UGT - Comunicados

Notícias

2017

XI Congresso do SITRA

2017-03-04
XI Congresso do SITRA

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) realizou hoje o seu XI Congresso, no hotel Olaias Park.

Este congresso determinou algumas alterações estautárias, tendo sido as mesmas aprovadas por unanimidade.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

UGT no Seminário do CES sobre Economia das Florestas e Ordenamento do Território

2017-03-02
UGT no Seminário do CES sobre Economia das Florestas e Ordenamento do Território

A UGT participou hoje no Seminário organizado pelo Conselho Económico e Social (CES) dedicado ao tema da Economia das Florestas e Ordenamento do Território, que se realizou em Mação.

Representada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, a UGT delegou a palavra sobre esta temática ao Presidente da UGT-Viseu, Manuel Teodósio, que afirmou a posição da Central de defesa de políticas conducentes a um desejável e fundamental crescimento económico do país, que assegurem uma desejável harmonização do território, da qual na opinião da UGT ainda estamos muito longe de concretizar.

A sessão de encerramento desta iniciativa contou com a intervenção do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

Leia no link abaixo o discurso na íntegra do Presidente da UGT-Viseu

UGT recebe a associação Frente Cívica

2017-03-01
UGT recebe a associação Frente Cívica

A direcção da UGT, representada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, recebeu hoje na sua sede o movimento Frente Cívica.

Esta associação de cidadãos que se fez representar pelo Presidente da comissão instaladora, Dr. Paulo Morais, e pela vice-presidente, Teresa Serrenho, solicitou esta reunião a fim de apresentar os principios que regem este novo projecto de cidadãos para cidadãos.

Mensagens de condolências pela morte de Miguel Pacheco

2017-02-24
Mensagens de condolências pela morte de Miguel Pacheco

A UGT recebeu inúmeras mensagens de condolências pela morte do primeiro presidente da UGT, Miguel Pacheco.

Do Presidente da República, a ex-dirigentes da UGT, passando pelos actuais presidentes e secretários-gerais dos sindicatos e uniões, todos quiseram deixar a sua homenagem àquele esteve na génese do projecto sindical plural, democrático e livre, de seu nome: UGT.

"Apresento as minhas condolências à União Geral de Trabalhadores pelo falecimento de Miguel Pacheco. Primeiro Presidente da UGT, que sempre se bateu pela afirmação de um sindicalismo democrático no nosso País e cuja vida sempre se pautou pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pela construção de um Portugal mais justo."

Por Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa

"O Secretariado Regional da UGT-Açores envia  os seus pêsames e sentimentos de solidariedade."

"A UGT-Madeira, movida pelo particular sentimento de tristeza nesta hora de dor pela “perda” do nosso 1º Presidente da UGT, MIGUEL PACHECO, vem, por aqui, formular sentidas condolências em particular aos seus familiares, e em geral à UGT nacional e a todas as Uniões espalhadas pelo nosso País."

"Os Corpos Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários apresentam sentidas condolências à família."

"Lamento a infausta notícia do decesso de Miguel Pacheco, com quem compartilhei os primeiros anos da UGT, até 1984. Desde já apresento os meus sentidos pêsames aos atuais dirigentes dessa Central Sindical, que ajudei a fundar, bem como à família daquele." ex-dirigente da UGT, Jorge da Paz Rodrigues.

Estas são uma pequena amostra do número de mensagens endereçadas à Central. Além destas, outras entidades e pessoas quiseram deixar as suas palavras de homenagem:

- João de Deus Gomes Pres, ex-presidente da UGT (mandato 2009-2013)

- Elisa Damião, ex-dirigente da UGT

- José Nóbrega Ascenso, ex-dirigente da UGT

- Direcção do Sindicato dos Economistas

Entre outros....

Secretariado Nacional aprova documentos para o XIII Congresso

2017-02-24
Secretariado Nacional aprova documentos para o XIII Congresso

A UGT reuniu hoje o Secretariado Nacional, para analisar a actual situação político-sindical e aprovar os documentos a apresentar ao Congresso em Março.

O início da reunião foi antecedido por um minuto de silêncio em homenagem ao primeiro Presidente da UGT, Miguel Pacheco, que faleceu no passado 21.

Os secretários nacionais analisaram a actual situação política e económica e perspetivando matérias reivindicativas para o futuro aprovaram os dois documentos base a apresentar no XIII Congresso da UGT - o relatório do Secretariado Nacional e a Resolução Programática, que determina as grandes linhas de orientação político-sindical.

Por último, o secretariado aprovou, por unanimidade, a adesão à UGT da APIT – Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira -,a quarta organização sindical que se junta à UGT neste mandato. Na reunião esteve também presente a presidente do Sindicato dos Inspectores de Trabalho (SIT), organização que também pretende aderir à UGT, tendo já iniciado formalmente o pedido de filiação.