UGT - Comunicados

Notícias

2017

Não há valorização dos trabalhadores sem carreiras atrativas

2017-03-07
Não há valorização dos trabalhadores sem carreiras atrativas

Perante notícias hoje divulgadas sobre possíveis modelos de intervenção do Governo em relação à progressão nas carreiras da administração pública, a FNE sublinha a necessidade de que todo o processo de revisão dos regimes de progressão em carreira para todos os Trabalhadores da Administração Pública, incluindo as carreiras especiais, passe por efetivos processos negociais com uma participação ativa das organizações sindicais.

Com efeito, não se pode aceitar que grupos de trabalho técnicos construam soluções que venham a ser apresentadas apressadamente como soluções únicas e definitivas, ignorando os contributos essenciais e insubstituíveis das organizações sindicais.

Leia no link abaixo o comunicado na íntegra

UGT presente na sessão de apresentação do Programa QUALIFICA

2017-03-06
UGT presente na sessão de apresentação do Programa QUALIFICA

A UGT fez-se representar pela Secretária Geral Adjunta, Paula Bernardo, pelo Secretário Executivo responsável pelo pelouro da formação, Joaquim Mendes Dias e pelo jurista da UGT, Carlos Alves na sessão pública de apresentação do Programa QUALIFICA, que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.

Este programa visa a formação e qualificação de adultos através do alargamento da rede de Centros Qualifica, passando dos atuais 240 para 300 centros até ao final do ano de 2017.

O Programa Qualifica destina-se principalmente a quem tem 18 ou mais anos, mas excecionalmente pode ser uma solução para os jovens que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, nem em formação.

Com o alargamento da rede de centros, o objetivo é atrair mais alunos, contrariando a tendência registada nos últimos anos, e ao mesmo tempo aumentar a cobertura territorial da oferta formativa.

Para a UGT, Portugal tem ainda um défice de qualificação da população ativa que é fundamental combater.

XI Congresso do SITRA

2017-03-04
XI Congresso do SITRA

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) realizou hoje o seu XI Congresso, no hotel Olaias Park.

Este congresso determinou algumas alterações estautárias, tendo sido as mesmas aprovadas por unanimidade.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

UGT no Seminário do CES sobre Economia das Florestas e Ordenamento do Território

2017-03-02
UGT no Seminário do CES sobre Economia das Florestas e Ordenamento do Território

A UGT participou hoje no Seminário organizado pelo Conselho Económico e Social (CES) dedicado ao tema da Economia das Florestas e Ordenamento do Território, que se realizou em Mação.

Representada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, a UGT delegou a palavra sobre esta temática ao Presidente da UGT-Viseu, Manuel Teodósio, que afirmou a posição da Central de defesa de políticas conducentes a um desejável e fundamental crescimento económico do país, que assegurem uma desejável harmonização do território, da qual na opinião da UGT ainda estamos muito longe de concretizar.

A sessão de encerramento desta iniciativa contou com a intervenção do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

Leia no link abaixo o discurso na íntegra do Presidente da UGT-Viseu

UGT recebe a associação Frente Cívica

2017-03-01
UGT recebe a associação Frente Cívica

A direcção da UGT, representada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, recebeu hoje na sua sede o movimento Frente Cívica.

Esta associação de cidadãos que se fez representar pelo Presidente da comissão instaladora, Dr. Paulo Morais, e pela vice-presidente, Teresa Serrenho, solicitou esta reunião a fim de apresentar os principios que regem este novo projecto de cidadãos para cidadãos.