UGT - Comunicados

Notícias

2020

COVID 19: Mensagem do Secretário-geral da UGT

2020-03-17
COVID 19: Mensagem do Secretário-geral da UGT

Mensagem do Secretário-Geral da UGT Portugal, Carlos Silva, sobre a pandemia do COVID-19 que está a afetar Portugal e o Mundo.

Ver vídeo (Youtube)

UGT cancela comemorações do 1.º de Maio em Vila Real

2020-03-16
UGT cancela comemorações do 1.º de Maio em Vila Real

Face ao estado de ALERTA em que se encontra o País, e perante as medidas excepcionais a ter em conta, com o claro objetivo de evitar riscos de propagação e contaminação das nossas populações pelo coronavirus, o Secretariado Executivo da UGT decidiu cancelar as comemorações do 1º de Maio, DIA DO TRABALHADOR, agendadas para VILA REAL.

Oportunamente decidiremos qual o formato a adotar, para que a data seja devidamente dignificada.

Foi igualmente adiada a reunião do SECRETARIADO NACIONAL de dia 27 de março, a realizar em AVEIRO, para o dia 28 de Abril, no mesmo local.

Tais decisões enquadram-se no esforço nacional de defesa da saúde e da vida dos portugueses, estando a UGT totalmente empenhada no acompanhamento da situação junto dos seus filiados e com o Governo e restantes parceiros sociais em sede de COMISSÃO PERMANENTE DE CONCERTAÇÃO SOCIAL.

Tal como já transmitimos ao País, a UGT continuará a bater-se pelo princípio de equidade na aplicação de medidas de contingência a empresas e trabalhadores, defendendo que, nos casos em que os pais tenham de ficar em casa no acompanhamento dos filhos com idades até 12 anos, não podem ver os seus rendimentos diminuídos.

 

Saudações Sindicais

O SECRETARIADO EXECUTIVO DA UGT

UGT - Castelo Branco suspende reuniões e acções de formação

2020-03-16
UGT - Castelo Branco suspende reuniões e acções de formação

Face à situação excepcional e imprevista, resultante da disseminação do novo coronavírus, COVID-19, e a conveniência de adopção das medidas de contingência recomendadas oficialmente, nomeadamente pela DGS e pelo Governo, a UGT Castelo Branco, anuncia de forma responsável a suspensão de todas as actividades formativas bem como as reuniões de Secretariado e Conselho Geral. 

De referir que a UGT Nacional também decidiu tomar as medidas de contingência adequadas ao momento. 

Todos os atendimentos da UGT CB, serão preferencialmente assegurados via e-mail, plataformas de rede digital ou ainda via telefone.

Telefone 272 087 272

Telemóvel: 928 051 325

e-mail ugtcastelobranco@gmail.com

Facebook: UGTCasteloBranco  

«Pedimos desde já as mais sinceras desculpas por este enorme contratempo, mas estamos certos que entendem a nossa decisão, uma vez que é o momento de TODOS assumirem responsabilidades colectivas como medida de prevenção de propagação desta pandemia»

A UGT CB está com os trabalhadores e suas famílias, e o tempo é de AGIR DE FORMA RESPONSÁVEL, em prol de um bem maior que é a VIDA!

 

O Presidente da UGT Castelo Branco,

Daniel Matos

SMAV cancela reuniões e altera processo de atendimento aos associados

2020-03-16
SMAV cancela reuniões e altera processo de atendimento aos associados

O Sindicato dos Meios Audiovisuais (SMAV) informa que:

- Anulou as suas reuniões presenciais, bem como o apoio administrativo direto, de 16 de março a 30 de abril, tendo em atenção o surto provocado pelo Covid-19 e as recomendações das entidades oficiais,

- Estão excluídas as reuniões que o Secretariado Nacional entenda necessárias para a resolução de situações complexas, em cumprimento aos Estatutos.

- Está disponível para atender todos os seus associados através dos contatos:

smavsindicato@gmail.com

T: 967 034 460

T: 917 915 031

- Qualquer questão laboral associada a este problema de Saúde Pública, nomeadamente quem está a trabalhar de casa, em situação de assistência à família, de quarentena, quem tem de deslocar-se à Empresa, em regime de Contrato Prestação de Serviços ou outras questões que entendam prementes, agradecemos exposição da situação para os contatos acima referidos,

- Estamos em contato com as Empresas onde laboram os nossos associados, para melhor acompanhamento da situação vivida,

- O SMAV continua a trabalhar no que concerne ao Novo Projeto de Carreiras da RTP e outras situações pendentes, pelo que sugerimos o envio de propostas para análise e discussão oportuna com a Empresa.

- As medidas acima referidas, serão analisadas e alteradas consoante o evoluir da situação que todos vivemos e que esperamos seja de curto período.

- Protejam-se, desinfetem todos os materiais e equipamentos antes de os utilizarem!

 

O SECRETARIADO NACIONAL DO SMAV

Leia o Comunicado do SMAV no link abaixo

SBC - Covid-19: Plano de Contingência nos Bancos e os Direitos dos Trabalhadores

2020-03-16
SBC - Covid-19: Plano de Contingência nos Bancos e os Direitos dos Trabalhadores

Considerando o estado de alerta decretado pelo Governo, assim como o determinado pelo DL n.º 10-A/2020 de 13/03 que estabelece as medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do COVID 19, impõem-se as seguintes informações e recomendações a todos os associados:

• Toda e qualquer comunicação entre o trabalhador e a sua entidade patronal deverá ser reduzida a escrito.

• A prestação de teletrabalho pode ser determinada unilateralmente pela entidade patronal ou requerida pelo trabalhador, sem necessidade de acordo, desde que compatível com as funções exercidas, nos termos e durante a vigência do DL n.º 10-A/2020 de 13/03.

Em todo o caso e de preferência, deverá ser elaborado acordo escrito, com indicação da actividade a prestar, retribuição e período normal de trabalho.

• A situação de isolamento profilático durante 14 dias ou quarentena do trabalhador, que impede temporariamente o exercício da atividade profissional é equiparada à situação de doença, sendo decretada pela autoridade de saúde e comprovada por atestado profilático.

Os trabalhadores a quem seja decretada, pela autoridade de saúde, a necessidade de isolamento profilático terão assegurado o pagamento de 100% da remuneração de referência durante o respetivo período.

• Em caso de doença, quer do trabalhador, quer de filho, é aplicável o respectivo regime de faltas.

Considera-se falta justificada a situação decorrente do acompanhamento de isolamento profilático durante 14 dias de filho ou outro dependente a seu cargo.

O apoio financeiro excecional aos trabalhadores por conta de outrem que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos, corresponde ao valor de 66% da remuneração base (33% a cargo do empregador, 33% a cargo da Segurança Social), tendo por limite mínimo uma remuneração mínima mensal garantida (RMMG) e por limite máximo três RMMG.

Em caso de isolamento profilático de criança menor de 12 anos ou independentemente da idade, com deficiência ou doença crónica, a atribuição do subsídio para assistência a filho e do subsídio para assistência a neto, não depende de prazo de garantia.

Fora dos períodos de interrupções letivas, consideram-se justificadas, sem perda de direitos salvo quanto à retribuição, as faltas por assistência inadiável a filho ou outro dependente a cargo menor de 12 anos, ou com deficiência ou doença crónica, decorrentes de suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais.

O trabalhador deverá comunicar a falta logo que possível à DRH da sua entidade patronal, indicando o motivo justificativo, o número de filhos, idade e a informação que se mostre pertinente, designadamente, o número de dias previsíveis em que o menor ficará à sua guarda.

• Verificando-se qualquer desacordo ou litígio, quer com colegas, quer com as hierarquias, deverá dar conhecimento, por escrito, à DRH da entidade patronal, requerendo a sua intervenção célere.

À evolução da excecionalidade do momento, o Sindicato dos Bancários do Centro permanecerá atento e manterá informação atualizada aos seus associados.

 

A Direcção