A UGT recebeu esta quarta-feira, na sua sede, o novo Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, juntamente com dois membros da Direção, Paula Maia e Ivone Santos, para a apresentação de cumprimentos.
A delegação sindical foi recebida pelo Secretário-geral, Carlos Silva e pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e José Cordeiro, que tiveram a oportunidade de ouvir uma análise pormenorizada sobre a situação dos Enfermeiros portugueses que realizaram uma manifestação no passado dia 28 e que continuarão a sua luta caso a situação se mantenha, após a solução governativa que sair das próximas eleições.
A UGT manifestou o seu total apoio relembrando que os enfermeiros foram determinantes, não só durante a fase de pandemia, mas também, durante todo o processo de vacinação.
A UGT homenageou, no dia 28 de Outubro, o dia em assinalou o seu 43º aniversário, dois grandes sindicalistas - João Proença, antigo Secretário-geral da UGT e Manuela Teixeira, antiga Presidente da central.
A homenagem realizou-se no final da reunião do Secretariado Nacional e foi assinalado com a inauguração e atribuição dos nomes dos dois dirigentes sindicais a dois dos auditórios da UGT.
Esta iniciativa destacou, directamente, o papel de duas grandes referências do movimento sindical democrático, mas lembrou também, indirectamente, todos e todas as sindicalistas que, de forma mais interventiva ou, por vezes, anónima, trabalharam, ao longo de 43 anos, nos sindicatos e nos locais de trabalho, promovendo a matriz de diálogo da UGT.
Na cerimónia de homenagem estiveram presentes o Senhor Embaixador da Argentina em Portugal, D. Rodolfo Gil, e a Presidente da Junta de freguesia de Santa Clara, Maria da Graça Ferreira.
Recorde os principais momentos desta homenagem
A UGT, representada pelo seu Secretário Executivo, Emanuel Boieiro, foi recebida no passado dia 22 de Outubro, pela Dr.ª Susana Silva, Diretora de Pessoas do El Corte Inglés e pela Dr.ª Paula Lobinho, Especialista em Diversidade, Inclusão e Parcerias Institucionais da empresa.
Este encontro teve como objectivo a abordagem às práticas de contratação e inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho.
O Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE) reelegeu a dirigente Dina Carvalho para mais um mandato como Secretária-geral.
Num ambiente tranquilo e de união, o SINDITE realizou, no passado sábado, dia 23 de Outubro, mais uma reunião magna para a eleição dos órgãos sociais para os próximos quatro anos.
O arranque dos trabalhos foi assinalado com uma homenagem sentida ao presidente Edgar Loureiro, que faleceu no passado mês de Junho. Com a presença da família, os delegados, em presença ou virtualmente, assistiram a um vídeo com os momentos mais marcantes da vida sindical do ex-presidente. A cerimónia culminou com a entrega de lembranças à família.
Seguiu-se a sessão de abertura do congresso com a participação dos Secretários-gerais da UGT e da FESAP, Carlos Silva e José Abraão, respectivamente.
Um dia longo de trabalho, com a apresentação de um plano de acção com as reivindicações dos TSDT’s, numa época que se prevê de grandes lutas no sector da saúde. A sessão culminou com a eleição, por maioria, dos novos órgãos sociais do SINDITE.
A UGT congratula-se com o alargamento da compensação por despedimento e com a reposição do valor das horas extraordinárias.
Estas foram algumas das propostas da UGT que tiveram acolhimento no documento aprovado ontem em conselho de ministros.
Declarações do Secretário-geral Adjunto da UGT
Fonte: SIC