UGT - Comunicados

Notícias

2017

Sérgio Monte comenta a proposta do Governo para alterações ao regime de reformas antecipadas

2017-04-21
Sérgio Monte comenta a proposta do Governo para alterações ao regime de reformas antecipadas

O Secretário-geral Adjunto da UGT, em declarações na Antena Aberta de hoje comentou e firmou mais uma vez a posição da central em relação ao documento do executivo para revisão do regime de reformas antecipadas.

Para a UGT, os trabalhadores com 60 anos de idade ou mais ou 40 anos de carreira contributiva poderão reformar-se sem penalização. Consideramos positivo o terminus da dupla penalização nas reformas antecipadas e afirmamos que é necessário discutir a sustentabilidade do sistema e a diversificação das fontes de financiamento.

.

 

SINDEL e SITESE alcançam Acordo Salarial na EDP

2017-04-20
SINDEL e SITESE alcançam Acordo Salarial na EDP

O SINDEL e o SITESE, ambos filiados na UGT, alcançaram finalmente um acordo salarial na EDP, que entre outras matérias, contemplam um acréscimo de 1,3% nos salários de todos os trabalhadores.

Este acordo decorreu de um processo moroso e difícil, mas a negociação e a determinação dos nossos sindicatos permitiu que os trabalhadores daquela empresa vissem as suas condições de vida e de trabalho melhoradas.

Num período em que a negociação colectiva esteve e ainda está restringida devido à crise que o País atravessou e em que os salários estiveram praticamente congelados, a postura de compromisso e propositura dos nossos sindicatos valeu a pena.

Mais uma vez deram provas que a negociação e o compromisso são uma das melhores vias para defender e conquistar mais direitos para os trabalhadores portugueses.

Conferência Sindical: Uniões/UGT Projectadas para o Futuro

2017-04-13
Conferência Sindical: Uniões/UGT Projectadas para o Futuro

Conferência Sindical "Uniões/UGT Projetadas para o Futuro", realizada nos dia 11 e 12 de Abril em Sesimbra, com o objectivo de analisar e reforçar o trabalho desenvolvido pelas Uniões da UGT.

 

Assista à Reportagem da UGT TV:

Ver vídeo (Youtube)

Contratos a prazo: UGT saúda medida, mas considera-a insuficiente

2017-04-12
Contratos a prazo: UGT saúda medida, mas considera-a insuficiente

A UGT encara como positiva esta iniciativa do Governo. No entanto considera que será necessário um conjunto de medidas integradas que combatam e reduzam o trabalho precário ilegal.

Veja AQUI a reportagem da RTP com as declarações do Secretário Executivo, Carlos Alves

Oiça AQUI a participação da UGT no Fórum TSF

 

Ver vídeo (Youtube)

Plano Nacional de Reformas valoriza esforço negocial da FNE

2017-04-12
Plano Nacional de Reformas valoriza esforço negocial da FNE

O Programa Nacional de Reformas, documento central do Governo sobre a visão estratégica para o país e os desafios a superar na próxima década, destaca de forma positiva a FNE em relação ao CCT celebrado com a AEEP em 2015, que considera ser um exemplo de inovação em que as partes conseguiram com capacidade de diálogo e talento negocial, criar soluções de equilíbrio que lhes permitiram ir além do regulado no Código do Trabalho, criando instrumentos de regulamentação coletiva mais adequados à realidade dos setores. 

"Alguns sindicatos e associações patronais conseguiram contrariar o ambiente de aparente paralisação negocial, mesmo vivendo num clima de crise e incerteza do mercado de trabalho nos últimos anos, celebrando ou revendo contratos coletivos, em que as partes conseguiram com capacidade de diálogo e talento negocial, criar soluções de equilíbrio que lhes permitiram ir além do regulado no Código do Trabalho, criando instrumentos de regulamentação coletiva mais adequados à realidade dos setores. Assistimos inclusive a associações empresariais significativas, como a AHRESP, ela própria parte de contratos coletivos de trabalho, que mantiveram a capacidade de diálogo social com todos os quadrantes sindicais nos últimos anos.

Podemos enumerar alguns exemplos de contratos coletivos inovadores:

i) a revisão global do contrato coletivo entre a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo - AEEP e a FNE - Federação Nacional da Educação e outros, publicado no BTE n.º 29/2015, que é um caso paradigmático de que é possível fazer negociação coletiva elaborada e complexa com o atual regime vigente, onde para além de um regime de adaptabilidade foi também acordado um regime de avaliação."

(in Plano Nacional de Reformas)