio Monte à TSF