UGT - Comunicados

Notícias

2018

1º de Maio 2018 - Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos aprova voto de Louvor à UGT

2018-05-24
1º de Maio 2018 - Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos aprova voto de Louvor à UGT

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, reunida a 9 de Maio de 2018, deliberou:
 
1. Saudar todos os trabalhadores portugueses na passagem de mais um 1º de Maio, manifestando-lhes a sua solidariedade na luta desenvolvida por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária;
 
2. Aprovar um Voto de Congratulação e Louvor à UGT pela escolha de Figueiró dos Vinhos para as comemorações nacionais do 1º de Maio, felicitando todos os que contribuíram para que as referidas comemorações fossem um assinalável êxito e um dia de orgulho para o nosso Concelho.
 
3. Enviar o presente Voto de Congratulação e Louvor à UGT

CPCS - UGT disponível para chegar a acordo

2018-05-24
CPCS - UGT disponível para chegar a acordo

A UGT no final da reunião de concertação social, o Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, em declarações aos jornalistas, afirmou que o documento apresentado pelo governo merece o consenso por parte da central sindical, uma vez que acolhe muitas das propostas apresentadas pela UGT.

Apesar de algumas medidas ainda necessitarem de esclarecimentos, o dirigente sindical considera que poderão estar reunidas as condições para que os parceiros sociais cheguem a um acordo para a alteração do código do trabalho.

Oiça as declarações do Secretário-geral Adjunto da UGT

(Fonte: TSF)

 

UGT na apresentação pública do Relatório Anual sobre Negociação Colectiva

2018-05-23
UGT na apresentação pública do Relatório Anual sobre Negociação Colectiva

A UGT esteve presente ontem na apresentação do Relatório anual do Centro de Relações Laborais sobre a contratação coletiva de 2017, que indica um aumento de 42% das convenções coletivas face ao ano passado. Nas palavras do Governo este crescimento é um reflexo da melhoria económica e da confiança entre as organizações sindicais e patronais. O ministro do Trabalho afirmou ainda que não irá propor um novo acordo para evitar o fim dos contratos colectivo de trabalho, mas que irá levar a concertação social porpostas de alteração ao Código do Trabalho para a dinamização da negociação colectiva.

No final da apresentação do documento, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, em declarações aos jornalistas alertou para a necessidade de regulamentação, exigindo uma fundamentação objetiva, aquando da utilização da figura da denúncia de convenção coletiva para efeitos de caducidade. Para o dirigente sindical é “preciso ter em conta que, o prazo de não denuncia, estabelecido no anterior acordo de concertação social, termina já no final do próximo mês de junho e seria muito negativo para a dinamização da negociação coletiva que, findo este prazo, assistíssemos a uma catadupa de denúncias sem quaisquer justificações”.

Além do Secretário-geral Adjunto, a UGT fez-se também representar nesta sessão pública pelo Secretário Executivo, Luís Costa.

(Fonte: TVI)

Carta Aberta ao Dr. António Mexia

2018-05-21
Carta Aberta ao Dr. António Mexia

Caríssimo Dr. Mexia,

O SINDEL, Sindicato mais representativo dos trabalhadores das empresas do Grupo EDP sedeadas em Portugal, orgulha-se da sua condição de associação honrada e com um passado prenhe de histórias de diálogo, perseverança e sucesso.

Assim pretendemos continuar a ser, procedendo por forma a defender os legítimos interesses dos nossos associados e restantes trabalhadores, informando-os de modo claro e verdadeiro.

Leia a Carta na íntegra no link abaixo

SMAV - Agressões a Jornalistas é Crime Público

2018-05-21
SMAV - Agressões a Jornalistas é Crime Público

O SMAV repudia, veemente, a agressão de que foi alvo o repórter de imagem da Rádio e Televisão Pública e está disponível para encetar, conjuntamente, com entidades e organizações, nomeadamente com outras representantes dos trabalhadores, as ações que se entender por convenientes.

Leia no link abaixo o comunicado do SMAV